Fundada no município de Niterói em 2014, o Projeto Pérolas atende a mulheres em diferentes fases do tratamento do câncer – mulheres que tiveram sua imagem corporal modificada sem sua vontade e que precisam de ajuda na reconstrução de sua autoestima; mulheres que já passaram pelo tratamento e que estão sentindo depressão; mulheres em início de tratamento que não sabem o que esperar.
Isso acontece através da junção de atividades integradas e gratuitas que mexem profundamente com o corpo emocional e psicológico das mulheres com câncer, de forma positiva, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida.
O primeiro contato das mulheres com o projeto é através da inserção em um grupo no whatsapp, composto por outras mulheres que estão vivendo a mesma situação. Nesse grupo há grande interação entre elas, dúvidas são tiradas, emoções compartilhadas.
O segundo passo é a realização de ensaios fotográficos profissionais gratuitos com as moças que desejam participar. Uma equipe integrada e feminina formada por dez profissionais - uma produtora, uma assistente de produção, três fotógrafas, duas maquiadoras, duas vídeo makers e uma professora de expressão corporal – é formada para a realização de ensaios fotográficos para até oito mulheres.
Ao longo do dia, várias atividades são realizadas com o intuito de fazê-las entrarem em contato com sua autoestima e amor próprio – começando com uma roda de conversa, onde todas as mulheres se apresentam, seguindo com uma aula de expressão corporal. Depois, de duas em duas, as modelos são maquiadas e fotografadas e no final, contam suas experiências pessoais e dão depoimentos de como estão se sentindo, em vídeo.
Paralelamente, são oferecidos grupos de terapia no Rio de Janeiro e em Niterói. Os encontros são realizados semanalmente, com a psicóloga Luana Chagas, no Rio, e a psicanalista Jane Portugal, em Niterói, com supervisão da psico-oncologista Dra. Marília Zendron.
O projeto tem como intuito criar um centro integrado a mulheres diagnosticadas com câncer, estimulando a sonoridade e o empoderamento feminino através de atividades que promovam o bem emocional nelas. Todas as atividades são gratuitas.
Até aqui, o grupo tem feito todo esse trabalho sem nenhum patrocínio, mas apenas com os recursos do apoio dado pelos amigos e pessoas que conhecem o trabalho. A ideia é continuar a crescer e a poder oferecer qualidade de vida emocional às mulheres com câncer e, para isso, o Projeto Pérolas precisa se tornar uma ONG. Dessa forma, com um CNPJ e devidamente legalizados, poderão buscar o patrocínio de empresas.
O protejo tem sido muito divulgado e esse sucesso se dá porque tudo é feito com amor. Mulheres diagnosticadas com câncer, de todo o Brasil, têm procurado o Projeto, porque têm indicações de amigas que já participaram ou até mesmo de médicos do INCA. Então, para continuar esse trabalho, sempre gratuito, o grupo precisa arrecadar fundos para se tornar uma ONG e, dessa forma, levar esse trabalho de amor a muito mais mulheres pelo país.
Contato: contato@projetoperolas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário