quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

SES-RJ reforça plano contra coronavírus no estado após confirmação do primeiro caso em SP

Secretaria irá intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população. Foto: Pixabay
Em relação à confirmação dada pelo Ministério da Saúde sobre o caso do novo coronavírus confirmado em São Paulo, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, esclarece que o estado do Rio de Janeiro tem um plano de contingência integrado com os 92 municípios e a rede privada de saúde.

A SES-RJ iniciou, desde o início de fevereiro, treinamento adequado aos profissionais de saúde em todo o estado, com notas técnicas atualizadas.

“No dia ultimo dia 17, realizamos um grande workshop com representantes da SES, secretarias municipais de saúde dos 92 municípios, hospitais universitários, hospitais militares e hospitais privados. O objetivo do encontro foi preparar a saúde do estado do Rio antes da chegada do coronovírus”, explica Edmar.

O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus, conforme planejado. Além disso, a secretaria irá intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população.

O secretário reitera que a população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio. O secretário esclarece que todos os casos suspeitos seguirão protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde e previstos no plano de contingência da SES.

Medidas de prevenção:

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Evitar ambientes com muita aglomeração
- Utilizar álcool em gel nas mãos

O que fazer em caso de suspeita:

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus: 

- Cubra o rosto com máscara cirúrgica
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
- Siga as orientações dos profissionais de saúde
- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Emergências da Secretaria de Estado de Saúde funcionarão 24h no Carnaval

Hemorio também estará aberto nos dias de folia para doações de sangue


As unidades de emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como os hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Adão Pereira Nunes, Azevedo Lima e Alberto Torres, além de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), vão funcionar normalmente, durante 24 horas, no Carnaval.

Quem quiser aproveitar o feriado para doar sangue também poderá procurar o Hemorio, no Centro do Rio, que ficará aberto todos os dias da folia, das 7h às 18h.

Nas unidades que não possuem emergência, os serviços terão horário de funcionamento alterado ou seguirão agendamentos já definidos para cada paciente, casos da Riofarmes, Rio Imagem, Iaserj e Postos de Assistência Médica (PAM). Veja no fim do texto as unidades que sofrerão mudanças.

Preservativos, protetor solar e álcool em gel

Para o Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde também preparou ações de promoção à saúde, como a distribuição de 100 mil camisinhas, protetor solar e álcool em gel. Tudo para garantir ao folião uma festa sem sustos nem arrependimentos.

Na Marquês de Sapucaí, durante os dias de desfile, serão distribuídos 90 mil preservativos; o restante, em blocos de rua. Totens com protetor solar também estarão espalhados pela orla de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, e em blocos. Ao todo, serão 28 pontos fixos e cinco itinerantes. Promotores da SES estarão nos blocos da Anitta, Fervo da Lud, Carrossel de Emoções, Cordão do Boitatá, Carioca da Gema, Sargento Pimenta e Orquestra Voadora, onde serão oferecidos preservativos e protetor solar.

Já os 24 totens de álcool em gel ficarão posicionados nas rodoviárias do Rio de Janeiro e de Cabo Frio, e na Sapucaí. E, em parceria com a concessionária MetrôRio, mensagens na voz inconfundível de Quinho, intérprete do Salgueiro, irão alertar os passageiros sobre os riscos do consumo excessivo de álcool.

Confira abaixo as unidades que sofrerão mudanças no funcionamento:

RioFarmes (Praça XI, Duque de Caxias e Nova Iguaçu): fechadas entre 21 e 26/02;

Rio Imagem: fechado de 22 a 26/02 e 29/02; nos dias 21/02 e 28/02, atenderá até 13h;  e nos dias 27/02 e 01/03, estará aberto;

Iaserj Maracanã: fechado entre 21 e 26/02;

Iaserj Eduardo Rabello: administração e ambulatório fechados entre 21 e 26/02; a internação funcionará normalmente;

Unidade Estadual Almir Dutton (Rochinha): fechado entre 21 e 26/02;

PAM de Cavalcanti e Coelho Neto: fechados entre 21 e 26/02.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Em meio à crise hídrica, Corona realiza força-tarefa para recolher garrafas plásticas no Rio (Até 21/02)

Durante ação que vai até 21 de fevereiro, marca fechou parceria com a Rappi para buscar garrafas descartáveis na casa dos usuários, dando o destino adequado às embalagens


Corona e Rappi se unem pra recolher garrafas plásticas para reciclagem no Rio. Foto: Pixabay
Enquanto o Rio de Janeiro passa por uma crise hídrica que chegou a triplicar a coleta de plástico na capital, a cerveja Corona acaba de anunciar em parceria com o aplicativo de entregas Rappi uma força-tarefa até sexta-feira (21) para recolher as garrafas descartáveis de água e reduzir o descarte inadequado de plástico, levando os itens até cooperativas de reciclagem.

“A sustentabilidade e o descarte adequado do plástico são temas muito importantes para Corona, que ama e se preocupa com a preservação dos paraísos naturais”, conta João Pedro Zattar, gerente de Marketing de Corona no Brasil. “Sabemos que a maneira mais segura de consumir água no Rio neste momento é por meio das águas engarrafadas, então pensamos em uma forma de contribuir para que estas garrafas cheguem aos locais adequados de processamento e reciclagem”.

Para isso, a marca pensou em uma ação de logística reversa executada em parceria com a Rappi: dentro do aplicativo de entregas, haverá uma função pela qual o consumidor da região metropolitana do Rio de Janeiro poderá solicitar um entregador para ir até sua casa ou local de trabalho recolher as garrafas plásticas limpas e vazias e levar até cooperativas associadas ao projeto – cada usuário pode entregar até 12 unidades de garrafas por viagem.

Corona tem trabalhado intensamente a favor da redução no uso do plástico e da coleta de itens descartados inadequadamente pela natureza. Em 2019, a marca firmou uma parceria com a Parley For The Oceans, realizando a limpeza de mais de 25 praias, além de recolher nove toneladas do óleo que afetou as praias nordestinas em novembro.

A Corona integra no Brasil o portfólio da Cervejaria Ambev, que anunciou recentemente o objetivo de acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

MetrôRio e Secretaria de Saúde promovem ação para alertar foliões sobre riscos do consumo excessivo de álcool no carnaval

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, promovem, nesta quinta (20), uma ação para estimular o uso do transporte público e alertar sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica durante o carnaval. A campanha, batizada de "Se for beber, vá de MetrôRio", acontece na estação Carioca, das 8h às 16h.

Durante todo o evento, psicólogos e assistentes sociais estarão na estação para informar e orientar os foliões sobre os riscos de misturar bebida e direção, além de incentivar as boas práticas no transporte público durante o carnaval. As equipes de saúde também irão distribuir material educativo com o tema da campanha

A ação contará também com a veiculação nas plataformas de uma gravação do intérprete da GRES Acadêmicos do Salgueiro, Quinho. No aviso sonoro, o cantor fala o seu conhecido bordão dos desfiles das escolas de samba: “Ai, que lindo, que lindo!”, seguindo com as orientações para que os foliões priorizem o uso do transporte público em caso de ingestão de bebidas alcoólicas.

“Pronto para tirar nota 10 com a Unidos do Vagão? Seja gentil, beba com moderação, tome água entre uma bebida e outra e aproveite para embarcar com segurança na operação 24h do MetrôRio no carnaval 2020. Apoio: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro”

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e faz parte das ações educativas promovidas pela concessionária para coibir comportamentos que podem afetar a rotina de todos os passageiros.

Serviço: Ação: Campanha "Se for beber, vá de MetrôRio” / Data: 20 de fevereiro / Horário: 8h às 16h / Local: Estação Carioca - Mezanino inferior, próximo à academia Smart Fit

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Madureira recebe primeira etapa do projeto “do bem™ Mexe”que oferece atividades aeróbicas e de wellness (16/02)

Projeto já passou por diversos bairros do Rio. Foto: Divulgação

O verão ainda está longe de acabar, então, nada melhor do que fugir da mesmice do dia a dia em busca de hábitos mais saudáveis. Pensando nisso, a do bem™ convida as pessoas para a segunda temporada da “do bem™ Mexe”, um programa de aulas especiais voltado para o corpo e a mente. Neste domingo (16), as atividades acontecem no Parque Madureira (portão 3) e começam a partir das 9h30.

Assim como no primeiro ano, a ideia é levar às ruas combinações originais de atividades para fazer as pessoas saírem de casa e se mexerem. Por isso, a equipe do Viaduto de Madureira está preparada para comandar um aulão com objetivo de trabalhar a prática da dança com condicionamento físico. Essa galera vai ensinar os melhores passinhos, alternando diversos momentos de acordo com a velocidade das músicas escolhidas. Para finalizar e voltar ao ritmo normal do corpo, contaremos com uma aula de relaxamento guiada pela professora Guna, fundadora do @unameditacao, que irá conduzir a mente para o autoconhecimento. As inscrições gratuitas estão abertas pelo link www.sympla.com.br/dobem.

Em todas as edições de “do bem™ Mexe”, professores comandarão as aulas, que serão divididas em atividades aeróbicas – para o bem-estar do corpo, como treinos funcionais, HIIT e dança – e atividades de wellness – para trabalhar a mente, como Yoga, meditação e respiração.

O projeto já passou por quatro regiões do país com o objetivo de explorar novos locais para a prática de exercícios e estimular um estilo de vida mais saudável.

“A primeira temporada do projeto foi um sucesso, com diversas pessoas em busca de uma atividade diferente de tudo aquilo que elas estão acostumadas. Queremos incentivá-las a deixarem tudo o que é rotineiro de lado por um momento em troca de hábitos mais saudáveis, que contribuam para o bem-estar delas. Tudo isso, com uma bebida saudável feita pela do bem™”, afirmou Tiago Schmidt, gerente de marketing da marca.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Quer praticar mindfulness? Veja por onde começar

Prática do mindfulness alivia o estresse e a ansiedade. Foto: Divulgação
Temos ouvido muito sobre o impacto positivo da meditação (mindfulness) em nossas vidas. Como prática contemplativa e de aquietamento da mente, o mindfulness oferece, de maneira focada, tempo para relaxamento e conscientização de nosso estado. Ele proporciona recursos internos para lidar com ansiedade e estresse, cujos sentidos são muitas vezes alterados e influenciados negativamente. “Com a prática, o mindfulness tem o potencial não somente de trazer alívio temporário do estresse, mas de transformar nossa maneira de interagir com o mundo”, afirma Vivian Wolff, coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI).

Benefícios: Aumento da calma e da sensação de relaxamento interno, melhoria da energia e do entusiasmo pela vida, redução do risco de estresse, depressão e ansiedade, e ajuda no controle das emoções. Estudos mostram que entre 8 e 12 semanas de práticas formais diárias já trazem mudanças psicológicas positivas. Se incluída de forma habitual, os resultados se ampliam. “A prática regular do mindfulness nos treina a focar a atenção em uma coisa só, no presente, sem julgar ou reagir. Por isso a técnica, além de aumentar a concentração e a eficiência, torna as pessoas mais receptivas e menos reativas. Pense no mindfulness como um mastro segurando a bandeira de nossos pensamentos e fazendo um contraponto positivo ao nosso caos mental e distração contínua”, reforça a coach.

Quem pode fazer: A meditação pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade. Até crianças podem meditar. “É importante ter em conta que durante a prática do minfulness pode surgir um aumento das sensações físicas ou emocionais. Portanto, caso você esteja em tratamento de alguma enfermidade, é recomendado avisar o instrutor, para que ele possa gerenciar melhor as suas necessidades, se surgirem”, alerta Vivian.

Como iniciar: Segundo a especialista, introduzir o mindfuness no cotidiano é como começar a ir à academia. Requer motivação, tempo para si e disciplina. O ideal é ser apresentado à pratica através de um curso com um instrutor. “Durante as aulas, é possível aprender técnicas variadas que vão ajudar a escolher a que melhor se adapte ao seu estilo de vida”. Em geral, os cursos duram 8 semanas. Depois, já é possível seguir sozinho. A meditação deve ser introduzida aos poucos. “No início, uma prática diária de 5-10 minutos pode ser uma boa maneira de começar e se auto motivar. À medida que vamos nos aprofundando na técnica, podemos aumentar nosso tempo. O recomendado, considerando nossos afazeres e ritmo de vida, é entre 20-45 minutos diários”, pontua Vivian.

Qual a frequência ideal: A recomendação é que a frequência da meditação seja diária. Com o mindfulness, é possível também fazer exercícios de pausas ao longo do dia, propiciando ao praticante o treino e a tomada de consciência no presente, onde quer que você esteja, quantas vezes por dia desejar.

Qual o melhor horário: “Não importa se é de manhã, à tarde ou à noite. O horário para realizar a atividade deve ser o que melhor funciona para você. O fundamental é a regularidade, pois realizar as práticas de maneira diária e sistemática é o que vai produzir os maiores benefícios”.

Onde fazer: A recomendação é praticar em um lugar tranquilo e silencioso. “Ruídos como vozes, música ou sirenes podem captar nossa atenção e distrair nossa mente. Uma boa dica é meditar sempre no mesmo lugar. Isso ajuda a criar uma rotina e a manter o hábito”, aconselha Vivian Wolff. A coach afirma que a partir do momento em que a prática já estiver estabelecida e consolidada, é possível experimentar diferentes tipos de estímulos durante sua meditação. Quanto à posição, o praticante pode meditar sentado no chão, em uma cadeira ou almofada, deitado e até mesmo em pé. “O importante é se sentir estável e confortável durante a atividade”.

Que roupa usar: “Já meditei com pessoas de terno e vestido curto. Desde que você esteja à vontade, não existe um traje específico. A sugestão é que seja uma roupa que te permita ficar parado por um longo período, sem incomodar, causar calor ou frio, e que seja de tecido agradável ao toque, como malha ou algodão”.

Sozinho ou acompanhado: Segundo a especialista, uma companhia para meditar é sempre melhor, pois gera motivação e troca de experiências. “Durante as aulas de mindfulness em um curso formal, a rede de apoio do grupo promove mais energia, mais estímulo e resulta em grandes transformações positivas”, finaliza Vivian Wolff.

Sarampo: vacinação móvel começa a segunda semana em quatro pontos do RJ

Veículos estarão em Campo Grande (Zona Oeste do RJ), Belford Roxo, Itaboraí e Araruama. Há também sete pontos fixos na capital até o fim da campanha

Vacinação contra Sarampo acontece em diversos pontos do Rio de Janeiro. Foto: Maurício Bazilio/SES
Para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está rodando o estado com sua vacinação itinerante. Esta semana, entre 11 e 14 fevereiro, será a vez de Campo Grande (Zona Oeste carioca), Belford Roxo, Itaboraí e Araruama ganharem um reforço na imunização da população.

Na capital, numa parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (CODERTE), há ainda pontos fixos até o fim da campanha "RJ contra o Sarampo", em março, em estações de destaque ou terminais de transporte, além do Hemorio e Iaserj Maracanã.

Em 2020, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES, foram notificados 154 casos de sarampo. Em 2019, a SES registrou 333 casos da doença. O secretário de estado de Saúde reforça que a vacina é a única forma de proteção.

“A SES está agindo de forma preventiva e pró-ativa indo até a população. Estamos pedindo que as pessoas não deixem para depois. A vacinação é o que vai fazer a diferença na contagem de números de casos. A cada um milhão de pessoas vacinadas, dois milhões de casos de sarampo são evitados. Por isso queremos estar perto das pessoas, em locais de grande movimento e circulação, para garantir que todo tenham a oportunidade de se imunizar”, disse.

A vacinação itinerante da SES já passou por Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Saquarema. Confira abaixo os pontos de vacinação móveis e fixos desta semana. As doses serão aplicadas das 8h às 14h.

Campo Grande
11-14/02: Rua Coronel Agostinho, 81 (entrada do calçadão de Campo Grande)

Belford Roxo
11/02: Lote XV (centro) - Av. Joaquim da Costa Lima S/N (em frente à igreja Universal)
12/02: Nova Aurora - Av. Nova Aurora S/N (antiga rodoviária)
13/02: Heliópolis – na praça
14/02: Wona - Alameda Ricardo, S/N

Itaboraí
11/02: Manilha -Rua Artur Souto, em frente ao DPO
12/02: Itambi - na Praça João Caetano
13/02: Reta Velha - Rua Marcelo Luiz Santana Benito, 275
14/02: Centro - Avenida 22 maio, em frente às Casas Bahia

Araruama
11/02: Praça de São Vicente - Praça General Cristóvão Barcelos, s/ n
12/02: Bananeiras - Rodovia Amaral Peixoto km 90 (Igreja de Bananeiras)
13/02: Centro
14/02: Orla

Pontos fixos
Barcas (Praça XV)
Rodoviária (Terminal Novo Rio)
Metro (estação Maracanã)
Aeroporto Santos Dumont
SuperVia (estação Central do Brasil)
Iaserj Maracanã
Hemorio

Sobre a doença:  O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações: Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.


Crédito da foto: Mauricio Bazilio/SES

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Coronavírus: Secretaria de Estado de Saúde define plano de contingência

Governo do estado organiza ações de enfrentamento e
garante apoio a municípios. Foto: Pixabay
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já tem em mãos um plano de contingência caso o surto de Coronavírus que se alastrou pela China, na Ásia, chegue ao Rio de Janeiro. Ele é capaz de provocar epidemias e pode evoluir a pandemias. Para proteger o cidadão fluminense do 2019-nCoV, a SES definiu objetivos estratégicos, a fim de evitar a disseminação desse novo vírus entre uma população sem imunidade para este subtipo viral.

O plano emergencial é claro: a intenção é sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Ficou decidido que a SES vai apoiar em caráter complementar os gestores municipais no combate a um possível surto de Coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade.

“Estamos nos antecipando a um possível problema e trabalhando de maneira integrada com o Ministério da Saúde, para ampliar o número de leitos com isolamento. Teremos, dependendo da demanda, leitos em unidades municipais, estaduais e federais”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Riscos durante o Carnaval

O secretário também reafirma que a SES está monitorando a chegada de passageiros vindos da China nos portos e aeroportos do estado. Essa iniciativa não é voltada para o Carnaval, mas também vai servir para o período festivo, considerando a grande possibilidade de estrangeiros no país nesse período, o que aumenta o risco de circulação de doenças.

“Caso o vírus ainda não tenha começado a circular no nosso estado durante o período de folia, isso não será um problema adicional. O plano já está em operação e vai servir para lidar com essas ‘ameaças’ que uma data como o Carnaval traz”, explicou Edmar.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, de acordo com o nível de alerta da OMS, a SES já começou a preparação do plano de contingência em funcionamento no Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para limitar a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

O terceiro item abordado no tópico sobre os objetivos estratégicos do plano aponta para a comunicação do problema: informações sobre os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.

Fonte: SES