Iniciativa faz parte da primeira etapa da campanha de carnaval "Você Faz Meu Tipo"
Foto: Divulgação |
Foto: Divulgação |
"Estamos muito animados com essa campanha e em comunicar essa novidade aos moradores do Rio de Janeiro. Tenho certeza de que era uma mudança muito aguardada por nossos doadores e agora, após todos os estudos necessários, podemos anunciar com segurança. Espero com isso que muitos novos doadores possam nos visitar e fazer a diferença para tantos que precisam", explicou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
A campanha coloca o Hemorio na posição de primeiro órgão público a ter um perfil no aplicativo que possui mais de 9 milhões de usuários no Brasil, número que aumenta diariamente.
Até o dia 1º de março, o Hemorio vai presentear os que comparecerem com surpresas que remetem à energia e à alegria do carnaval.
Foto: Divulgação |
De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas, por ano, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.
Somente em janeiro deste ano, por conta da pandemia, epidemia de gripe e fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de mais de mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021.
A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio.
O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo os feriados, das 7h às 18h.
Quem pode doar: Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.Foto: Divulgação
Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.
Nenhum comentário:
Postar um comentário