terça-feira, 25 de março de 2025

Psicóloga lança livro sobre espiritualidade a partir de experiências pessoais e acadêmicas

Baseado em sua jornada pessoal e pesquisas, novo livro da especialista e Pós-Doutora pela Universidade de Oxford, "Contando para mim" traz relatos que são resultados de 20 anos de pesquisa



Escrito a partir de experiências próprias, além de 20 anos de pesquisa acadêmica sobre o tema, e publicado pela Caravana Grupo Editorial, “Contando para mim” é resultado de duas décadas de estudos e um mergulho profundo na alma humana.

Dra. Letícia Oliveira Alminhana entende que o livro foi uma intensa “pesquisa interna”, uma vez que traçou exemplos sobre a relação entre emoções e espiritualidade e a proposta da autora, era deixar uma dúvida sobre tudo isso, para o simbolismo submergir. Letícia lembra que a Psicologia da Religião e da Espiritualidade é uma área de conhecimento antiga e bem fundamentada e remonta aos teóricos que fundaram a Psicologia, enquanto ciência.

Autobiográfico, mas com pano de fundo acadêmico e filosófico, a obra traz uma abordagem que mistura crença e descrença, fé e ceticismo.“Meu processo de escrita me levou a uma catarse e trouxe vários insights, que me surpreenderam. Ao final, percebi que precisava muito recontar minha própria história e elaborar meu luto, o que se tornou uma experiência extremamente terapêutica. Além de compreender minhas buscas profissionais e amorosas”, conta a especialista.

Psicóloga, Mestre em Teologia (EST), Doutora em Saúde (UFJF), com Pós-doutorado pela University of Oxford UK e Pós-doutora em Psicologia Clínica (PNPD CAPES - PUCRS), a autora conta, o quanto a religião pode afetar as decisões de uma pessoa e moldar sua trajetória profissional, de uma forma que ela não tinha consciência, antes dos seus estudos.

A autora conta que sua mãe era médium e que a escrita do livro a fez se dar conta da razão que a levou a pesquisar academicamente sobre isso. “Ela era médium e por isso acabei realizando tudo o que realizei na vida”, constata. A especialista pesquisou o fenômeno da “mediunidade” durante toda a sua vida, fazendo estudos acadêmicos muito rigorosos, mas sempre para compreender melhor a relação entre “experiências religiosas e saúde mental”, avalia.

Ela acredita que compreender o impacto das crenças e das experiências religiosas e espirituais para a mente humana é algo tão importante que precisa ser levado em conta a cada atendimento psicológico ou intervenção psicoterapêutica. Como escreveu Shakespeare:  há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Sobre a profissional

Psicóloga, Mestre em Teologia (EST), Doutora em Saúde (UFJF), Pós-doutorado pela University of Oxford UK, Pós-doutorado      em Psicologia Clínica (PNPD CAPES - PUCRS), Dr. Letícia Oliveira Alminhana é psicoterapeuta de abordagem contextual (ACT, Mindfulness)..

Possui 20 artigos científicos publicados em revistas acadêmicas de qualidade, organizou uma Coletânea de 3 volumes sobre “Experiências Espirituais na Prática Clínica”, lançado em 2020 e outros 2 livros acadêmicos sobre o tema, junto aos maiores nomes da área no país e no mundo. Atualmente, oferece cursos      sobre Experiências Anômalas e Saúde Mental e sobre Personalidade Humana e      colabora como pesquisadora visitante (Visiting Research Fellow) na Coventry University/UK     .

Escreve há muitos anos, e publicou em 2022      o livro infantil “A Família Crazy”, voltado para crianças, mas que funciona também para adultos e fala sobre “como ser autêntico pode ser visto como loucura” e a necessidade de ajuda quando “vamos para o mundo da lua”.      

Trabalha com Mindfulness e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e também realiza Avaliações de Personalidade, utilizando      o Modelo Psicobiológico de Temperamento e Caráter, desenvolvido pelo Dr. C. Robert Cloninger, psiquiatra e geneticista da Universidade de Washington, Saint Louis EUA.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário