quarta-feira, 12 de abril de 2017

Doutores da Alegria lança edital para apresentações artísticas em hospitais do Rio (Até 16/06)



Até 16 de junho, Associação Doutores da Alegria receberá inscrições para o projeto Plateias Hospitalares, realizado no Estado do Rio de Janeiro desde 2009, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. O edital deste ano selecionará artistas e grupos para se apresentarem em hospitais públicos em 2018 e 2019. Serão escolhidos trabalhos com foco em Artes Cênicas, Música e Dança. Entre os critérios de seleção do edital estão a excelência artística do projeto, a criatividade, a originalidade, a qualificação dos artistas e técnicos e a adaptação da montagem em diferentes espaços de encenação.


A organização será responsável pela curadoria, contratação e orientação dos artistas selecionados para atuarem no ambiente hospitalar. As apresentações serão especialmente adaptadas para cada ambiente, seja ele um hospital que trata a tuberculose – em que a distância do paciente é medida preventiva – ou uma comunidade no entorno que abriga idosos com doenças degenerativas.


O projeto Plateias Hospitalares viabiliza o acesso de pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais a apresentações artísticas como teatro infantil e adulto, teatro de bonecos, teatro de rua, intervenções cênicas, contação de histórias, circo, música e dança. As encenações ocorrem em sete hospitais públicos do Rio. O projeto é inspirado no programa americano Hospital Audiences, que leva espetáculos culturais aos hospitais, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura de pessoas que muitas vezes têm seu primeiro contato com a arte em um leito hospitalar.

As inscrições para o edital são gratuitas. E os projetos devem ser enviados por correio eletrônico, para o email: editalplateias@doutoresdaalegria.org.br. Mais detalhes sobre os critérios de seleção e condições para a participação do programa acesse o site: www.doutoresdaalegria.org.br

Fotos: Divulgação