quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Campanha contra o Sarampo: caminhão itinerante da SES promove vacinação em Duque de Caxias, na Baixada, nesta semana

Veículo estará em Xerém nesta semana, e tenda será montada na Praça do Pacificador. Foto: Divulgação/SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias promovem nesta semana mais uma ação de combate ao sarampo. Das 8h às 13h, tenda de vacinação da SES estará montada na Praça do Pacificador, no Centro daquele município. E, em Xerém, irá estacionar um dos cinco caminhões itinerantes que a SES preparou como base móvel para circular pelo estado. A iniciativa em Duque de Caxias foi um pedido das autoridades locais, que, em parceria com a SES, vêm trabalhando para conter o avanço da doença na cidade. A meta do governo estadual é vacinar 3 milhões de pessoas, entre seis meses e 59 anos, nos próximos meses. A recomendação é que gestantes e imunodeprimidos não devem se vacinar.

Duque de Caxias foi a cidade do estado do Rio mais afetada pelo sarampo no ano passado. Dos 333 casos registrados, 133 ocorreram no município da Baixada Fluminense. Neste primeiro momento, o distrito de Xerém foi escolhido pela equipe de vigilância do município por não ter ainda realizado uma campanha de intensificação no local. Espera-se que, com essa ação, aumente a cobertura vacinal no distrito e em outras regiões que deverão ser visitadas até quinta-feira.

“A vacinação é absolutamente importante. E nós entendemos que, em muitos casos, existe uma dificuldade de a população ir até um posto de saúde para se imunizar. E, por isso, o governo do estado lançou o projeto dos caminhões itinerantes. Essas cinco unidades móveis irão até o cidadão para garantir a vacinação de 3 milhões de pessoas. Nós estamos nos antecipando a uma possível epidemia e garantindo a segurança do povo fluminense”, afirmou o secretário de Estado de Saude, Edmar Santos.

A SES esclarece que o esquema vacinal contra o sarampo está previsto no Calendário Nacional de Imunização e é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas.




terça-feira, 21 de janeiro de 2020

RJ: Lumiar sedia curso de extensão em Homeopatia Popular da UFV


Em cooperação mútua e partilha de responsabilidades, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove um programa de extensão em Homeopatia, que resgata a tradição e a cultura dessa prática que vem se espalhando por diversos lugares do País. Este ano, atendendo a demanda da Região Serrana e cidades vizinhas, o curso será disponibilizado, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo - RJ. As inscrições estão abertas a qualquer pessoa com qualquer grau de escolaridade. As aulas começam em março e as vagas são limitadas.

Os cursos de extensão se revelam como uma excelente opção para as pessoas que buscam aprimorar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica, sem contar que enriquecem o currículo, para quem pretende atuar na área.  O objetivo do curso de Homeopatia Popular, do Departamento de Fitotecnia da UFV, é difundir o conhecimento, compartilhar os saberes, e informar sobre os métodos alternativos que dão autonomia as famílias.

O programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Saudáveis” é coordenado por Vicente Wagner Dias Casali, certificado pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, e qualificado pela FINEP/CNPq – Programa Qualificado em Tecnologia Social. Será aplicado uma vez por mês, das 8 às 18 horas, com carga horária de 200 horas, divididas em 10 módulos, com certificação emitida pela Universidade.

Conforme afirma o Biólogo e Mestre em Ecologia pela UFV, instrutor do curso e Homeopata (não-médico) Raphael Jonas Cypriano, “a homeopatia é recomendada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive, a função de terapeuta homeopata é reconhecida pelo Ministério do Trabalho (CBO)”. O curso, além da abordagem humana, trabalha ainda com os animais, as plantas, o solo, a água e os ambientes. Junto com a homeopatia, também é ensinada a Radiestesia, com o uso de pêndulos, para diagnósticos e tratamentos. 

A homeopatia iniciou na Alemanha com o trabalho de Samuel Hahnemann que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento das doenças pela alopatia, abandonou a medicina oficial. Em 1796, descobriu pelos seus estudos, que “o semelhante cura o semelhante” – a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. Similia Similibus Curantur diz “que as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir”.  No Brasil, conforme a UFV, a homeopatia chegou de modo mais amplo em 1840.

Inscrições no link: www.sympla.com.br/inscricao-curso-de-homeopatia-popular, e informações com o Prof. Raphael: (22) 98158-8292, e-mail raphael.cypriano@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O que dizem os astros sobre 2020?

Ano astrológico começa no dia 20 de março. Até lá, dá tempo de saber o que o ano do Sol reserva para a sua vida, segundo a astroterapeuta e escritora Aline Schulz


Um ano reservado pelo Universo para você ser o que nasceu para ser. “São tantos os eventos astrológicos de 2020 que a última vez que os astros apresentaram a mesma conjunção aconteceu a Revolução Francesa.” A informação é da astroterapeuta e escritora Aline Schulz, autora da obra Mapa da Riqueza, lançamento da Luz da Serra Editora. Para aproveitar toda essa energia e não ficar para trás neste ano de grandes mudanças é preciso saber o que os astros reservam para o seu signo em 2020.

Mas, calma, ainda tem um tempo para essa preparação: o ano astrológico inicia apenas no dia 20 de março, data em que o ocorre o equinócio de outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. Somado a isso o poder de iluminar do Sol, astro regente de 2020, a receita está completa para que seja o melhor ano dos últimos tempos para todos os signos do zodíaco. Uma das formas que a astrologia encontra para auxiliar as pessoas nesse processo são as previsões. Abaixo a especialista traça um panorama dos caminhos de cada signo.

Áries (21/03 a 20/04) – é o signo do elemento fogo, que está totalmente coerente com o Sol. Você terá energia, confiança e criatividade, mais do que o normal. Por conta disso, atrairá verdadeiras multidões. Nesse ponto é preciso tomar muito cuidado, pois esse ímpeto pode levar ao excesso de confiança. Você vai ter tanta certeza daquilo que precisa fazer que poderá subir a montanha errada. É preciso identificar qual a sua montanha.

Touro (21/04 a 20/05) – é o ano de inovar para ir mais além, fazer diferente! Olhar para as oportunidades e confiar nelas. Você recebeu um GPS e confia nele, te entrega e segue. Apesar das inovações, precisa manter os pés no chão. Buscar as novidades com cautela, construir elas e se movimentar. E ai, meu amigo, te prepara para este ano! Essa consistência renderá muitos frutos financeiros. Bons momentos. Existe um pedido para você ser diferente e arriscar.

Gêmeos (21/05 a 20/06) – sua comunicação será muito ressaltada. Preste muita atenção em como você está se comunicando. Os astros pedem inteligência e sagacidade. Não fique bravo quando não te entenderem, introduzir esses assuntos se fazem necessários para que você não entre em conflito em família. No trabalho, pode gerar uma advertência ou até demissão. Mantenha o foco. Gêmeos é elemento ar, vive no mundo das ideias, mas coloque os pés no chão: viver o caminho aqui e agora com constância e com propósito.

Câncer (21/06 a 21/07) – é a energia complementar a do Capricórnio. Se o capricórnio está de um lado o Câncer está de outro. Como vamos ter a grande conjunção de vários planetas em Capricórnio esse eixo vai estar muito forte para você. Existe uma necessidade muito grande de conseguir encontrar o equilíbrio entre trabalho com a vida familiar. Não vai dar para tapar o sol com a peneira. Pode ressaltar o seu emocional e absorver muito mais energia e isso afetará, inclusive, a sua saúde.

Leão (22/07 a 22/08) – é o ano do Sol e o astro-rei rege Leão. É o teu ano! De empoderamento, de apostar nos projetos pessoais, de ir para a vitrine, sem medo, arriscar, seguir o coração. Unir o trabalho com prazer e com diversão. E também de colocar fora o que não serve na vida e trilhar um novo caminho. Você estará com muito brilho e chamará a atenção das pessoas. Isso pode gerar inveja e descontentamento. Te proteja.

Virgem (23/08 a 22/09) – é o ano de cuidar da sua saúde, precisa ter mais sabedoria e clareza no seu dia a dia. A rotina te traz tranquilidade para enxergar o que tem que ser visto e tomar decisões coerentes. Você tem que se manter em movimento, fazer um exercício físico. É um ano que essa necessidade de cuidar mais de você estará muito forte. Isso poderá trazer alguns incômodos nos relacionamentos. Para te livrar de situações que te levam ao estresse, a flexibilidade será muito importante.

Libra (23/09 a 22/10) – é ano de renovação, de buscar harmonia entre as relações. Começar a desapegar e viver diferente do que tem vivido até então, por estar se sujeitando ao que não merece. É preciso, neste momento, olhar para a sua vida e seus relacionamentos e pensar com carinho: eu mereço isso? Se já está na dúvida, isso é prova de que você não merece. Este será o ano que as mentiras e as falsidades vão cair por terra. Não vai dar mais para fingir que está tudo bem. Isso vai afetar a sua saúde, tua vida financeira.

Escorpião (23/10 a 21/11) – é outro signo do elemento água e precisará desenvolver sua diplomacia. Algo que as pessoas do signo de Escorpião nem sempre têm facilidade. Você não aceita mentiras. Em geral, o escorpiano não fala, dá corda para as pessoas se enforcarem sozinhas. Você precisa aprender a ser mais social, se expor mais na sua profissão para concretizar seus projetos. Sair do concha para se realizar e lidar também saber lidar com as críticas.

Sagitário (22/11 a 21/12) – um ano que trará mais vontade de querer ir além. O sagitariano se sentirá limitado e uma necessidade de explorar o seu interior. Você terá que olhar para a mochila que está levando e tirar o peso que não precisa mais carregar, o que não serve mais. Deixar o que não precisar para trás, para facilitar a subida da sua montanha. Se não desapegar, o peso vai atrasar, vai fazer com que se sinta mal, frustrado, decepcionado. Tá na hora de começar a tomar as decisões para soltar esses pesos e seguir em frente.

Capricórnio (22/12 a 21/01) – esse é o ano que você vai construir seu império. Toda essa grande conjunção no seu signo terá um energia muito forte para te levar além. Com olhar metódico, batalhador, vai ser o ano da colheita, principalmente para os que estão na segunda metade da vida, lá pelos 30 ou 35 aos de idade, 40 então! O Sol vai iluminar todo o seu esforço, tudo o que vem batalhando. É o ano do reconhecimento.

Aquário (22/01 a 19/02) – esse ano pede respeito a hierarquias, perseverança, organização, estrutura de vida. Tudo o que o aquariano detesta. Liberdade é um valor para você. Se a responsabilidade vai prendê-lo, você prefere ser irresponsável. Esse é um ano que terá que trabalhar a sua base, aceitar o que não pode mudar, ter paciência, não só ter boas ideias. Precisará ser pé no chão para ser valorizado e reconhecido.

Peixes (20/02 a 20/03) – é um ano que não é para você se isolar. É para viver a vida social e trazer novos projetos para a sua vida. Se entregar para o novo. Trabalhar em grupo. Mergulhar em um autoconhecimento prático que vai trazer resultados concretos. Vai poder ajudar as pessoas contribuir e ir mais além. Procure iniciativas que tenham parcerias, capacidade de captar informações e ajudar as pessoas de uma maneira prática.

Aline Schulz. Foto: Divulgação
Sobre a autora: Aline Elisângela Schulz é escritora, professora e palestrante e atua na área do desenvolvimento pessoal desde 2006. É natural de Santa Cruz do Sul/RS, porém, hoje, reside na Serra Gaúcha. Graduada em licenciatura e bacharelado na área de educação física, com pós-graduação em supervisão escolar e mestrado em educação. Terapeuta holística com formação em psicoterapia reencarnacionista, radiestesia, fitoenergética, astrologia e aura master. Além de mestre em Reiki Usui, mestre Karuna® Reiki e mestre Seichim. Fundadora da empresa Caminho Solar,  responsável por promover diversos cursos online, eventos ao vivo, imersões presenciais e treinamentos profissionalizantes de desenvolvimento pessoal. Criadora do Método Acordos Espirituais® que, de forma simples e objetiva, trouxe um intenso poder de transformação aos seus alunos, sendo, atualmente, replicado por profissionais credenciadas à instituição. Seu site tem mais de 250 mil acessos, e ainda conta com as redes sociais e um canal do YouTube, no qual seus vídeos já possuem mais de 6 milhões de visualizações.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

RJ: Iede vai realizar tratamento hormonal para transgêneros a partir dos 16 anos

Iede seguirá resolução do CFM e é o único do estado a oferecer o atendimento pelo SUS no RJ. Foto: fundacaosaude


A partir desta segunda-feira (13), o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, passará a receber transgêneros com pelo menos 16 anos para a realização de hormonioterapia. A medida vem se adequar à resolução nº 2.265, de 20 de setembro de 2019, do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 9. Antes, a idade mínima permitida para esse tipo de tratamento era de 18 anos.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Disforia de Gênero do instituto, Karen de Marca, a nova regra do CFM será adotada de forma automática, ampliando a cobertura ao grupo.
“O Iede é pioneiro no atendimento do transgênero no Estado do Rio de Janeiro e desde 1999 oferece o serviço ambulatorial para o fim da transição hormonal e acompanhamento pré e pós- operatório para quem também deseja realizar a cirurgia de reafirmação de sexo. Vamos nos adequar e adotar a resolução”, destaca Karen de Marca.
O Instituto Estadual de Diabetes não está habilitado para procedimentos cirúrgicos, como mudança de sexo, mas, através de acompanhamento ambulatorial, realiza a avaliação e tratamento hormonal pré e pós-operatório. Através de laudos, encaminha os pacientes para procedimentos cirúrgicos quando considerados aptos.
Para isso, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, como a Clínica da Família, e ser regulado pelo SER (Serviço Estadual de Regulação). Só depois de ultrapassar essa fase, o paciente é agendado para o Iede.
“No ambulatório, a primeira consulta é com psicólogo e psiquiatra, mas o paciente tem ao seu dispor uma equipe que conta com assistente social, clínico geral, ginecologista e fonoaudiólogo. Depois, ele passa pelo endocrinologista, que faz uma avaliação clínica para indicar os hormônios necessários”, explica Karen.
A resolução publicada no Diário Oficial da União também reduz de 21 anos para 18 anos a idade permitida para procedimentos cirúrgicos envolvendo transição de gênero. O tempo de acompanhamento para ser encaminhado à cirurgia ainda caiu para um ano; eram de dois anos.
O atendimento no Iede é realizado às quartas-feiras, das 8h às 16h, com assistência gratuita feita pelo SUS. Atualmente, a unidade tem 550 pessoas matriculadas no Ambulatorial de Disforia de Gênero para tratamento ambulatorial, pré e pós-cirúrgico. Cerca de 80 pacientes procuram o instituto por ano. A fila da regulação, segundo o Iede, está estimada em 200 pacientes.

Hospital Getúlio Vargas promove campanha de doação de sangue nesta quarta (15/01)

Foto: Divulgação
O Hospital Estadual Getúlio Vargas abre suas portas nesta quarta-feira (15), para uma campanha de doação de sangue. Uma equipe do Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) estará na Penha, das 10h às 15h, para colher material dos doadores. O objetivo é aumentar o estoque do Hemorio, que reduz cerca de 20% nesta época do ano, justamente quando a demanda aumenta.

Para poder doar, são condições básicas: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg; estar bem de saúde; portar documento original com foto; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos quatro horas antes; não ingerir bebidas alcoolicas 12 horas antes; e não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. O uso de piercing oral e genital pela pessoa também impede a doação.


domingo, 12 de janeiro de 2020

RJ: Curso de extensão em Homeopatia Popular da UFV chega a Cabo Frio


A Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove um programa de extensão em Homeopatia, em cooperação mútua e partilha de responsabilidades. Devido à grande procura, o curso é aplicado em diversos lugares do País. Esse ano, atendendo a demanda da Região dos Lagos e cidades vizinhas, será aplicado pela primeira vez em Cabo Frio. As inscrições já estão abertas, as aulas começam em março, e as vagas são limitadas.

Os cursos de extensão se revelam como uma excelente opção para as pessoas que buscam aprimorar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica, sem contar que enriquecem o currículo, para quem pretende atuar na área.  O objetivo do curso de Homeopatia Popular, do Departamento de Fitotecnia da UFV, é difundir o conhecimento, compartilhar os saberes, informar sobre os métodos alternativos que dão autonomia as famílias, e resgatar a tradição e a cultura dessa prática.

O programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Saudáveis” é coordenado por Vicente Wagner Dias Casali, certificado pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, e qualificado pela FINEP/CNPq – Programa Qualificado em Tecnologia Social. Será aplicado em um domingo por mês, das 8 às 18 horas, com carga horária de 200 horas, divididas em 10 módulos, com certificação emitida pela Universidade. As inscrições estão abertas a qualquer pessoa com qualquer grau de escolaridade.

Conforme afirma o Biólogo e Mestre em Ecologia pela UFV, instrutor do curso e Homeopata (não-médico) Raphael Jonas Cypriano, “a homeopatia é recomendada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive, a função de terapeuta homeopata é reconhecida pelo Ministério do Trabalho (CBO)”. O curso, além da abordagem humana, trabalha ainda com os animais, as plantas, o solo, a água e os ambientes. Junto com a homeopatia, também é ensinada a Radiestesia, com o uso de pêndulos, para diagnósticos e tratamentos. 

Homeopatia: A homeopatia iniciou na Alemanha com o trabalho de Samuel Hahnemann que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento das doenças pela alopatia, abandonou a medicina oficial. Em 1796, descobriu pelos seus estudos, que “o semelhante cura o semelhante” – a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. Similia Similibus Curantur diz “que as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir”.  No Brasil, conforme a UFV, a homeopatia chegou de modo mais amplo em 1840.

Inscrições no link: www.sympla.com.br/inscricao-curso-dehomeopatia, e informações com o Prof. Raphael: (22) 98158-8292, e-mail raphael.cypriano@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Rio Ecoesporte promove 'turismo camarada' em janeiro na Pedra do Pontal aos sábados

Atração de janeiro é a Pedra do Pontal. Foto: Douglas Silva da Cruz / Divulgação

Conhece a Pedra do Pontal? Ainda não? Este mirante incrível com 500m de altura revela a beleza das praias da macumba e do Pontal no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. E, os apaixonados por trilhas e ecoturismo poderão conhecer com a Rio Ecoesporte, este e outros atrativos do RJ. No mês de janeiro, será possível conhecer a Pedra do Pontal aos sábados. Interessados em praticar rapel também terão esta oportunidade no passeio, com 20 metros de altura, do topo da pedra é comum a prática do esporte. Para essa opção, basta agendar previamente, e efetuar um pagamento mínimo de R$50 para o equipamento. Já para a trilha, basta chegar no horário marcado, num dos sábados.

O programa busca reunir amantes da natureza interessados em conhecer os quatro cantos da cidade. Com uma equipe especializada em esportes na natureza, todos os finais de semana são promovidos roteiros com retribuição voluntária. Informações: telefone 21 99742-9191 ou pelos e-mails: receptivo@rioecoesporte.com.br, rioecoesporte.turismo@gmail.com.

Sergio Tavares, idealizador do projeto conta sobre a alegria em retornar com a iniciativa. ‘Estamos na alta estação, época bastante aguardada por muitos e esperamos que o público possa curtir e aproveitar para conhecer pontos turísticos nem sempre visitados da nossa cidade.

Serviço: Destino: Pedra do Pontal / Endereço: Av. Lucio Costa 17.360 no Recreio dos Bandeirantes – no posto 12 / Ponto de encontro: Barraca da Rio Ecoesporte na base da Pedra, no Posto 12 - Recreio, RJ / Data: 11,18 e 25 de janeiro – sempre aos sábados / Horário: 8h / Nível: Leve / Valor: Retribuição voluntária / Telefone: 21 99742-9191.