sábado, 4 de março de 2017

Hemorio alerta para baixo estoque de sangue após o carnaval

Hemocentro funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 08, centro do Rio


Divulgação

O Hemorio convoca a população a doar sangue após o carnaval. Durante a folia, o hemocentro coletou menos de 100 bolsas de sangue por dia. Para que os estoques sejam adequados à demanda, o número de bolsas deve ser de 250, diariamente.

O diretor-geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim, lembra que a frequência geralmente cai 50% no período, comparado aos outros dias do ano, e faz um apelo: "Precisamos desse reforço agora para garantir um bom estoque para os próximos dias. Contamos com a ajuda da população do Rio, que é sempre solidária".

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. 

Informações ao doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Para mais informações ligue para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário