segunda-feira, 22 de maio de 2017

Hemorio alerta: estoques de sangue estão em estado crítico

Hemocentro funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados


O Hemorio alerta para os baixos estoques de sangue. O hemocentro, que coordena a distribuição de sangue em todo o estado do Rio, teve queda na captação de bolsas de sangue desde a segunda semana de maio, com média diária de apenas 150 bolsas. Para manter os estoques em níveis confortáveis, são necessárias 250 bolsas por dia.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.  O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e a ligação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário