quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Hemorio lança a 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade

Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, é a madrinha da ação, que chama a população para doar sangue no período do Carnaval




Carnaval chegando e o Hemorio convoca, mais uma vez, a população carioca para doar sangue. Na próxima quinta-feira, 02 de fevereiro, o órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança a 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. Com ações voltadas para os voluntários à doação de sangue, a iniciativa recebe o apoio da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro. A passista é madrinha da campanha em 2017.

As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A abertura da campanha será realizada no salão de doadores do hemocentro, a partir das 11h, com integrantes da Escola de Samba Portela, da madrinha Bianca Monteiro e da Corte do Carnaval Carioca, o Rei Momo, a Rainha e as princesas.

Nos primeiros dias de 2017, a média de comparecimento ao Hemorio tem sido um pouco maior do que em anos anteriores. Mas, com a proximidade do carnaval, esse número tende a baixar. Atualmente, o hemocentro recebe 200 bolsas de sangue, em média, por dia. "Temos como objetivo chegar à média de 300 doações ao dia neste período que antecede o carnaval. Com essa média diária, garantimos um bom estoque para ser utilizado durante e depois do feriado, quando o movimento também cai", explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio.

A rainha da bateria da Portela, Bianca Monteiro participou da campanha em 2016, como segunda princesa do carnaval carioca. "Me sinto muito feliz em poder participar de uma causa tão nobre, eu conheço a luta da Hemorio. Muitas pessoas só sabem que falta sangue nos bancos quando acontece com alguém próximo. Meus pais trabalham em hospitais e eu sei o quanto as pessoas sofrem e chegam a óbito por falta de sangue. Antes de viajar e de pular carnaval, reúna um grupo de amigos e vá até o Hemorio salvar vidas, fazer o Carnaval de alguém mais feliz", convoca a madrinha.

Outras ações: Além da visita de escolas de samba ao hemocentro – Vila Isabel e Estácio de Sá já estão confirmadas –, outras atividades estão programadas. No dia 21, o bloco Vem Doar pra Mim vai trazer ao Hemorio pela terceira vez foliões para doar sangue, em cortejo que sai da Candelária. Esse ano, o bloco será acompanhado pela bateria da Mangueira do Amanhã.

O bar Sempre Vila, em Vila Isabel, também enviou a sua contribuição para a Vista a Fantasia da Solidariedade. O estabelecimento doou copos decorados com a marca da campanha. O brinde será distribuído para voluntários que comparecerem ao Hemorio durante o período da ação.

Informações ao doador: Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site: www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Informações: 0800 282 0708.

Programação Completa
02/02, às 11h – Lançamento da 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade com a escola de samba Portela, a rainha Bianca Monteiro e a Corte do Carnaval Carioca.
09/02 – Escola de samba Vila Isabel
16/02 – Escola de samba Estácio de Sá
21/02 – Bloco Vem Doar pra Mim



Nenhum comentário:

Postar um comentário