quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Felipe Ruffino se rende ao Crossfit

Jornalista adota vida saudável e incentiva seguidores. Foto: Arquivo pessoal

O jornalista e Digital Influencer, natural de Mogi das Cruzes, Felipe Ruffino, ao resolver mudar de vida e ter mais saúde, descobriu no Crossfit o aliado perfeito! Em seu perfil do Instagram (@felliperuffino) fica claro os resultados de sua escolha.

 Foto: Arquivo pessoal
Nunca fiquei sem camiseta em público, porque eu não tinha o corpo dito “normal”. Ou seja, aquele corpo que todo mundo deseja. Comecei fazendo musculação, porém não me identifiquei bastante. Entrei em uma das modalidades do crossfit e estou apaixonado e em um relacionamento com esse esporte há quase dois anos. Claro que não posso deixar de ser grato aos profissionais que estão dentro do box e também fora dele, como minha médica do esporte que vem me orientando da melhor maneira para que eu alcance meus objetivos”, explica Riffino.

Sempre em busca de evolução e inovação tanto em seu portal Barba e Gravata quanto na vida, Felipe Ruffino comemora um dos momentos mais felizes de sua vida. "Mais do que um corpo bacana, optei por ter uma qualidade de vida melhor e incentivar meus seguidores à praticar atividade física. Independente de qual seja", finaliza.


segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Hemorio entra mais uma vez na campanha de vacinação contra a febre amarela (Até 27/01)

Serão disponibilizadas 400 doses da vacina diariamente

Rio de Janeiro, RJ. Entre os dias 22 e 27 de janeiro, o Hemorio, hemocentro coordenador do estado do Rio e unidade da Secretaria de Estado de Saúde, será um posto de vacinação contra a febre amarela. Serão disponibilizadas 400 doses da vacina diariamente. Os voluntários que doarem sangue ou os que forem considerados inaptos após passar por triagem clínica, poderão receber a dose.

"Estamos realizando um grande esforço em todo o estado e pedindo que a população busque a vacina. Como a pessoa precisa esperar cerca de um mês para doar sangue após se vacinar, estamos retomando essa campanha. Com isso, ampliamos o número de doações e também vacinamos mais pessoas. É importante reforçar que no Hemorio só serão vacinados os candidatos à doação de sangue, portanto, será necessário passar pela triagem antes da imunização", explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

O Hemorio abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades. Os meses de janeiro e os dias que antecedem o Carnaval são períodos em que a unidade recebe até 40% menos doadores de sangue. Com a vacinação em massa da população de todo o estado, a tendência é que os estoques diminuam ainda mais.

"É de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas, já que é preciso esperar quatro semanas para doar após a vacina. A criação deste polo é uma solução eficiente para evitar o desabastecimento de sangue", explica o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Informações ao doador

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (modelo da autorização: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf). Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemorio

A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sustentabilidade: Shopping Pátio Alcântara promove coleta de óleo de cozinha, em São Gonçalo, RJ

O programa gera economia para os clientes e ajuda o meio ambiente. Foto: Divulgação

São Gonçalo, RJ. Para quem ainda não conhece, o shopping Pátio Alcântara possui um programa em prol do meio ambiente, o ‘Pátio Alcântara SocioAmbiental’, que realiza a troca de óleo de cozinha usado por detergente. Esse serviço está localizado na recepção da Administração do empreendimento e funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Diariamente, milhares de litros de óleo de cozinha são descartados pela população de forma irregular. Diante disso, a proposta é conscientizar os clientes e lojistas sobre a importância da preservação ambiental. Os interessados em apoiar a ideia, podem entregar garrafas pet de dois litros com o óleo de cozinha usado. E, para incentivar ainda mais os consumidores, o shopping oferece um detergente líquido de 500 ml no ato da troca. Todo o óleo recebido será destinado às cooperativas certificadas do estado.

O shopping recolhe, também, outros produtos que são destinados corretamente para reciclagem como pilhas, baterias e celulares com defeito. O local para descarte desses materiais está localizado no térreo.

Para a coordenadora de Marketing do Pátio Alcântara, Michelle Coutinho, o programa é de grande relevância para região de São Gonçalo. “Queremos engajar nossos clientes, principalmente, através da ação de troca de óleo usado para mostrar a importância de ser um consumidor responsável, transformando pequenas atitudes sustentáveis em parte da sua rotina.", comenta a executiva.

O Shopping Pátio Alcântara fica na Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara – São Gonçalo, RJ. Tel. (21) 2602-3250.


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

RJ: Primeiro encontro do ano de Constelação Familiar em Cabo Frio, nesta quarta (10/01)


Cabo Frio, RJ. Você já ouviu falar de Constelação Familiar? Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, é uma ferramenta que trabalha aquilo que foi esquecido ou está oculto no sistema familiar. Em estado normal de consciência é possível resgatar o passado e memórias familiares, a partir de energia quântica. O primeiro encontro do ano do “Grupo de Crescimento Pessoal e Constelação Familiar” será nesta quarta, dia 10 de janeiro, às 18h30, no Espaço Cereall Gourmet.

Segundo a facilitadora Maria Auxiliadora, hipnoterapeuta ”ericksoniana” e pós-graduada em Saúde Quântica, essa é uma excelente oportunidade para reconstruir a árvore genealógica, identificar e remover diversos bloqueios que podem estar causando impedimentos na vida pessoal, financeira e ou profissional.  O Espaço Cereall Gourmet fica na Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio. Informações e inscriçãos pelo telefone: (22) 988321960 (whatsapp). Investimento: R$25 por pessoa.

Grátis: Palestra “Performance Quântica” acontece em Cabo Frio, nesta terça (09/01)



Cabo Frio, RJ. Nesta terça, dia 09 de janeiro, acontecerá no Espaço de Eventos do Cereall Gourmet a primeira palestra do ano, o tema é “Performance Quântica”. O palestrante Felipe Figueira pretende explicar os segredos da alta performance para melhorar a vida pessoal e profissional. Seja na academia, no escritório ou nos estudos, precisamos entender quais são os principais fatores que influenciam o nosso desempenho.

Felipe Figueira morou sete anos em Nova York, onde concluiu faculdade e mestrado em Administração pela Pace University, trabalhou na Câmara de Comércio Brasil-EUA e na Organização Internacional de Energias Renováveis na ONU. Durante cinco anos foi consultor e professor universitário antes de abrir seu próprio negócio, a Caixa de Ferramentas. O Cereall Gourmet Restaurante fica na Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio.

Confirme sua presença no evento:  www.facebook.com/events/1758060047569365/

Cuidados com a pele devem aumentar no verão. Confira dicas da dermatologista

O câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil e é o mais incidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Mulheres da região Sudeste são as mais afetadas. Foto: Reprodução da Internet

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. De acordo com a dermatologista do Instituto de Oncologia Santa Paula, Vanessa Mussupapo, trata-se do tipo mais comum no Brasil e sua prevalência cresce anualmente. Ele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no país e está dividido em dois tipos: melanoma e não-melanoma.

Foto: Pixabay
O excesso de exposição ao sol é a principal causa da doença, uma vez que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos. Se detectado precocemente, o câncer de pele pode ser curado com facilidade”, explica a médica.

Câncer de pele não-melanoma: O câncer de pele não-melanoma tem origem nas células basais ou escamosas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é o mais incidente entre todos os tipos de câncer nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No público feminino, a maior prevalência é na região Sudeste: 134,19 casos a cada 100 mil mulheres. Já o público masculino apresenta 92,86 casos a cada 100 mil na mesma região.

As mulheres se expõem mais ao sol do que os homens por uma questão cultural de estética em busca de um corpo bronzeado. Já as regiões Sul e Sudeste têm como característica populacional descendentes de imigrantes europeus com predominância de fototipos 1 e 2, ou seja, pele clara, olhos claros e cabelos claros. Indivíduos com esses fototipos não se bronzeiam, mas se queimam com muita facilidade, por isso existe mais propensão de câncer de pele. As regiões Norte e Nordeste são as maiores consumidoras de filtro solar, além de ter uma população com predominância dos fototipos 3 e 4, ou seja, cabelo escuro, olhos escuros e cor de pele mais escura, que bronzeia com facilidade e dificilmente se queima”, explica Vanessa.

Foto: Reprodução da Internet
Câncer de pele melanoma: O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar. Sua letalidade é elevada, porém sua incidência é baixa.

Segundo o INCA, são 3 mil novos casos em homens e 2,6 mil novos casos em mulheres. As maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na região Sul. As chances de cura são de mais de 90% quando diagnosticada precocemente. Isso porque, nos estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Em geral, o melanoma tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos que costumam mudar de cor, de formato ou de tamanho, podendo ainda causar sangramento.

