quarta-feira, 29 de março de 2017

RJ: Bicicletada comandada por estudantes neste sábado alerta para falta de ciclovias no Recreio (01/04)

Movimento também chama a atenção para mau estado das já existentes no bairro

Estudantes convocam a população para Bicicletada no Recreio. Divulgação

Organizada há sete anos por professores e estudantes do Colégio Notre Dame, a Bicicletada do Recreio, pedalada pacífica com o objetivo de chamar a atenção para a utilização de veículos não motorizados como meio de transporte, vai acontecer no próximo dia 1 de abril (sábado) a partir de 9h. Este ano, diferentemente dos anos anteriores, será na Avenida Henfil, próximo ao Recreio Shopping. O ponto de encontro  é a esquina com a Avenida Ailton Henrique da Costa. O único requisito para participar é o uso de um veículo não-motorizado, entre eles, bicicleta, patins, skate, patinete, etc.

Ano passado o evento reuniu cerca de 500 pessoas. Divulgação 

A Bicicletada acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de Massa Crítica, trata-se de uma iniciativa que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania. Segundo a diretora do Colégio Notre Dame-Recreio, Andrea Miranda, a expectativa é reunir cerca de 700 participantes e aproveita para convidar moradores do bairro: “Mais uma vez estamos mobilizando estudantes, familiares e a comunidade. É importante que os moradores participem do evento”.

A adesão vem sendo crescente. Na edição anterior, cerca de 500 pessoas, entre elas muitas crianças, participaram do evento que foi marcado também pela criatividade: os veículos desfilaram decorados com alegorias, cartazes e faixas alusivas. 

Nossa intenção é também chamar a atenção das autoridades para que sejam criadas condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de locomoção, tornando mais ecológico e sustentável os sistemas de transporte na região”, lembra Andrea. A VII Bicicletada terá aproximadamente uma hora de duração. “Queremos celebrar a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade”, finaliza.

Serviço: VII Bicicletada do Recreio. Saída: Rua Henfil esquina com a Avenida Aílton Henrique da Costa- Recreio dos Bandeirantes. Sábado dia 1 de Abril. Concentração: 9h.