quarta-feira, 14 de junho de 2017

Confira as dicas para a prática da natação durante o inverno

Inverno diminui riscos de lesões . Foto: Divulgação

A natação é um dos esportes mais completos que existem, pois trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo e com baixo impacto. Vários estudos e pesquisas já comprovaram a eficiência da modalidade, que atrai praticantes de todas as idades e de todas as classes sociais. Mas e durante o inverno? É possível continuar a prática sem prejuízos à saúde?

O coordenador de natação Fernando Brandão, da academia Tio Sam Camboinhas, explica porque é bom manter a atividade nos dias mais frios e dá algumas dicas:

- O inverno é uma das melhores épocas para a prática de exercícios na água e muitos são os aspectos que comprovam isso. Entre eles, a diminuição do risco de lesões ao praticar exercícios durante o frio. Isso porque a termorregulação acontece de forma mais eficiente dentro da água do que fora dela, e, sendo assim, aquece as articulações, fazendo com que o praticante esteja preparado para se exercitar em menos tempo.

Foto: Divulgação
- Antes de entrar na piscina, o mais importante é tomar uma “chuveirada”, pois, desta forma, a temperatura do corpo ficará mais próxima a da piscina. Normalmente, as pessoas chegam ao local agasalhadas. Isso acaba dando a sensação de que a piscina está mais gelada do que realmente está.

- Na hora de voltar ao vestiário, novamente tome um banho com a temperatura do chuveiro próxima à da piscina, relaxe e se seque bem. Agasalhe-se com a melhor vestimenta possível, a fim de ter o corpo aquecido para encarar a rua e ventos frios.

- Dentro da água, em poucos minutos, o corpo já fica aquecido, mas é muito importante fazer um aquecimento antes, em alguns casos, inclusive, o alongamento. Polichinelo e utilização de elásticos mantêm os músculos e o corpo aquecidos e ajudam a evitar lesões e dores musculares após a atividade.

- Outra dica importante é optar por academias que tenham banheiros e piscinas com aquecimento. Mas para quem sente muito frio, é aconselhável seguir algumas dicas:

1. Já ir com o maiô e/ou sunga por baixo evita aquele friozinho na hora de entrar na piscina;
2. se achar que está muito frio e estiver acostumado a ir cedo, tente trocar o horário da aula para mais tarde, assim fica mais fácil não faltar;
3. vista duas toucas: a dica parece meio estranha, mas é útil para evitar que o corpo perca muito calor pela cabeça (é essencial para quem treina em piscinas abertas);
4. se sente muito frio, use uma roupa de neoprene. Esse tipo de vestimenta impede a passagem do frio.

Fonte: Exclusiva Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário