Pular para o conteúdo principal

RJ: Médico e health coach Esteban Andrejuk participa de cursos sobre Superarlimentos e Plantas Medicinais em Ipanema (21 a 23/02)

Os Superalimentos são a nova tendência da nutrição com ingredientes vindo de lugares distantes como a goji berry do Tibet. Poucos conhecem, porém, os frutos brasileiros que se encaixam nessa categoria, em especial os do Cerrado brasileiro, como jatobá e baru.  “O cerrado é um criador de superalimentos. O Baru é repleto de Ômega  6 e 9, ferro, zinco e aminoácidos. O jatobá é um alimento usado tradicionalmente pelos povos que habitam o cerrado, os calungas, descendentes de africanos escravizados, como fator energizante com capacidade para aliviar doenças do aparelho respiratório. E ele serve muito bem para incorporar em bolos, cookies e vitaminas”, conta o médico e health coach venezuelano Esteban Andrejuk.

Morador de Alto Paraíso, em Goiás, Esteban estará no Rio de Janeiro, em uma rara oportunidade ensinando sobre o tema no dia 23/02, e também sobre “Plantas para a Saúde” no dia 22/02. As duas oficinas acontecem no Spa Maria Bonita Ipanema, antecedidas por uma palestra gratuita sobre “Autocura, construção de hábitos saudáveis” no dia 21/02.

Além de explicações, Esteban Andrejuk ensinará receitas ao público que terá, junto com a aula, a degustação dos produtos citados.  “Ensino as propriedades nutricionais e medicinais e como preparar eles de maneira simples e gostosas. O melhor do workshop é integrar o conhecimento na prática para que ele vire sabedoria e aprendamos as receitas para incorporar o poder dos superalimentos no nosso cotidiano”, garante.

Andrejuk compara os Superalimentos ao melhor combustível dos corpos de hoje tão expostos ao estresse que causa envelhecimento e oxidação nas células, desenvolvendo doenças degenerativas. Essa despensa de nutrientes, proteínas, saúde, energia e sabor, se concentra em alimentos como cacau, maca peruana, quinoa, goji berry, abacate, açaí, espirulina, clorela, coco, chia, lentilha, jatobá, baru, castanha de Pará e a moringa, que vem da África e é muito usada para alimentar as mães no período da amamentação.

Os superalimentos reforçam o sistema imunológico e essa uma das chaves da saúde porque com o sistema imunológico forte não há espaço para doença”, define o médico que, além da oficina sobre Superalimentos dará aulas sobre Plantas para Saúde.

Na Oficina do dia 22 de fevereiro, Andrejuk ensinará sobre o uso das Plantas Medicinais com as seguintes propriedades: Adaptógenos, que facilitam o aumento da atenção e da resistência à fadiga, reduzindo os prejuízos e transtornos induzidos pelo estresse, Imunoestimulantes, que fortalecem o sistema de defesa com o intuito de evitar a aparição de enfermidades, Desintoxicantes, que facilitam a limpeza integral do organismo ativando os órgãos que eliminam as toxinas que enfraquecem e adoecem o corpo, Energizantes, que estimulam o sistema nervoso e cardiovascular de maneira equilibrada para realizar as atividades desejadas, os Antioxidantes, que previnem ao envelhecimento precoce do organismo neutralizando a oxidação celular que dão origem aos radicais livres, os Antidepressivos que melhoram os transtornos do estado do ânimo e do humor e os Ansiolíticos que diminuem a ansiedade e a tensão.

Nascido na Venezuela, Andrejuk é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USAL (Universidad del Salvador), Buenos Aires, Argentina; e é Coach em Saúde e Qualidade de Vida. Cofundador e responsável pelo “Planta Saúde”, um projeto socioecológico que visa melhorar a saúde comunitária de maneira consciente e participativa promovendo o intercâmbio de conhecimentos tradicionais, além de Cofundador e responsável de “Nutricionales Medicinales”, uma plataforma educativa em espanhol que promove conhecimentos sobre nutrição, plantas medicinais, ecologia e saúde. Criador do “Método Natural I.D.E.A.L”, um método holístico que integra terapias naturais com mudanças positivas de hábitos); Fundador e administrador de “A Terra Cura”, uma plataforma educativa que promove conhecimentos sobre alimentação saudável, plantas medicinais e saúde.


Serviço: Dia 21/02 – Palestra Autocura, construção de hábitos saudáveis – Gratuita, às 19h. Dia 22 – Workshop “Plantas para a Saúde”, R$ 270, das 19h às 22h. Dia 23 – Workshop “Superalimentos”, R$ 290,00, das 19h às 22h. Spa Maria Bonita. Rua Prudente de Morais, 729, Ipanema/RJ. Inscrições e informações: (21) 97131-1022.


Postagens mais visitadas deste blog

RJ: Reame busca padrinhos afetivos para jovens preteridos da adoção

Instituição garante que referência familiar para convívio e autonomia social é algo fundamental e transformador

Situado em São Gonçalo e parceiro da nacionalmente reconhecida ONG Quintal de Ana, o Reame procura por padrinhos afetivos (presenciais, para aconselhamento e tutoria) a menores órfãos ou privados pela Justiça do convívio com a própria família. Ao alcance da maioria dos filantropos e dos bem intencionados, o programa propõe aos padrinhos doar tutoria e afeto a uma criança ou adolescente com menor probabilidade de adoção (acima de oito anos de idade) ou mesmo de reinserção em sua família verdadeira - dando-lhe, assim, referência familiar e autonomia social. Mais do que apoio financeiro, buscam-se altruístas que doem  presença e carinho.
"Quanto mais velho menor a procura por adoção. E se a reinserção familiar não é possível, o apadrinhamento afetivo torna-se o elo do tutelado com a sociedade. Trabalhamos na criança sua expectativa e ansiedade quanto a ter uma família, ir…

Combata os males do século com os benefícios da homeopatia

Depressão, ansiedade, angústia e fobias podem ser tratadas com esta terapia que equilibra o corpo e a alma

Vivemos em um mundo onde tudo é “para ontem” e temos de nos desdobrar para darmos conta de todos os afazeres diários. E quando se trata das mulheres, em que a jornada de trabalho é dupla (ou tripla), não há como manter uma rotina equilibrada e com qualidade de vida. Assim, há quem recorra às terapias tradicionais, onde psicólogos e psiquiatras dão diretrizes e medicamentos para conter os malefícios deste cotidiano turbulento. Porém, e quem rejeita esta solução?

A homeopatia é uma das saídas para diversas situações. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com mais pessoas depressivas na América Latina, em torno de 5,8% da população. Este número comprova que 11,5 mil brasileiros sofrem desta doença. E assim como a depressão, Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahne…

Doutores de Esperança recebem novos voluntários em Volta Redonda, na região Sul Fluminense

Volta Redonda, RJ. O grupo de humanização hospitalar "Viver de Rir - Doutores de Esperança", projeto da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), promoveu na noite do último sábado uma cerimônia de formatura para os 100 voluntários da 6ª turma. O encontro aconteceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Volta Redonda. O projeto, que começou com dois trios de voluntários, hoje reúne mais de 150 pessoas. 
Treinos intensos, palestra sobre ética no voluntariado, capacitações diversas sobre conduta hospitalar e biosegurança, iniciação a palhaçaria, personagem, make up e figurino, visitas em hospitais e asilos. Para ser um voluntário do grupo, é preciso ter muita força de vontade e amor ao próximo, pois os trabalhos são realizados aos sábados e domingos. Os Doutores de Esperança já estão conhecidos na região Sul Fluminense por "especialistas em despertar sorrisos e emoções", além de colaborarem na recuperação dos pacientes.
O mais novo integr…