quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Conheça a cura da enxaqueca através da alimentação saudável

Especialista revela alguns dos hábitos que podem eliminar as crises de dor de cabeça.


São Paulo, SP.  As dores de cabeça provocadas pela enxaqueca afetam a saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a enxaqueca é a 10ª doença mais incapacitante e acomete aproximadamente 20% da população mundial. No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas afirmam sentir com frequência os sintomas.

Caracterizada por dores intensas, pulsáteis, geralmente de um dos lados da cabeça, a enxaqueca pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e pioram com barulho e luminosidade. As mulheres são as que mais sofrem com essas crises, estima-se que 15% das mulheres e 5% dos homens sofrem desse mal. As causas são diversas, mas o que poucas pessoas sabem é que em muitos casos essas dores são resultados de uma alimentação desequilibrada e até mesmo de intoxicação alimentar.

De acordo com o médico Patrick Rocha, Especialista no tratamento de Diabetes e Pesquisador na área da Nutrição, alguns hábitos alimentares estão diretamente relacionados às crises de enxaqueca. “Algumas pessoas apresentam sensibilidade maior a alguns alimentos e estes podem desencadear o problema. Alguns alimentos são mais recorrentes, com frequência são diagnosticados pacientes que apresentam sensibilidade ao amendoim, laticínios, como queijos, iogurtes adoçados, e até chocolate”.

Mas não são exclusivamente estes alimentos que podem estar contribuindo para o surgimento das dores de cabeça. Rocha ainda destaca que é importante ter maior consciência sobre a dieta alimentar, para buscar identificar e associar a ingestão do alimento com o surgimento das crises, e assim poder evitar o consumo desses alimentos.

Outro vilão da enxaqueca, que entrou no alvo das dietas, é o glúten. O glúten é uma proteína presente principalmente no trigo, em alimentos como pães, massas e biscoitos. “O glúten pode causar uma série de problemas ao corpo e inflamações, que inclusive são responsáveis por desencadear a enxaqueca. Não podemos esquecer que o estresse, dietas restritivas demais, consumo exagerado de álcool e o açúcar são grandes sabotadores da saúde”, reforçou Dr. Rocha.

O desconforto provocado pela enxaqueca é muitas vezes incapacitante, prejudica o trabalho, estudos, momentos de lazer e causa sofrimento. Apenas atacar os sintomas não resolve o problema. As causas podem ser diversas, mas é essencial compreender que a alimentação com certeza é um fator relevante a ser analisado ao buscar o tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário