terça-feira, 25 de março de 2025

Os sinais que antecedem o feminicídio são destaque em audiossérie narrada por Luana Piovani. Confira o teaser:

"Loveless Story" será disponibilizada por Universa, em parceria com o Instituto Gloria, e é baseada no estudo de uma criminologista britânica que analisou cerca de 400 casos de mulheres mortas por parceiros ou ex-parceiros



Em 2023, aproximadamente 85 mil mulheres e meninas foram intencionalmente assassinadas em todo o mundo, uma média de 232 mortes diárias, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O dado reflete a gravidade do feminicídio, uma violência que, em sua maioria, ocorre no ambiente doméstico e é cometida por companheiros ou familiares.  

Para alertar sobre essa realidade e oferecer uma ferramenta de identificação para quem está vivendo situações de risco, Universa, a plataforma feminina do UOL, em parceria com o Instituto Gloria, plataforma de transformação social que combate o ciclo de violência contra mulheres e meninas, acaba de lançar Loveless Story

Narrada por Luana Piovani, atriz e ativista pelo direito das mulheres e crianças, a produção conscientiza sobre os sinais de relacionamentos abusivos e o "cronograma do feminicídio", identificado pela criminologista britânica Jane Monckton Smith, em um estudo de 2019

Confira o teaser:  


A pesquisa analisou 372 casos de mulheres assassinadas por parceiros ou ex-parceiros e revelou um padrão temporal de oito estádios comuns entre os agressores. Além disso, constatou-se que mais de 80% das vítimas de feminicídio foram mortas por homens com quem se relacionavam. 

A audiossérie Loveless Story acompanha essas oito etapas mapeadas por Smith ao longo de oito episódios, contando a história fictícia de Eduardo e Julia, um casal cuja relação começa de forma aparentemente romântica, mas segue um ciclo de violência que culmina em um desfecho trágico. 

"Uma proposta de audiossérie tem uma capilaridade muito maior que qualquer ação que nós possamos tomar enquanto Estado. A capacidade de um áudio série acessar muitas mulheres faz disso uma ferramenta muito potenteEntão, sim. Propostas como da Loveless salvam vidas", comenta Natália Tenório, delegada de polícia há 13 anos, que atualmente trabalha na Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo com a política de enfrentamento, na gerência de proteção à mulher. 

Deixar claro para nós, mulheres, o próximo passo é fundamental, a única forma de sairmos de um contexto de violência antes de sermos mortas pelo único fato de sermos mulher”, diz Cristina Castro, CEO do Instituto Gloria. 

Para Paulo Samia, CEO do UOL, é essencial que a audiossérie seja amplamente divulgada para alcançar o maior número de pessoas e causar impacto: “Desde seu lançamento, Universa tem se dedicado à cobertura do direito das mulheres, com reportagens e iniciativas que informam, valorizam e conscientizam milhares de brasileiros diariamente. Com Loveless Story, esperamos que não apenas o UOL, mas também outros veículos de imprensa, criadores de conteúdo e plataformas sociais apoiem e divulguem o projeto para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possíveis”, explica. 

Débora Moura, Head de Diversidade & Inclusão da Artplan, reforça que a escolha do formato de audiossérie surgiu da necessidade de transmitir a complexidade do cronograma do feminicídio de forma acessível à população. “Queremos que a narrativa envolva e conscientize, utilizando a arte de contar histórias para gerar reflexão e ação", conta ela. “O fato de que 71% do público de true crime no Spotify é feminino reforça a importância de criar conteúdos que não apenas informem, mas também alertem sobre sinais muitas vezes ignorados", finaliza. 

A audiossérie estará disponível nas principais plataformas de áudio, dentro dos programas de Universa: Acessíveis, Desculpa Alguma Coisa, Desculpa o Transtorno, Maria Vai com os Outros, Sexoterapia e Universa Talks. Além disso, uma campanha 360º será produzida para ampliar o alcance da inciativa, abrangendo mídia online e offline, divulgações nas plataformas do UOL e a participação de talentos da marca, como Titi Müller, Maria Ribeiro e Cristina Fibe. 

Confira o primeiro episódio em: https://open.spotify.com/episode/18W57EV0r347e37msZ95Nr 

Se você ou alguém que conhece está em situação de risco, disque 180 para falar com a Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e anônima. 

Ficha Técnica – Loveless 
Agência: Artplan 
Anunciante: Uol 
Campanha: Loveless 
CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil, Rodrigo Almeida 
CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Marcello Noronha, Rafael Gil 
Direção de Criação: Jaime Agostini, Vinicius Turani, Mayara Sauer, Pedro Galdi, Pedro Rosas 
Criação: Jaime Agostini, Vinicius Turani, Mayara Sauer, Athos Bernardo, Lara Ignezli, Nayara Gonçalves, Thayna Moura e Marcos Magario Filho 
CEO Artplan SP: Gláucia Montanha 
Head de Negócios: Anna Sant´anna e Cacá Malta 
Negócios: Isabel Domingues  
Diretora de Grupo de Contas: Carolina Tebaldi 
Gerente de Contas: Priscila Bulau 
Atendimento: Guilherme Mattuciak 
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta 
Head de Mídia: Joana Chulam 
Diretora de Projetos: Aurora Blotta 
Gerente de Projetos: Andrea Hedler 
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim 
Diretora de Conteúdo: Mayara Sauer 
Head de RTV: Felipe Cunha 
Produtora de RTV: Karoline Justino  
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz 
Diversidade e Inclusão: Anne Passos 
Equipe UOL: Paulo Samia, Murilo Garavello, Tatiana Schibuola, Maju Marques, Arthur Belotto 
Lais Montagnana, Julia Moioli, Giulia Chiaradia, Murilo Idu, Marina de Souza  
Equipe Instituto Glória: Cristina Castro 
Produtora de Filme: Piloto 
Produtora Áudio: RAW 
Participação especial: Luana Piovani 


Nenhum comentário:

Postar um comentário