sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

RJ: Médico e health coach Esteban Andrejuk participa de cursos sobre Superarlimentos e Plantas Medicinais em Ipanema (21 a 23/02)

Os Superalimentos são a nova tendência da nutrição com ingredientes vindo de lugares distantes como a goji berry do Tibet. Poucos conhecem, porém, os frutos brasileiros que se encaixam nessa categoria, em especial os do Cerrado brasileiro, como jatobá e baru.  “O cerrado é um criador de superalimentos. O Baru é repleto de Ômega  6 e 9, ferro, zinco e aminoácidos. O jatobá é um alimento usado tradicionalmente pelos povos que habitam o cerrado, os calungas, descendentes de africanos escravizados, como fator energizante com capacidade para aliviar doenças do aparelho respiratório. E ele serve muito bem para incorporar em bolos, cookies e vitaminas”, conta o médico e health coach venezuelano Esteban Andrejuk.

Morador de Alto Paraíso, em Goiás, Esteban estará no Rio de Janeiro, em uma rara oportunidade ensinando sobre o tema no dia 23/02, e também sobre “Plantas para a Saúde” no dia 22/02. As duas oficinas acontecem no Spa Maria Bonita Ipanema, antecedidas por uma palestra gratuita sobre “Autocura, construção de hábitos saudáveis” no dia 21/02.

Além de explicações, Esteban Andrejuk ensinará receitas ao público que terá, junto com a aula, a degustação dos produtos citados.  “Ensino as propriedades nutricionais e medicinais e como preparar eles de maneira simples e gostosas. O melhor do workshop é integrar o conhecimento na prática para que ele vire sabedoria e aprendamos as receitas para incorporar o poder dos superalimentos no nosso cotidiano”, garante.

Andrejuk compara os Superalimentos ao melhor combustível dos corpos de hoje tão expostos ao estresse que causa envelhecimento e oxidação nas células, desenvolvendo doenças degenerativas. Essa despensa de nutrientes, proteínas, saúde, energia e sabor, se concentra em alimentos como cacau, maca peruana, quinoa, goji berry, abacate, açaí, espirulina, clorela, coco, chia, lentilha, jatobá, baru, castanha de Pará e a moringa, que vem da África e é muito usada para alimentar as mães no período da amamentação.

Os superalimentos reforçam o sistema imunológico e essa uma das chaves da saúde porque com o sistema imunológico forte não há espaço para doença”, define o médico que, além da oficina sobre Superalimentos dará aulas sobre Plantas para Saúde.

Na Oficina do dia 22 de fevereiro, Andrejuk ensinará sobre o uso das Plantas Medicinais com as seguintes propriedades: Adaptógenos, que facilitam o aumento da atenção e da resistência à fadiga, reduzindo os prejuízos e transtornos induzidos pelo estresse, Imunoestimulantes, que fortalecem o sistema de defesa com o intuito de evitar a aparição de enfermidades, Desintoxicantes, que facilitam a limpeza integral do organismo ativando os órgãos que eliminam as toxinas que enfraquecem e adoecem o corpo, Energizantes, que estimulam o sistema nervoso e cardiovascular de maneira equilibrada para realizar as atividades desejadas, os Antioxidantes, que previnem ao envelhecimento precoce do organismo neutralizando a oxidação celular que dão origem aos radicais livres, os Antidepressivos que melhoram os transtornos do estado do ânimo e do humor e os Ansiolíticos que diminuem a ansiedade e a tensão.

Nascido na Venezuela, Andrejuk é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USAL (Universidad del Salvador), Buenos Aires, Argentina; e é Coach em Saúde e Qualidade de Vida. Cofundador e responsável pelo “Planta Saúde”, um projeto socioecológico que visa melhorar a saúde comunitária de maneira consciente e participativa promovendo o intercâmbio de conhecimentos tradicionais, além de Cofundador e responsável de “Nutricionales Medicinales”, uma plataforma educativa em espanhol que promove conhecimentos sobre nutrição, plantas medicinais, ecologia e saúde. Criador do “Método Natural I.D.E.A.L”, um método holístico que integra terapias naturais com mudanças positivas de hábitos); Fundador e administrador de “A Terra Cura”, uma plataforma educativa que promove conhecimentos sobre alimentação saudável, plantas medicinais e saúde.


Serviço: Dia 21/02 – Palestra Autocura, construção de hábitos saudáveis – Gratuita, às 19h. Dia 22 – Workshop “Plantas para a Saúde”, R$ 270, das 19h às 22h. Dia 23 – Workshop “Superalimentos”, R$ 290,00, das 19h às 22h. Spa Maria Bonita. Rua Prudente de Morais, 729, Ipanema/RJ. Inscrições e informações: (21) 97131-1022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário