Especialistas em pedagogia destacam a importância da leitura como prática cotidiana em casa, proporcionando momentos de conexão e desenvolvimento integral das crianças
A leitura é um dos pilares fundamentais no desenvolvimento das crianças e deve ser promovida de maneira prazerosa e cotidiana. Essa é a visão das pedagogas Aline Cechinel e Luciene Aparecida Siccherino, docentes do curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul, que defendem o papel central da família no incentivo à prática da leitura.
Para as especialistas, o ponto de partida para incentivar a leitura em casa é a família ser protagonista dessa experiência. “A leitura deve contemplar a identidade da família, tornando-se um momento de interação e diálogo. Criar um espaço literário aconchegante, onde os livros estejam sempre acessíveis, ajuda a estabelecer esse hábito”, explica Aline.
A leitura em conjunto também é destacada como um momento importante de conexão. Aline e Luciene ressaltam a importância de a família ler com a criança, permitindo que ela expresse suas percepções e opiniões sobre as histórias lidas. Para complementar a experiência, as pedagogas sugerem que os responsáveis façam uma curadoria de livros de acordo com os interesses da criança. “Diversificar os gêneros literários é fundamental para ampliar o repertório das crianças, desde narrativas e poemas até HQs e livros ilustrados”, observa Luciene Siccherino.
Outra estratégia recomendada é associar a leitura ao universo da papelaria. Marcar os trechos preferidos com post-its ou adesivos, por exemplo, incentiva a criança a se envolver ativamente com o material lido. Além disso, estabelecer horários fixos para leitura, como antes de dormir, e usar diferentes vozes para contar histórias são formas de tornar o momento mais lúdico e envolvente. Visitas regulares a bibliotecas e livrarias também são sugeridas para que a criança desenvolva maior interesse pelos livros, podendo escolher as obras que mais lhe atraem. “Levar um livro para ler em um parque é uma ótima forma de aguçar a percepção da criança e conectá-la com a leitura em diferentes ambientes”, indica Aline Cechinel.
Para as pedagogas, o ato de ler vai além da simples aquisição de conhecimento, é um momento que envolve gestos, oralidade e toque, fundamentais para o desenvolvimento emocional. “O livro interativo, como o ‘Achou?’, de Aline Abreu, oferece uma experiência multissensorial que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”, exemplifica Cechinel.
Além disso, as pegadogas apontam a importância de equilibrar o uso de telas com a leitura de livros físicos, estabelecendo limites para o uso de dispositivos tecnológicos. “A tecnologia pode ser uma aliada, desde que o tempo de leitura seja priorizado e incentivado no ambiente familiar”, destacam. A leitura, segundo as docentes, deve ser parte da rotina familiar, criando laços afetivos e promovendo o desenvolvimento integral das crianças. “Ler em família, seja em clubes literários ou em momentos cotidianos, não apenas fortalece o hábito da leitura, mas também estimula a criatividade e a imaginação”, concluem as pedagogas.
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