sábado, 12 de novembro de 2022

9ª Edição do 'Mulheres à Obra' oferece novos cursos aos sábados durante o mês novembro

Criadas pelo Palácio da Ferramenta, aulas ensinam diversos reparos domésticos

Aprendizado pode virar fonte de renda. Foto: Gabriela Furlan/Divulgação

É simples assim, mais autonomia com pequenos reparos domésticos, não depender ou ter que pagar por serviços e prontas para realizar pequenos consertos. Efeito cimento queimado, verniz para metais e madeiras, técnicas de pintura, projetos de esculpir e gravar em madeira, utilização de ferramentas elétricas, fixação e outros. O curso é na verdade um estímulo para colocar, literalmente, as mãos à obra. E elas mandam bem, muito bem.

Muitas inclusive, foram inseridas no mercado de trabalho e o que era para ser um hobby, virou uma fonte de renda. Em torno de 25% das alunas, tem hoje como sua principal fonte de renda. O curso já ensinou como manusear ferramentas elétricas, como fazer reparos hidráulicos básicos, reparos elétricos básicos e pintura.

Foto: Gabriela Furlan/Divulgação
O “Mulheres à Obra”, tem o objetivo de ensinar mulheres a utilizarem ferramentas elétricas, assim como a solucionarem pequenos reparos domésticos do cotidiano, e claro, inseri-las ativamente no mercado de trabalho, com capacitação. A 9ª edição chega com 4 cursos, ministrado por uma mulher - Emanuela Fidelis.

Onde tudo começou – À frente do projeto está Isabel Gomes, Diretora de Marketing do Palácio da Ferramenta, que queria algo novo e que estivesse relacionada com os produtos da loja. Mas também que fosse direcionado para as mulheres, além do já adotado sistema em ter funcionárias no atendimento ao cliente. E não é quem elas entendem do riscado?? Nas lojas, ensinam com maior presteza a utilizar ferramentas, assim como indicação de quais peças usar e como utilizá-las. E esse cenário despertou Isabel, nasceu assim “Mulheres à Obra”, ganhando imediatamente a adesão de parceiros como Makita, Bosch, Lorenzetti, Suvinil e Legrand. E eles também apostam nessa demanda, no mercado já é possível encontrar ferramentas leves, práticas e até parafusadeira/furadeira e furadeira de impacto cor de rosa.

Desmistificando de vez para elas, o temor em usar peças, mexer em elétrica, mostrando a facilidade em manusear ferramentas, entre outras.

"Estamos muito animados e ansiosos. Quando criamos este projeto queríamos inovar e trazer uma experiência marcante para todas as alunas. Cinco anos depois, são elas que nos cobram mais edições, mais turmas. Volta e meia passam na loja para nos perguntar se terá. Não podemos e nem queríamos decepcionar. Repetindo o que tem sido a receita do sucesso e com um ou outro ajuste fino à cada edição”, atesta Isabel Gomes.

Foto: Gabriela Furlan/Divulgação
Mesmo só com duas edições por ano, o nosso curso continua "vivo" o ano inteiro. É impossível ficar indiferente a toda troca que acontece a cada aula. É criado uma relação saudável entre instrutora e alunas, as contribuições não vêm só de quem está conduzindo a aula, mas do interesse das alunas, é simplesmente incrível. Cria-se um ambiente de muita troca, muita mão na massa. E depois de experimentarem, elas dificilmente param. Temos uma aluna, a Leda, que fez aula em março e agora está começando a criar os seus próprios móveis. Herdou o maquinário do pai e não tinha o que fazer. Depois do curso, descobriu como poderia usar, achou uma solução para o que era um problema. Saiu mais autónoma, mais confiante e capaz. Totalmente empoderada!”, completa animada Isabel Gomes.

Legado - A 1ª edição foi em março de 2017, o mês escolhido foi de propósito, surgiu para homenagear as mulheres no mês delas, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. Bom, fez tanto sucesso que logo se programou a 2ª edição (em setembro do mesmo ano), O público é o mais diversificado, atraindo alunas de todas as faixas etárias, já recebeu inclusive mãe e filha na mesma atividade. As turmas são formadas com em torno de 40 alunas, a ideia é ter um controle e maior participação delas nas aulas teóricas e práticas.

Palácio da Ferramenta - Há 51 anos, funcionando no Centro, com lojas nas Buenos Aires, Praça da República e na Sete de Setembro, fornecendo o que há de melhor no ramo, o Palácio da Ferramenta vem há anos, sempre com as melhores marcas e preços. A empresa é considerada a mais completa, com variados produtos, com uma grande opção de máquinas, fechaduras, material elétrico, ferro fundido, parafusos, dobradiças, tintas, pisos, azulejos, metais e muito mais! Oferece em torno de 30 mil produtos. Em destaque o e-commerce, mais um canal de vendas.

O Mulheres à Obra é o jeito que o Palácio da Ferramenta encontrou para homenagear mulheres no seu dia internacional, empoderando e transformando as suas vidas”, contextualiza Isabel Gomes.

Ah! tudo foi pensado, para despertar o interesse delas, mas com referências, a logomarca é uma mulher com uma bandana vermelha, o braço em pose de força e os dizeres: “O lugar de mulher é onde ela quiser” – E essa mensagem foi inspirada na musa feminista Naomi Parker Fraley, falecida em janeiro de 2018 (ela foi um marco na segunda guerra mundial e na história do feminismo).

Elas ganham no início de cada aula, uma camiseta, bandana e material didático. Sempre aos sábados, das 10h às 14. O curso acontece em 2 etapas: 1º com aula teórica, um pequeno intervalo para um lanche e a 2ª gestão com aula prática.

Póximas aulas:

12/11 – Das 10h às 14h - Fixação | Tekbond

Trazendo macetes na utilização na fixação, adesivo multiuso, muito utilizado para uso doméstico e industrial, atendendo aos mais diversos segmentos do mercado,

19/11 – Das 10h às 14h - Ferramentas elétricas | Makita

O nome já diz tudo, as ferramentas elétricas são excelentes equipamentos capazes de realizar tarefas com precisão, rapidez, economia e com muito pouco esforço físico para o operador.

26/11 - Das 10h às 14h - Ferramentas elétricas + Dremel

O último curso vai apresentar gravação em madeira, utilizados as engenhocas da BOSCH.
A inscrição tem o valor de R$ 100,00 – cada aula
Cada aluno recebe ainda um voucher de R$ 50,00 - para utilização na loja Palácio da Ferramenta
As aulas acontecem na Escola Técnica Centro Rio
Rua Camerino, nº 130 - Centro - RJ
Turmas com 40 participantes. 
Inscrições através do site: www.palacio.com.br
Informações no tel: 21 96403 8334

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Hemorio registra queda de 25% no número de doações em setembro e entra em alerta vermelho

Emergências de todo o estado podem ser afetadas pela falta de sangue

O Hemorio acionou o alerta vermelho por falta de doações de sangue durante o mês de setembro. Ao todo, o hemocentro contabilizou cerca de 25% bolsas a menos coletadas em relação ao mesmo período de 2021, quando o estado do Rio de Janeiro vivia um período crítico de pandemia.

Com esse resultado e caso a população não se mobilize, grandes emergências do Rio de Janeiro podem sentir o impacto em seus atendimentos durante as intercorrências das festas de final de ano.

"Este é um momento muito crítico para o Hemorio e para o estado. Neste período de mobilização popular em virtude das eleições, é fundamental a participação da população também nesse gesto solidário tão importante que é a doação de sangue. Não podemos deixar nossas unidades de saúde desassistidas há poucos meses das festas de fim de ano”, disse o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Durante o último mês, o Hemorio registrou queda de 2 mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, pouco mais de 70 mil doações foram coletadas ao longo de 2022, 5 mil a menos do que no ano anterior.

A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio. O atendimento no Hemorio segue normal, com funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h.

Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 30 dias do fim dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Serviço:
Local: Rua Frei Caneca 8, Centro (Hemorio)
Horário: 7h às 18h (inclusive durante as eleições)

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Rio de Janeiro registra aumento de casos de meningite

Postos de saúde oferecem vacinas para crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde

SES alerta para a importância da vacinação infantil. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta (30), mas todas as vacinas destinadas à imunização de crianças e adolescentes continuam disponíveis nos postos de saúde, incluindo três imunizantes que protegem contra a meningite. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre janeiro e agosto de 2022, o número de casos da doença meningocócica no estado aumentou 55,5% quando comparado com o mesmo período de 2021. Durante todo o ano de 2021, foram registrados 959 casos de meningite e 30 casos de doença meningocócica, sendo que oito foram a óbito. Em 2022, até agosto, foram 977 casos de meningite e 28 casos de doença meningocócica, sendo que sete foram a óbito. Apesar de não haver um surto da doença no estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças e jovens para se vacinar. 

As vacinas oferecidas nos postos que protegem contra diferentes tipos de meningite são: Meningocócica C (conjugada), que previne contra o tipo C da doença meningocócica; Penta, que evita a meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae B, além de outras quatro doenças; e a ACWY, que protege contra estes quatro sorotipos da meningite meningocócica.

Meningocócica C: No Brasil, há maior predominância de circulação da meningite C. É por este motivo que o calendário vacinal público prevê, desde 2010, a aplicação da vacina meningocócica C (conjugada). O esquema vacinal prevê duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço, que deve ser feito preferencialmente aos 12 meses de idade.

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde ampliou a oferta da Meningocócica C para trabalhadores da saúde e crianças com até 10 anos de idade. Crianças entre 5 e 10 anos que nunca receberam o imunizante devem tomar apenas uma dose. Já para os trabalhadores de saúde, a indicação é de uma dose de reforço, mesmo para aqueles com esquema vacinal completo.

Meningocócica ACWY: No início de setembro, o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou a idade de cobertura da vacina ACWY, que protege contra esses quatro sorotipos da meningite meningocócica. Agora, crianças e adolescentes de 11 a 14 anos podem receber o imunizante gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar da faixa etária com maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de 1 ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela circulação da doença no país. Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores assintomáticos da bactéria na orofaringe (garganta) e podem transmitir a bactéria, mesmo sem adoecer. A bactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Geralmente, após a transmissão, a bactéria permanece na orofaringe do indivíduo receptor por curto período e acaba sendo eliminada pelos próprios mecanismos de defesa do organismo. Desta forma, a condição de portador assintomático tende a ser transitória, embora possa se estender por períodos prolongados de meses a até mais de um ano. Em menos de 1% dos indivíduos infectados, contudo, a bactéria consegue penetrar na mucosa respiratória e atinge a corrente sanguínea levando ao aparecimento da doença meningocócica.

Haemophilus influenzae B: A vacina Penta protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae B e hepatite B. A bactéria Haemophilus influenzae B pode provocar infecção no nariz, na garganta e na meninge. O imunizante é aplicado nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade.

As meningites

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

As meningites virais e bacterianas são as de maior preocupação para a saúde pública, por sua capacidade de causarem surtos. Em geral, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão também pode se dar pela ingestão de água e alimentos contaminados ou contato com fezes. Coberturas no estado do Rio de Janeiro

No Estado do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal de rotina contra a meningite C em menores de 1 ano, assim como para outras doenças, vem caindo nos últimos anos. Em 2017, a taxa ficou em 91,32%; em, 2018, em 87,86%; em 2019, reduziu para 76,81%; em 2020, caiu para 57,12%; e em 2021, ficou em 54,49%. Em 2022, até o dia 22 de setembro, a taxa inserida no sistema estava em 36,38%. 

A cobertura vacinal da Penta foi 93,49%, em 2017; 88,16%, em 2018; 55,15%, em 2019; 55,77%, em 2020; e 54,27%, em 2021. Este ano, até o dia 22 de setembro, a taxa está em 34,67%. 

Para vacinas aplicadas em crianças e adolescentes acima de 1 ano, o Ministério da Saúde não recomenda cálculo de cobertura vacinal, mas sim o cálculo de doses aplicadas. No caso da vacina Meningocócica ACWY, por ser a aplicação recomendada para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, o registro também é feito desta forma. Em 2021, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) teve o registro de 95.009 doses do imunobiológico aplicadas no estado do Rio de Janeiro. Em 2022, até setembro, foi registrada a aplicação de 36.253 doses. 

Os dados podem sofrer alterações devido a atrasos na atualização da informação pelas equipes dos municípios e à atualização do site pelo Ministério da Saúde.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Agora é lei: doação de cabelo para perucas foi regulamentado

Foto: Divulgação Laço Rosa

O recebimento gratuito de cabelo humano para a confecção de perucas para pessoas com câncer e doenças que provocam queda capilar foi regulamentado. As regras foram estabelecidas na Lei 9.868/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (29/09).

De acordo com a medida, o Poder Executivo poderá criar cadastro das entidades do terceiro setor que doam perucas para pessoas com câncer e doenças que provocam queda capilar e que estejam aptas a receberem a matéria-prima. As instituições terão que apresentar um Termo de Recebimento, com dados do doador, peso do cabelo recebido, data da doação e dados completos de quem for atendido pelo serviço.

“É essencial regular esse tipo de doação, que envolve como destinatários finais pessoas tão fragilizadas com o agressivo tratamento do câncer. A utilização de peruca, como se sabe, eleva a autoestima dessas pessoas, especialmente das mulheres”, enfatizou a parlamentar.

Fonte: Alerj

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Dia Nacional da Doação de Órgãos: Cristo será iluminado de verde nesta terça-feira (27/09)

Estado do Rio comemora a retomada de transplantes aos patamares pré-pandemia


Setembro encerra com o verde da esperança, com a retomada dos transplantes aos patamares anteriores à pandemia. De janeiro a julho deste ano, já foram realizados 1.528 transplantes, o que corresponde a 61,5% do total feito em 2019. Com o objetivo de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, a campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta terça-feira (27), vem promovendo ações de conscientização. Entre elas, a iluminação em verde do Monumento ao Cristo Redentor, a partir das 19h. 

O Programa Estadual de Transplantes, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, é responsável por todo o processo de doação e transplantes de órgãos, além de capacitação da rede de apoio, tornando-se referência no país. Para isso, foram adotadas estratégias como credenciamento de novos centros transplantadores, treinamento de equipes transplantadoras, capacitação para melhorar o acolhimento às famílias enlutadas e a sensibilização da população para a doação de órgãos. 

O programa investiu, ainda, na implantação de três Coordenações Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com dedicação exclusiva, que funcionam no Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Hospital Estadual Alberto Torres e no Hospital Adão Pereira Nunes. Além disso, há 80 comissões instituídas em outros hospitais públicos e privados. Esta iniciativa proporcionou um contato direto entre os médicos que cuidam de possíveis doadores e os familiares desses pacientes. As medidas fizeram com que o estado saísse dos últimos lugares do ranking nacional para ocupar as primeiras colocações (3º lugar em doação em número absoluto) no país.

Um novo Jardim do Doador

Na última sexta-feira (23), foi aberto o Jardim do Doador de Órgãos do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama. O espaço segue o mesmo formato do Jardim do Doador do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, criado em 2013, após ser idealizado pelo psicólogo Luiz Antônio da Silva para acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes. Por meio de um plantio de mudas de jasmim, o projeto busca transmitir a mensagem de que a doação, da mesma forma que as plantas, pode dar frutos e flores.

"Quando uma família diz 'sim' à doação de órgãos, ela proporciona uma segunda chance de vida para outras pessoas. E para eternizar esse ato de amor, foi criado o jardim", diz o psicólogo. "É um espaço reservado para as famílias, simbolizando a coragem que elas tiveram ao decidir pela doação de órgãos. É um espaço onde a sociedade pode se afagar e se alentar, num momento tão complexo para todos nós!".

As histórias de famílias que doaram órgãos de parentes ganham materialidade e simbolismo nas mudas plantadas nos jardins. Para a técnica de enfermagem Renata de Oliveira, de 46 anos, visitar a muda de jasmim plantada no espaço em São Gonçalo, há cerca de um ano, por ela, pelas duas filhas e pela neta, é uma oportunidade de se sentir em contato com o filho Pedro. Ela conta que a iniciativa da doação de órgãos partiu dela, que recebeu apoio e acolhimento da equipe do hospital quando o filho morreu após um acidente de moto, em agosto de 2021.

"Com seus órgãos, ele salvou oito vidas e, com a pele, ajudou umas 50 pessoas. É a continuação da vida. Ele não está mais com a gente, mas sabemos que ainda está fazendo o propósito dele, porque todos nós temos um propósito na vida", disse Renata, acrescentando que ficou emocionada ao ver o pé de jasmim crescido depois de 12 meses. "É aquela sensação de que a vida continua. A consciência de que ajudamos outras famílias".

Números em alta

De janeiro a julho de 2022, foram realizados 1.528 transplantes, sendo 491 órgãos sólidos, 102 de medula óssea, 308 de córnea, 55 de esclera e 572 tecidos músculo esqueléticos. Em todo o ano de 2021, foram 2.468 transplantes, número superior ao registrado em 2020, que fechou em 1.936, o mais baixo da série, especialmente após a recomendação do Ministério da Saúde para adoção de critérios mais rigorosos para evitar o contágio do coronavírus. Em 2019, 2.481 transplantes foram registrados.

Como ocorre a doação

O passo principal para que órgãos e tecidos sejam doados após a morte é conversar com a família e deixar claro o desejo de ser doador. A doação só ocorre mediante a autorização dos parentes próximos. Rins, pâncreas, córneas, válvulas cardíacas, pele, osso, coração, esclera (o branco do olho), pulmão e fígado são possíveis de serem transplantados. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Transplante 155.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Ambev lança nova edição do programa de trainee e selecionados terão experiência fora do País

Além das vagas de trainee, a companhia também está abrindo oportunidades de estágio e as inscrições estão abertas até dia 20 de setembro

Foto: Divulgação

Em uma nova edição e ainda mais conectado com a estratégia de negócio. Assim será o Programa de Trainee 2023 da Ambev que está com as inscrições abertas. Nesse ano, além do treinamento dentro das nossas cervejarias e centros de distribuição, os participantes terão oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única, fora do país.

O nosso Programa de Trainee está ainda mais alinhado à evolução cultural da companhia e às estratégias de negócio, além de estar focado no desenvolvimento e preparação dos participantes para que eles possam assumir grandes desafios e criar o futuro junto com a gente. Durante o programa, eles realizarão um projeto em outro país para que consigam ter uma experiência profissional enriquecedora fora do Brasil. Não é preciso saber falar inglês e vamos oferecer todas as condições e suporte para que eles cresçam e inovem fora de casa, incentivando que sempre deem o melhor de si e se superem”, ressalta Marina Cury, Head de Atração de Talentos da Ambev.

A Ambev está em busca de pessoas apaixonadas por inovação, que sonham grande, valorizam a diversidade, tenham perfil colaborativo, sejam curiosas e queiram construir um futuro com mais razões para brindar. Além do Trainee, também estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Ambev - Estágio Regular e o Representa, voltado exclusivamente para pessoas pretas. Serão ofertadas vagas para diferentes áreas de atuação nas unidades da Ambev de todo o País e os candidatos terão acesso a Cidade Ambev, uma plataforma imersiva no metaverso.

Processo seletivo

No Programa de Estágio e no Estágio Representa, os candidatos não são avaliados por idade, gênero e formação acadêmica, além disso os testes de lógica também foram substituídos por games inovadores e interativos. Ao todo, são 4 etapas: Inscrição, Game Além dos Rótulos, #AmbevMeContrata e Desafio #Estags. Já para o Programa de Trainee são 5 etapas: Inscrição, Etapa de Testes, Entrevista Online, Desafio Ambever e Painel Final.

As inscrições para os programas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro. Os interessados podem saber mais dos programas pelo link: https://www.ambev.com.br/carreiras/nossos-programas/. Para o Programa de Estágio, o único pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2023 a Dezembro de 2024, e a Ambev não exige teste de inglês dos candidatos. No Trainee o pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2022.

Metaverso

A era do metaverso já é realidade no recrutamento da Ambev e, a cada edição, a companhia vem investindo em tecnologia para deixar a inovação mais robusta e sólida em seus resultados, mostrando como a gamificação é uma ótima ferramenta em processos de recrutamento e seleção.

No metaverso Ambev, logo após a inscrição, os candidatos podem criar o seu próprio avatar (representação da imagem dos jogadores dentro de um game ou plataforma) com mais de 20 milhões de possibilidades de customização com diferentes tipos de cabelo, roupas, acessórios e tons de pele. Além disso, é possível falar com NPCs (personagem não jogável) que representam os colaboradores Ambev.

Uma novidade dessa edição é que os participantes do Programa de Estágio também poderão interagir com a Cidade Ambev, onde eles terão a oportunidade de participar de jogos que serão realizados em um estádio. 

Estamos cada vez mais investindo em tecnologia e metodologias para deixar os nossos processos mais atrativos e inclusivos. Nosso principal foco é encontrar pessoas que estejam alinhadas com nosso propósito de criar um futuro com mais razões para brindar. O nosso programa de estágio é uma ótima oportunidade para os estudantes possam conhecer mais da cultura da Ambev e estejam preparados para assumir diversos desafios”, afirma Carmella Martinelli, Gerente Nacional de Atração de Talentos.

A Ambev foi pioneira no metaverso desenvolvido pela PushStart, empresa responsável por criar ambientes digitais para diversas companhias no país.

sábado, 10 de setembro de 2022

Grátis: Feira de Flores e Plantas comemora a chegada da Primavera no West Shopping (Até 10/09)

Iniciativa reúne produtores independentes do mercado de flores do Rio de Janeiro

Público vai contar com exposição de flores e plantas. Foto: Leandro Ribeiro / Divulgação

Para celebrar a chegada da Primavera, até o dia 10 de setembro (sábado), o West Shopping recebe mais uma edição da Feira de Flores e Plantas, importante iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). A ação reúne produtores independentes do mercado de flores do Rio de Janeiro, estado que é o segundo maior produtor de flores do país.

No local, o público contará com a exposição e venda de diversos tipos de flores, suculentas e plantas ornamentais cultivadas em solo fluminense, assim como de arranjos artísticos de flores desidratadas, macramês, terrários, vasos e objetos para plantas. 

Foto: Leandro Ribeiro / Divulgação
A Feira de Flores e Plantas é um projeto da SECEC-RJ, criado a partir do “Giro RJ”, presente em 92 municípios, que tem como objetivo sustentar a agricultura familiar, tão prejudicada pela crise sanitária. O trabalho iniciou de forma online, com lives, e foi ganhando espaço junto a empreendedores de diferentes áreas econômicas das cidades fluminenses.

Além de produtores da região da Zona Oeste, participam também produtores dos bairros de Campo Grande, Bangu e Guaratiba, e das cidades de Magé e Duque de Caxias.

A Feira de Flores e Plantas do West Shopping acontece no 2º piso do empreendimento, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita.

Serviço: 

Feira de Flores e Plantas do West Shopping
Período: De 08 a 10 de setembro de 2022
Horário: Das 10h às 22h
Local: 2º piso
Entrada gratuita

O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande - Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3514-1040.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Pole Dance do Bem: Professora lança projeto para incentivar alunas na recuperação de mobilidade corporal e emocional

 Inspirada em uma aluna com AVC , Cris Pole deseja ajudar outras alunas através do Pole Dance


O trabalho de Cris visa melhorar a mobilidade, a coordenação motora, a força muscular e a autoestima. Foto: Divulgação
Uma escola de pole dance no Valqueire tem sido exemplo de superação e resultados positivos, recebendo alunas que buscam praticar algum exercício para recuperação de mobilidade após traumas na saúde. É o Studio Cris Pole, da Professora Cris Pole, que propõe este trabalho de inclusão.

E, foi acreditando que o pole dance poderia ajudar as alunas, que a profissional com sua vasta experiência na modalidade, e amor ao próximo, tem desenvolvido um importante trabalho, sempre de acordo com a orientação médica, com exercícios específicos para que cada aluna que precise de cuidados especiais, possa conquistar êxito, através do pole dance. Se você não tem noção de como funciona o trabalho de Pole dance, conheça algumas histórias inspiradoras:

 Em um espaço charmoso, prático e com ambiente familiar, Cris Pole desenvolve um lindo trabalho artístico e esportivo, visto que as atividades trabalham a dança, mobilidade, coordenação motora, força muscular, e em especial a autoestima.  

Foto: Divulgação

Cris trabalha com alunas com transtornos e limitações como: fibromialgia, aneurisma, depressão e outras causas. Mas, foi quando a professora recebeu uma aluna em seu espaço, que havia sofrido AVC com perda parcial dos movimentos, ela conta que foi um dos seus maiores desafios, mas, com o passar do tempo, a alegria de receber relatos, tanto das alunas, como de seus cuidadores, médicos, terapeutas e familiares, que ela viu que estava no caminho certo.

As alunas relatam com alegria o avanço de suas recuperações, o que trouxe motivação para que Cris passasse a oferecer uma atividade ainda mais completa, para ajudar mulheres que estejam sofrendo com qualquer tipo de problema, seja físico ou emocional.

Cada pessoa é única. E, é incrível poder fazer parte da recuperação de muitas. A vida é feita de desafios e gosto de me desafiar a ajudar outras a se desafiarem. É emocionante ver como temos força e podemos tudo. Os exercícios do pole têm essa magia, de nos fazer acreditar que somos mulheres maravilhosas, fortes, lindas e que podemos ir além, sempre. Quero poder ajudar muitas mulheres a recuperarem a auto estima, a beleza, sua força, mobilidade”, conta.

A escola Cris Pole Studio fica na Rua das Rosas, 361 – Vila Valqueire, RJ.

Informações: 21 99286-9606.

Instagram @crispolestudiooficial

domingo, 22 de maio de 2022

Manifestação no domingo, reúne lideranças e sacerdotes contra intolerância religiosa praticada pelo Pastor Felippe Valadão


A manifestação será neste domingo (22/05), às 11h, na praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Itaboraí - em frente à Prefeitura Municipal de Itaboraí. No mesmo local acontecerá o cívico, em comemoração aos 189 anos da cidade. Os religiosos pretendem levar atabaques e entoar cânticos dos cultos de matriz africana.

Tendo confirmados: Ile ase Orisa Ewin Sola (Ase Aldeia), Ile Ase Jagun Ase Ajagunan, Pai Azevedo de Omolu, N'zo, Axé Bambuzal, Pai Gilmar Hughes de Oya, Babalawô Ivanir dos Santos, entre mais 30 instituições religiosas.

O ato foi motivado após o pastor Felippe Valadão atacar religiões de matrizes africanas em evento oficial da prefeitura, ocorrido na última quinta-feira (19). Na ocasião, o religioso se referiu pejorativamente aos umbandistas, como endemoniados e prometeu fechar centros de umbanda na cidade. O evento foi custeado pela prefeitura, com apresentações de cantores evangélicos que custaram R$ 145 mil, segundo publicado no Diário Oficial da cidade, no dia 23 de abril. Aliás, a família Valadão já se envolveu em outras denúncias por intolerância religiosa, provocadas por André Valadão, que também é cantor gospel.

"O pastor Felippe Valadão, se referiu aos terreiros de umbanda da cidade como bagunça espiritual e também chamou todos de endemoniados. É inadmissível tal crime de intolerância em flagrante ocorrer em nossa cidade e nada ser feito. Nós, líderes das religiões de umbanda e candomblé, tomamos a atitude de registrar ocorrência, tornar público esse crime e também tomar as medidas cabíveis e jurídicas contra esse crime", defende Diego T'Ossoguìan - Babalorixá na Cidade de Itaboraí, fez B.O na 71º DP.

A repercussão provocou uma grande mobilização e denúncias, provindas de entidades religiosas e movimentos, já com 124 RO. O Ministério Público também foi acionado - Nicodemos & Nederstigt Advogados Associados, fizeram uma REPRESENTAÇÃO POR VIOLAÇÃO À LIBERDADE RELIGIOSA. Representando CCIR - Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, em articulação com a sociedade civil para a promoção da Liberdade Religiosa.

"Mais uma coletânea de preconceitos proferida por aqueles que se que dizem falar em nome de Cristo. E ainda outro agravante, custeado com dinheiro público. Temos que denunciar, mobilizar, é preciso cada vez mais fomentar ações voltadas para combate à intolerância religiosa", declarou o Babalawô Ivanir dos Santos.

Outros grupos vem se movimentando com diversas ações de combate à intolerância religiosa, como o Observatório das Liberdades Religiosas (olr.ceaprj.org) - projeto do CEAP, que trabalha com dados a respeito de casos de intolerância religiosa, sugerindo promoção de políticas públicas que exterminem práticas de preconceitos da fé. O OLR tem a CCIR como uma parceira essencial para o desenvolvimento das ações que trabalha. Através de relatórios sobre os casos ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, procura orientar e apoiar vítimas frente aos crescentes ataques aos diversos segmentos que ainda passam por tantas execrações.

A reação ao caso reverberou em outros estados. "A Polícia Civil do RJ orienta vítimas de intolerância religiosa a denunciar os casos em delegacia ou pela internet para registrar oficialmente o grande número de crimes praticados em sua grande maioria por evangélicos. É preciso reagir", declarou Pai Sandro de Oxóssi (Sandro Luiz), que traz o espetáculo de São Paulo para o Rio: 'Curador da Alma, Exu a luz do Poder", reforçando e desmistificando o processo de demonização de divindades de religião de matriz africana.

O umbandista Denisson D’Angiles (Instituto CÉU ESTRELA GUIA - SP), também demonstrou indignação: "Até quando vamos sofrer esse tipo de ataque? O trabalho que realizamos é de ajuda ao próximo, de caridade, como não entender isso?", indaga o religioso, que usa a dimensão fundamental do exercício espiritual praticando solidariedade, com a distribuição diariamente de alimentos, e nessa fase, de cobertores e agasalho pelas ruas da grande São Paulo. 

Praticantes das religiões de matrizes africanas de todo o Brasil também declararam apoio ao ato.

domingo, 8 de maio de 2022

RJ: Futuro do trabalho será tema central do Pensar Brasil no Museu do Amanhã nos dias 12 e 13 de maio

Pré-candidatos à Presidência apresentarão propostas de governo sobre temáticas relacionados ao universo do trabalho

Evento debate gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo. Foto: Divulgação

Estimular o pensamento crítico sobre as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do país. Esse é o objetivo do Congresso Pensar Brasil - Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio. Convidados, os pré-candidatos à Presidência da República terão espaço para apresentar suas propostas sobre o futuro do trabalho. O caráter propositivo dará o tom do evento, que além de ser realizado em ano eleitoral, terá como resultado uma publicação para subsidiar pautas prioritárias das entidades representativas.

A programação multisetorial do Congresso, que terá como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inclui temáticas que permeiam as discussões no universo do trabalho, com o intuito de debater problemas e construir soluções através da sistematização e produção de material para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas. Interessados poderão acompanhar o evento em tempo real por meio de transmissão online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.pensarbrasil.com.br.

Ao longo dos dois dias palestras, os especialistas irão analisar a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade. A programação inclui assuntos que estão na pauta nacional, como gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo.

O empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho, Claudio Scliar, Décio Padilha da Cruz, a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, Esther Dweck, o ministro Augusto Nardes e João Paulo Pacífico estão entre os painelistas confirmados. Também marcarão presença: o deputado federal Luiz Carlos Motta, Luiz Jardim de Moraes Wanderley, Marina Honório de Souza Szapiro, Marta de Freitas, Nelson Machado, Renata Mendes, Ricardo Luiz Tortorella, Sergio Paulo Galindo, o deputado federal Israel Batista e a jurista Gabriela Delgado.

O Pensar Brasil foi idealizado e criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).

Legado

‘Pensar Brasil’ também é o título de uma coletânea de artigos acadêmicos e propostas que será entregue pelas entidades organizadoras do evento aos pré-candidatos à Presidência da República e, posteriormente, lançada em formato de publicação. Essa obra será uma espécie de compilado dos painéis e das soluções apontadas para os temas abordados, que será compartilhada com toda a sociedade brasileira.

Proteção justrabalhista para divulgadores digitais

No 2º dia do evento será lançado o livro "Plataformas digitais de consumo: perspectivas e desafios de proteção justrabalhista para o divulgador digital", de autoria de Gabriela Delgado, que é advogada e professora de Direito do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de um trabalho inédito no campo do Direito do Trabalho que apresenta contribuições teóricas relevantes sobre o trabalho em plataformas digitais de consumo e fornece subsídios concretos para atuações profissionais direcionadas à proteção das relações de trabalho de divulgadores digitais, inclusive pela via da negociação coletiva.

Sobre o Pensar Brasil: ‘Pensar Brasil – Diálogo sobre Trabalho, Desenvolvimento e Futuro’ é um congresso inédito que propõe o debate sobre o futuro das relações de trabalho no Brasil. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de maio no Museu do Amanhã (RJ) com transmissão online para o público em geral. Entre os convidados, estão os pré-candidatos à Presidência da República, além de nomes como o do empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho. A iniciativa tem patrocínio do Sindilegis, Sindjus, Fecomerciários, Fecomércio/RJ, Anffa Sindical, Fonacate, Febrafite, Instituto Conecta e Excola.

Serviço:
Congresso Pensar Brasil
Data: 12 e 13 de maio/2022
Local: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)
Inscrições: www.pensarbrasil.com.br

sábado, 7 de maio de 2022

Aumento da longevidade movimenta a economia em R$1,6 trilhão por ano no Brasil

Mercado de cuidados assistenciais ao idoso é tido como um exemplo de crescimento exponencial

Segundo o IBGE, em 2050, o Brasil terá 30% de sua população com idade acima dos 60 anos. Foto: Divulgação

A cada ano, aumenta-se mais a longevidade dos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, o Brasil terá 30% de sua população com idade acima dos 60 anos. Os números são marcantes ao ponto de sabermos que, nas próximas duas décadas, o percentual de idosos no Brasil, tende a dobrar. Sabendo disso, há uma perspectiva de que a chamada “economia da longevidade” que, hoje, movimenta R$1,6 trilhão por ano no país, e já conta com 54 milhões de consumidores movimentando o mercado, cresça exponencialmente, podendo chegar a 90 milhões no Brasil até 2045, de acordo com projeção do Instituto Locomotiva.

Foto: Divulgação
Esse aumento na expectativa de vida, abre espaço para oportunidades de negócio que atendam às necessidades da terceira idade, principalmente na área da saúde, já que, com o envelhecimento natural da população, boa parte dos brasileiros precisarão de cuidados cada vez mais específicos e especiais para uma velhice confortável. Espera-se que, nos próximos anos, haja um aquecimento no mercado de cuidadores de idosos para atender à crescente demanda. Conforme o IBGE, de 2007 a 2017 houve um salto de 5.263 para 34.051 profissionais dessa área, caracterizando um aumento de mais de 500%. Esta transformação já foi sentida pela rede de cuidadores de pessoas Cuidare que, nos últimos dois anos, percebeu um aumento de 50% na procura por seus serviços.

"Os negócios voltados para atender o público classificado como terceira idade, deixaram de ser uma tendência e já se tornaram uma realidade de forma bastante expressiva. O setor de cuidadores de idosos é um exemplo disso, e tende a ser um negócio seguro e promissor para aqueles que querem empreender", conta o especialista em franquias Cláudio Tieghi, da Kick-Off Consultores.

De olho nesse setor, a enfermeira Izabelly Miranda e o advogado, Etevaldo Miranda Jr., decidiram empreender em 2014, após identificar uma grande dor no mercado: a falta de empresas sérias e comprometidas que oferecessem serviços de cuidados assistenciais com humanização e qualidade. Foi neste contexto que foi criada a Cuidare que, hoje, é uma das maiores redes de franquias de cuidadores de pessoas do país e referência nesta categoria de atendimento de cuidados assistenciais, dispondo de mais de 2.500 cuidadores em mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil.

A marca está em constante aprimoramento de seus métodos e processos, baseando-se nas boas práticas do mercado. Recentemente implantou um software chamado Portal Cuidare, a ferramenta beneficia franqueados, clientes e cuidadores, facilitando a gestão das unidades, o engajamento dos cuidadores e a prestação de contas ao cliente, além de registrar informações importantes. O Portal Cuidare facilita ainda a montagem de escalas, emite relatórios e permite o acompanhamento da evolução dos assistidos.

"Nossa expansão é baseada no olhar do nosso consumidor para a marca. O foco no cliente permite crescermos de forma mais assertiva, buscamos entender as necessidades de nosso público para desenvolvermos nossos serviços que realmente possam impactar positivamente na vida dessas pessoas",  Etevaldo Miranda Jr., CEO da Cuidare.

Para conhecer mais sobre a Cuidare e seus serviços, acesse: https://cuidarebr.com.br/

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Forte de Copacabana recebe exposição de Walkiria Barone sobre a fauna brasileira (De 28/04 a 15/05)

Bichos do Brasil é uma exposição sustentável e educativa que já passou por Nova Iorque, São Paulo e Rio. Vernissage acontece nesta quinta, dia 28/04, às 16h


Conheci a artista plástica Walkiria Barone em 2019, quando ela fez uma exposição no Metrô da Central, aqui no Rio, e deu uma aula de arte para alunos de diversas comunidades. Foi uma tarde mágica. Uma criança perguntou para Walkiria se a mata era a casa dos animais, como se fosse a nossa casa. Sim, ela passou a mensagem que devemos respeitar o meio ambiente e os animais como respeitamos a nossa casa. Walkiria volta ao Rio com a exposição Bichos do Brasil no Forte Copacabana, que vai do dia 28/04 até 15/05.

Walkiria e a capivara. Foto: Divulgação 

Walkiria Barone é uma artista plástica de SP, que vive em SP.  Desenha desde criança e se destaca com sua criatividade.  Estudou no IADE e FAAP. Seu amor pelos animais quase a levou a estudar veterinária, mas a arte falou mais alto. Sempre pintou bichos, porém de 2010 até hoje focou nos BICHOS DO BRASIL

A idéia desta série de pinturas “BICHOS DO BRASIL” é chamar atenção para estes animais através da arte. Representados com uma visualidade atraente e colorida, possibilitando ao público conhecer ou relembrar diferentes espécies de animais do Brasil, alguns em processo de extinção.

Exposição Bichos do Brasil

Bichos do Brasil é uma exposição sustentável, uma série de pinturas sobre papelão de caixas planificadas, que une toda a beleza da fauna brasileira e o alerta para a importância da preservação das espécies, do meio ambiente e do planeta. O papelão reutilizado como suporte das obras desta mostra como forma de reflexão sobre o desperdício e seus impactos no meio ambiente. 

A preservação  dessas espécies passa pela preservação de seus habitats naturais. E passa principalmente pela necessidade de combate permanente  às ameaças de extinção representadas pela captura, guarda e comércio ilegal de animais silvestres. Preservar é  Preciso!

Serviço: 
Exposição Bichos do Brasil
Local: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco n. 1, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ
Data: De 28 de abril até 15 de maio de 2022  (De Terça a domingo e feriados)
Horário: Das 10h às 18h
Ingressos no local R$ 6,00

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Um final de semana divertido e com gosto de chocolate para as crianças de Ribeirão Pires, em São Paulo

Criançada assistida por entidades assistenciais recebem 750 ovos de páscoa


Doação dos chocolates foi feita pelo Instituto Céu Estrela Guia. Foto: Divulgação

Na tarde de sábado (09/04) crianças atendidas por entidades assistenciais de Ribeirão Pires, região metropolitana em São Paulo, receberam 750 ovos de pascoas doados pelo Instituto Céu Estrela Guia, comandado pelo religioso Pai Denisson D’Angiles a convite da primeira dama e presidente do Fundo Social de solidariedade de Ribeirão Pires Ligia Volpi. Entre as instituições contempladas estão: o Recanto de Luz Irmã Sheila; a Associação Ribeirãopirense Integração Social – ARIS; centro Espírita Caminho da Luz; Bombeiro Mirim e Grupo de Capoeira Gingaê Camará.

Foto: Divulgação
É uma honra poder alimentar os sonhos das crianças, ainda mais numa data como a Páscoa, que nos remete a dias melhores. Da mesma forma que chegamos até aqui em Ribeirão Pires, com a Dona Lígia nos atendendo de forma humanista que ultrapassa qualquer religião, a Cacau Show nos atendeu e presenteou com a doação dos ovos de Páscoa”, explicou um dos fundadores da instituição CEU Estrela Guia, Pai Denisson D’Angiles.

A primeira-dama Lígia Volpi, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Instituto CEU Estrela Guia e da parceria com o Fundo Social. “Eles atendem a periferia de São Paulo. É gente que gosta de gente, como nós. E, mais uma vez, nos contemplaram com o repasse destes ovos para deixar a Páscoa dessas crianças mais doce”.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Meninas colocam a mão na massa na 8ª edição do Projeto Mulheres à Obra

Alunas já aprenderam tudo sobre obras com aulas sobre furadeira, serra tico-tico, canos pvc e aguardam ansiosamente a próxima lição sobre o tema 'pintura'

Curso ensina mulheres a conduzir projetos de obras e pequenos consertos. Foto: Divulgação

O projeto Mulheres à Obra chega à quarta semana da 8º edição e elas continuam com as unhas pintadas, batom, cabelos arrumados porém não largam o material de trabalho. Já passaram pela furadeira, serra tico-tico, canos pvc e aguardam ansiosamente as trinchas e pincéis que serão os materiais da próxima aula com o tema "TINTAS", neste sábado (02/04), no centro do Rio de Janeiro, que acontece pela Palácio das Ferramentas.

Entre o coffee break e a aula prática, o burburinho de trocas de experiência é enorme. As empoderadas acreditam que elas possuem o papel principal de uma obra, chegando a influenciar 80% no resultado final. “A verdade é que nós que decidimos tudo de uma obra, desde a cor que vai ser usada na parede de cada cômodo, onde ficará a janela, o piso a ser usado, damos “pitacos” até na planta da casa. Ficamos com fama de chata por sermos detalhistas” afirma Ana Areas que nessa edição não perdeu uma aula.

Foto: Divulgação

A mulher está cada dia mais conectada, caminha livremente em todos os processos, sempre encontrando a melhor forma de conduzir um projeto, seja na criação, execução, acompanhamento e gerenciamento de obra ou até mesmo na produção final dos ambientes. Mulheres empoderadas assumem qualquer posição que queiram.

Mulheres à Obra acontece sempre aos sábados. Iniciou no dia 12 de março e segue até o dia 16 de abril.

Segue a programação:
- Dia 02 de Abril – Tintas (coral);
- Dia 09 de Abril – Rejuntes e impermeabilização (Quartzolit), e;
- Dia 16 de Abril – Ferramentas elétricas + Dremel (gravação em vidro) (Bosch).

Palácio da Ferramenta: Com 50 anos, funcionando em três endereços no Centro da cidade, fornecendo o que há de melhor no ramo, o Palácio da Ferramenta vem, há anos, sempre com as melhores marcas e preços. A empresa, é considerada como a mais completa, com diversificados produtos, com uma grande variedade de máquinas, fechaduras, material elétrico, ferro fundido, parafusos, dobradiças, tintas, pisos, azulejos, metais e muito mais!

O Mulheres à Obra é o jeito que o Palácio da Ferramenta encontrou para homenagear mulheres no dia 08 de março, empoderando-as e transformando as suas vidas”, contextualiza Isabel Gomes.

Ah! tudo foi pensado para despertar o interesse. A logomarca é uma mulher com uma bandana vermelha, o braço em pose de força e os dizeres “O lugar de mulher é onde ela quiser” – E essa mensagem vem inspirada na musa feminista Naomi Parker Fraley, falecida em janeiro de 2018 (ela foi um marco na segunda guerra mundial e na história do feminismo).      

As inscrições já estão abertas, com 40 vagas. Com o valor simbólico de R $100,00 (cada curso). Na verdade, 50,00 desse valor vira um voucher para utilizar na loja. Um dia todo só para mulheres, com aula prática e teórica, dicas e orientações para utilizar diversas ferramentas. Elas ganham alguns mimos como material didático, camiseta, bandana (laço), coffee break, e com direito a sorteio de ferramentas. 

Serviço:
Mulheres à Obra
Local: Escola Técnica Centro Rio
Rua Camerino, 130 / Centro
Mulheres à Obra - 8ª edição
Horário: Das 10h às 14h
Inscrições no site: www.palacio.com.br
Tel.: 21 97008-3103

quinta-feira, 31 de março de 2022

Condomínios podem ser obrigados a estimular denúncia contra violência infantil

Caso o síndico ou o representante do condomínio receba esse tipo de denúncia, ele pode ser obrigado a repassá-la aos órgãos competentes

A norma ainda precisa passar por uma segunda discussão no plenário da Alerj. Foto: Rafael Wallace / Alerj

Os condomínios residenciais e comerciais podem ser obrigados a manter cartazes estimulando a denúncia de violência e negligência contra crianças e adolescentes. É o que determina o Projeto de Lei 4.635/21, da deputada Tia Ju (Republicanos), aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (30/03). A norma ainda precisa passar por uma segunda discussão no plenário da Casa.

Caso o síndico ou o representante do condomínio receba esse tipo de denúncia, ele pode ser obrigado a repassá-la aos órgãos competentes. Em caso de descumprimento, o texto prevê a aplicação de advertência, seguida de multa de R$ 2.045 (500 UFIR/RJ) caso a medida continue a ser descumprida. A multa será revertida para o Fundo para a Infância e Adolescência (Fundo FIA).

Crimes de violência ou negligência cometidos contra crianças e adolescentes ocorrem, em sua maioria, entre quatro paredes, muitas vezes dentro da própria casa. Daí a importância de vizinhos, visitantes e funcionários dos condomínios e blocos residenciais denunciarem toda e qualquer situação que vitime crianças e adolescentes com maus tratos, violência física e psicológica, abuso sexual”, justificou a autora.

Os cartazes deverão ser expostos em áreas comuns e de circulação com o seguinte texto:

Denunciar é proteger!

Denuncie os crimes de violência e negligência contra crianças e adolescentes:


Disque denúncia do Rio de Janeiro – Tel. (21) 2253-1177
Disque 100 – 24 horas por dia
Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude - Ligue 127 ou WhatsApp (21) 99366-3100
Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) - Rua do Lavradio, 155 – Centro/RJ – Tel. (21) 2334-9869
Conselhos Tutelares: A Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ) disponibiliza o contato de todos os Conselhos em seu site: www.acterj.org.br/

Texto: Gustavo Natario, Leon Lucius e Juliana Mentzingen / Alerj

quarta-feira, 30 de março de 2022

Grátis: Hotel Santa Teresa MGallery e Retiro Urbano Per Vivere Bene promovem encontro sobre sprays vibracionais em Santa Teresa, nesta quinta (31/03)

“Momento Per Vivere Bene” recebe as terapeutas Sula Abrunhosa e Ligiani Pellegrini da Tranxmut para falar sobre “O feminino e o poder dos sprays vibracionais”

O Retiro Urbano Per Vivere Bene vai oferecer suas pílulas de bem-estar e autoconhecimento em seu espaço no Hotel Santa Teresa MGallery, em Santa Teresa, RJ, nesta quinta-feira (31/03), a partir das 10. São palestras e vivências intituladas “Momento Per Vivere Bene” sempre com um convidado especial. Desta vez, as convidadas são as terapeutas Sula Abrunhosa e Ligiani Pellegrini da @tranxmut que vão falar sobre “O feminino e o poder dos sprays vibracionais” numa palestra mediada pela editora e terapeuta @helenpomposelli 

Para quem não sabe, sprays terapêuticos vibracionais são desenvolvidos com a sinergia dos óleos essenciais e florais de Bach. Possuem a missão de transformar o estado energético e vibracional negativo em positivo, proporcionando um equilíbrio emocional, elevando sua vibração até adquirir um bem estar harmonioso e tranquilo.

Serviço: 
Momento Per Vivere Bene
Local: Hotel Santa Teresa MGallery - Retiro Urbano Per Vivere Bene
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 - Santa Teresa, RJ.
Data e horário: Quinta, 31 de março as 10h / 11h
Evento gratuito.
Vagas limitadas.
Sorteio de mimos!
Confirme a sua presença pelo tel: 21 99979 6777


domingo, 27 de março de 2022

Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, completa 20 anos e vai ganhar novo centro de trauma e mais sete leitos de UTI

Em duas décadas, unidade realizou aproximadamente 200 mil atendimentos e 48 mil internações

O hospital, que conta com 83 leitos, sendo nove de UTI, realiza ainda cerca de 20 mil exames laboratoriais por mês. Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, na Região dos Lagos, completou 20 anos nesta sexta-feira (25/03) com uma boa notícia: a unidade ganhará um novo centro de trauma e sete leitos de tratamento intensivo. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, durante a comemoração do aniversário da unidade, que é referência em urgência e emergência em trauma para nove municípios da Região dos Lagos - Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d’Aldeia e Saquarema. Em duas décadas, o Hospital Estadual Roberto Chabo realizou aproximadamente 200 mil atendimentos e 48 mil internações. Apenas no ano passado, foram 2.437 cirurgias.

O hospital, que conta com 83 leitos, sendo nove de UTI, realiza ainda cerca de 20 mil exames laboratoriais por mês. "Esta unidade tem um papel fundamental para o atendimento da média e alta complexidade na região. Apesar desta ser uma região turística do estado e que está se reerguendo por conta do maior aporte de recursos que vem recebendo, é uma região muito carente de recursos de saúde. Estamos ampliando o hospital, que ganhará um centro de trauma, importantíssimo para essa região, e mais leitos de UTI", diz o secretário de Estado Saúde, Alexandre Chieppe.

Na próxima semana, a equipe técnica da SES já inicia o projeto de ampliação da unidade para que a obra seja orçada e licitada.

Foto: Divulgação
O diretor-geral do Roberto Chabo, Renato Corredeira, agradeceu a dedicação de todos os profissionais da unidade: "Estamos comemorando 20 anos de fundação, com mais de 200 mil atendimentos realizados. Seguimos o protocolo deixado pelo médico Roberto Chabo, que é o de atender o paciente com humanização. Avançamos muito nos últimos anos e vamos avançar ainda mais sempre buscando um atendimento de excelência", disse Corredeira.

Filha do médico que dá nome ao hospital, Izabel Chabo participou da celebração: "Estou muito grata e feliz em estar aqui. Vejo que o hospital cresceu e vem atendendo as pessoas com muito carinho e amor. Estou muito emocionada. Meu pai sempre defendeu um atendimento digno ao paciente, com muito amor, sorriso e empatia. Estou vendo isso aqui. Só tenho a agradecer", disse Izabel Chabo.

O hospital ainda conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.

sexta-feira, 25 de março de 2022

E-book gratuito mostra como transformar o TDAH em aliado

Pesquisadora compartilha aprendizados e experiências com dicas sobre como lidar com o transtorno

Margarete Chinaglia é pesquisadora sobre TDAH e possui uma filha com o transtorno. Foto: Divulgação

Margarete Chinaglia é pesquisadora sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e pode falar sobre o tema com propriedade, pois conviveu com ele em casa. Mãe de uma jovem com o transtorno, ela precisou buscar conhecimento para auxiliar a filha a lidar com o déficit de atenção. No e-book gratuito “Transforme o TDAH em seu aliado”, que acaba de lançar, a escritora pretende compartilhar seu aprendizado e experiências para esclarecer dúvidas sobre o assunto e ajudar outros que enfrentam os mesmos desafios.

Na época em que a filha de Margarete foi diagnosticada com TDA, há 20 anos, pouco se falava sobre o assunto. Segundo Chinaglia, esse período foi de muito sofrimento até que as duas aprendessem a driblar as dificuldades do transtorno. “Isso só aconteceu mesmo na fase adulta”.

Foto: Divulgação
"Eu consegui um diagnóstico para minha filha. Porém, fico imaginando a quantidade de crianças que precisavam ser diagnosticadas, mas não foram, talvez por falta de conhecimento da família. Por exemplo, tenho conversado com muitos, que hoje são adultos, que não entendem algumas situações que acontecem com eles. Mas quando leem os meus livros ou acompanham minhas palestras, acabam 'enxergando' melhor o TDAH neles e começam a compreender o porquê de certas coisas", comenta. 

No e-book, a pesquisadora dá dicas úteis para quem tem transtorno, além de familiares e profissionais de saúde e educação, destacando os diferentes desafios na infância, na adolescência e na fase adulta. Além disso, a obra conta ainda com depoimentos de pessoas com TDAH que compartilharam suas experiências, mostrando que é possível superar e conviver com o transtorno. O e-book está disponível pelo blog da autora: https://vamosfalarsobretdah.wordpress.com

Sobre a autora:  Margarete Chinaglia é autora dos livros “Desatando os Nós do Transtorno do Déficit de Atenção - TDA” e "Transtorno do Déficit de Atenção- TDA, sob o ponto de vista de uma mãe". Margarete também é pesquisadora sobre o tema e mãe de uma jovem com TDA. Além disso, é formada como farmacêutica bioquímica e atua em gestão hospitalar. 

Ficha Técnica do e-book 
Título: Transforme o TDAH em seu aliado
Gratuito
Gênero: saúde
Autora: Margarete Chinaglia
Revisão e Diagramação: Tiberius Drumond
Páginas: 24
Link: https://vamosfalarsobretdah.wordpress.com  

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hemorio e Fashion Mall promovem campanha de doação de sangue nesta sexta (18/03)

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Participe!

No local haverá um ponto de arrecadação de doações para vítimas das chuvas. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (18/03), em parceria com o Hemorio, o Fashion Mall, em São Conrado, realiza uma campanha de doação de sangue e convida todos a exercerem esse belo gesto que salva tantas vidas. Para se ter ideia da importância de um doador na vida das pessoas, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Quem deseja participar dessa corrente do bem, o atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 15h (ou até atingirem 120 cadastros), no Piso L1 do empreendimento. Para zelar pela segurança de todos, o Fashion Mall está preparado para receber os doadores, seguindo todas as medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos públicos.

Alguns parceiros contribuirão com essa ação tão importante e necessária. O Zona Zen concederá almoço aos colaboradores do Hemorio do posto de coleta. Já a Havanna disponibilizará vouchers de café expresso aos 22 primeiros doadores. Ainda no local, haverá um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas, em uma ação social em parceria com a ONG Ação Cidadania.

O espaço do Hemorio contará com marcações no piso para indicar o distanciamento seguro entre as pessoas, passará por desinfecção contínua, os materiais utilizados para a coleta são descartáveis, disponibilização de álcool em gel 70º a todos e o uso de máscaras será indispensável por doadores e profissionais.

Para doar, será necessário apresentar um documento de identidade original com foto, estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e não estar em risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Menores de idade precisarão de autorização previamente assinada pelo seu responsável legal. O doador também deve estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12h antes.

Por orientação do Ministério da Saúde, como medidas de precaução, candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estarão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação; assintomáticos com teste positivo, após 10 dias da data de realização do teste; que tiveram contato com casos positivos, após sete dias do último contato; que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica, após o término do tempo de indicação de isolamento; e profissionais de saúde, desde que estejam fazendo uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual). E vale ressaltar que o candidato a doador também fica inapto a doar por 48h, após a vacinação com a Sinovac (Butantan), e por sete dias, com a da Oxford/ AstraZeneca (Fiocruz) e Pfizer.

Para mais informações, acesse o site http://www.hemorio.rj.gov.br/ ou ligue para 0800 28 20 708.

Serviço: 

Posto de coleta do Hemorio no Fashion Mall
Dia: 18 de março de 2022 (sexta-feira)
Horário: Das 10h às 15h
Local: Piso L1 do Fashion Mall (em frente à loja Havanna)
Critérios: Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização dos responsáveis) | Pesar mais de 50kg | Apresentar documento oficial com foto

O Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2111-4427.