segunda-feira, 17 de julho de 2017

RJ: Colônia de Férias de Astronomia só para crianças em Cabo Frio

Cabo Frio, RJ. Uma iniciativa diferenciada e divertida vai acontecer em Cabo Frio: a 1ª Colônia de Férias de Astronomia para crianças entre 8 e 12 anos, de 17 a 22 de julho (segunda a sábado), das 14h às 18h. As atividades serão desenvolvidas em torno do tema “Explorando e Descobrindo o Universo”, com exibição de vídeos e documentários, sob a orientação do astrônomo Marcelo Fernandes, coordenador da Rede Rio Astronomia e em constante atuação em Cabo Frio..

A Colônia de Férias será realizada no Espaço Cultural Cereall, à Rua José Bonifácio, 28, Centro, onde são feitas as matrículas e a entrega da listinha de material que as crianças devem levar, juntamente com o lanche. A dinâmica da observação astronômica será feita no MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, com sede no Convento Nossa Senhora dos Anjos, Centro, Largo de Santo Antônio.

Segundo Marcelo, a ideia desta Colônia de Férias tão inovadora surgiu da constatação de que crianças e jovens não têm muitas oportunidades para se familiar com a Astronomia: "A nossa motivação, para realizar esta Colônia de Férias, justamente voltada para a garotada, veio da necessidade de proporcionar atividades culturais e de iniciação científica à Astronomia, mas como uma atividade recreativa. Através dos eventos que temos realizados ao longo dos anos, em especial depois da nossa parceria com o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, fomos notando o interesse crescente pela Astronomia e seus encantos".

A cada evento, no MART, que conjuga palestra com observação astronômica com telescópio, aumenta o número de pessoas, de famílias que levam suas crianças. Todos, em especial a meninada, curtem muito descobrir fatos sobre o sol, a lua, as estrelas em geral, e suas respectivas influências em nossa vida, aqui na Terra. Como? A influência da Lua, por exemplo, nas atividades agrícola, tem orientado a humanidade desde tempos remotos, tanto para o plantio como para a colheita – destaca Marcelo.

Confira o vídeo sobre o evento:



Ele acrescenta que com grande satisfação, aumentou a participação da meninada nas realizações da Rede Rio Astronomia, em Cabo Frio "Eles gostam das “histórias” que contamos sobre os astros, sobre as descobertas dos astronautas, e sobre as invenções, a maioria pela NASA, que foram fundamentais para que eles pudessem efetuar voos interplanetários: alimentos, vestimentas, fraldas descartáveis, equipamentos básicos para uso diário, etc. Mas eles apreciam ainda mais contemplar os astros pelos aparelhos que disponibilizamos no jardim do Convento Nossa Senhora dos Anjos, sede do MART. Aliás, aproveito para reiterar os agradecimentos da Rede Rio Astronomia à direção do MART/IPHAM e equipe, nossos parceiros, que sempre acolhem com muito carinho os nossos eventos que já se tornaram mensais". conclui.


Informações: (22) 2629-6739.

Nenhum comentário:

Postar um comentário