Pular para o conteúdo principal

Conheça a cura da enxaqueca através da alimentação saudável

Especialista revela alguns dos hábitos que podem eliminar as crises de dor de cabeça.


São Paulo, SP.  As dores de cabeça provocadas pela enxaqueca afetam a saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a enxaqueca é a 10ª doença mais incapacitante e acomete aproximadamente 20% da população mundial. No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas afirmam sentir com frequência os sintomas.

Caracterizada por dores intensas, pulsáteis, geralmente de um dos lados da cabeça, a enxaqueca pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e pioram com barulho e luminosidade. As mulheres são as que mais sofrem com essas crises, estima-se que 15% das mulheres e 5% dos homens sofrem desse mal. As causas são diversas, mas o que poucas pessoas sabem é que em muitos casos essas dores são resultados de uma alimentação desequilibrada e até mesmo de intoxicação alimentar.

De acordo com o médico Patrick Rocha, Especialista no tratamento de Diabetes e Pesquisador na área da Nutrição, alguns hábitos alimentares estão diretamente relacionados às crises de enxaqueca. “Algumas pessoas apresentam sensibilidade maior a alguns alimentos e estes podem desencadear o problema. Alguns alimentos são mais recorrentes, com frequência são diagnosticados pacientes que apresentam sensibilidade ao amendoim, laticínios, como queijos, iogurtes adoçados, e até chocolate”.

Mas não são exclusivamente estes alimentos que podem estar contribuindo para o surgimento das dores de cabeça. Rocha ainda destaca que é importante ter maior consciência sobre a dieta alimentar, para buscar identificar e associar a ingestão do alimento com o surgimento das crises, e assim poder evitar o consumo desses alimentos.

Outro vilão da enxaqueca, que entrou no alvo das dietas, é o glúten. O glúten é uma proteína presente principalmente no trigo, em alimentos como pães, massas e biscoitos. “O glúten pode causar uma série de problemas ao corpo e inflamações, que inclusive são responsáveis por desencadear a enxaqueca. Não podemos esquecer que o estresse, dietas restritivas demais, consumo exagerado de álcool e o açúcar são grandes sabotadores da saúde”, reforçou Dr. Rocha.

O desconforto provocado pela enxaqueca é muitas vezes incapacitante, prejudica o trabalho, estudos, momentos de lazer e causa sofrimento. Apenas atacar os sintomas não resolve o problema. As causas podem ser diversas, mas é essencial compreender que a alimentação com certeza é um fator relevante a ser analisado ao buscar o tratamento.


Postagens mais visitadas deste blog

RJ: Reame busca padrinhos afetivos para jovens preteridos da adoção

Instituição garante que referência familiar para convívio e autonomia social é algo fundamental e transformador

Situado em São Gonçalo e parceiro da nacionalmente reconhecida ONG Quintal de Ana, o Reame procura por padrinhos afetivos (presenciais, para aconselhamento e tutoria) a menores órfãos ou privados pela Justiça do convívio com a própria família. Ao alcance da maioria dos filantropos e dos bem intencionados, o programa propõe aos padrinhos doar tutoria e afeto a uma criança ou adolescente com menor probabilidade de adoção (acima de oito anos de idade) ou mesmo de reinserção em sua família verdadeira - dando-lhe, assim, referência familiar e autonomia social. Mais do que apoio financeiro, buscam-se altruístas que doem  presença e carinho.
"Quanto mais velho menor a procura por adoção. E se a reinserção familiar não é possível, o apadrinhamento afetivo torna-se o elo do tutelado com a sociedade. Trabalhamos na criança sua expectativa e ansiedade quanto a ter uma família, ir…

Combata os males do século com os benefícios da homeopatia

Depressão, ansiedade, angústia e fobias podem ser tratadas com esta terapia que equilibra o corpo e a alma

Vivemos em um mundo onde tudo é “para ontem” e temos de nos desdobrar para darmos conta de todos os afazeres diários. E quando se trata das mulheres, em que a jornada de trabalho é dupla (ou tripla), não há como manter uma rotina equilibrada e com qualidade de vida. Assim, há quem recorra às terapias tradicionais, onde psicólogos e psiquiatras dão diretrizes e medicamentos para conter os malefícios deste cotidiano turbulento. Porém, e quem rejeita esta solução?

A homeopatia é uma das saídas para diversas situações. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com mais pessoas depressivas na América Latina, em torno de 5,8% da população. Este número comprova que 11,5 mil brasileiros sofrem desta doença. E assim como a depressão, Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahne…

Doutores de Esperança recebem novos voluntários em Volta Redonda, na região Sul Fluminense

Volta Redonda, RJ. O grupo de humanização hospitalar "Viver de Rir - Doutores de Esperança", projeto da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), promoveu na noite do último sábado uma cerimônia de formatura para os 100 voluntários da 6ª turma. O encontro aconteceu na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Volta Redonda. O projeto, que começou com dois trios de voluntários, hoje reúne mais de 150 pessoas. 
Treinos intensos, palestra sobre ética no voluntariado, capacitações diversas sobre conduta hospitalar e biosegurança, iniciação a palhaçaria, personagem, make up e figurino, visitas em hospitais e asilos. Para ser um voluntário do grupo, é preciso ter muita força de vontade e amor ao próximo, pois os trabalhos são realizados aos sábados e domingos. Os Doutores de Esperança já estão conhecidos na região Sul Fluminense por "especialistas em despertar sorrisos e emoções", além de colaborarem na recuperação dos pacientes.
O mais novo integr…