Este câncer está muito ligado a hereditariedade, por isso, familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente.

Veja abaixo as dicas as orientações da dermatologista Vanessa Mussupapo:

Foto: Reprodução da Internet
1 - Quais os primeiros sinais do câncer de pele?

O câncer de pele é uma doença silenciosa, então é importante ficar atento a pintas ou sinais suspeitos. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas, lesões, uma crosta central e que sangra facilmente, uma pinta preta ou castanha que muda de cor, pinta com bordas irregulares, pinta que aumenta de tamanho, mancha ou ferida que não cicatrizam, etc. Recomenda-se consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele.

2 - Como prevenir?

Este câncer, ao contrário de muitos outros, pode ser prevenido na maioria dos casos com o uso de chapéus, camisetas e protetor solar. Se possível, evite a exposição solar entre 10h e 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano, e não somente em horários de lazer ou diversão. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. A reaplicação deve ser realizada a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre ou de manhã e antes de sair para o almoço em dias de trabalho.

3 - Existe um grupo de risco para o câncer de pele?

Sim, pessoas de pele clara e sardas são mais suscetíveis. Também devem ficar alertas os indivíduos com antecedentes familiares com histórico da doença, pessoas que sofreram queimaduras solares, pessoas com pintas e aquelas com incapacidade para bronzear.

Foto: Reprodução da Internet
4 - Bronzeamento artificial pode causar câncer de pele?

As câmaras de bronzeamento artificial por motivações estéticas são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde dezembro de 2009. Elas trazem riscos comprovados à saúde e foram reclassificadas como agentes cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A prática de bronzeamento artificial antes dos 35 anos aumenta em 75% o risco de câncer da pele, além de acelerar o envelhecimento precoce e provocar outras dermatoses. Já o bronzeamento a jato é seguro e aprovado pela Anvisa. O procedimento é feito com produto à base de DHA (dihidroxiacetona) e aplicado sobre a pele com uma pistola conectada a um compressor.

Foto: Reprodução da Internet
5 - Como é o tratamento?

No câncer da pele não-melanoma, a cirurgia é o tratamento padrão. Radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações são tratamentos coadjuvantes que variam conforme o tipo e a extensão da doença. Já no caso do melanoma, leva-se em conta a extensão, agressividade e localização do tumor. As modalidades mais utilizadas são as cirúrgicas e medicações orais.

6 - O rosto é uma das áreas do corpo que mais sofre com a exposição ao sol?

Sim. O rosto é uma área muito exposta ao sol, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente em dias nublados e chuvosos, muitas pessoas abandonam o protetor solar e deixam o rosto exposto sem protetor solar. Isso contribui para o envelhecimento precoce da pele e pode ainda resultar em manchas de sol. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada. Em dias quentes, é importante fazer uso de chapéus, bonés e óculos escuros.

7 - O protetor solar do corpo também pode ser usado no rosto?

É importante avaliar o tipo de pele, pois a maioria dos protetores de corpo tem uma textura mais oleosa. Há opções diferenciadas para o protetor de rosos como loção, gel, mousse e oil free, indicado para peles oleosas. O recomendado é utilizar um produto com FPS a partir de 30 nesta área.

Foto: Reprodução da Internet
8 - As maquiagens com filtro substituem o protetor solar?

As maquiagens com filtro não substituem o uso diário do protetor por possuírem baixo índice de proteção solar baixo, normalmente em torno de FPS 25, e cobertura muito fina. O ideal é utilizar protetor solar com base tonalizante.

9 – Qual a diferença entre os fatores de proteção solar?

O FPS 30 retém 96% da radiação UVB, enquanto o FPS 50 retém 98% e o FPS 100, 99%. Quanto mais sensível e clara for a pele, maior a necessidade de FPS. O FPS é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode se expor ao sol sem ficar vermelha. Se a pessoa começa a ficar com a pele vermelha em 10 minutos sem filtro, com o FPS 30 ela vai demorar 30 vezes mais a ficar vermelha. A diferença está no tempo que você pode ficar exposto. Com o FPS 100 você pode ficar mais tempo sob o sol do que poderia ficar com o FPS30.

10 - O uso de filtro solar atrapalha a absorção da vitamina D?

Sim. O filtro solar reduz a capacidade do organismo em sintetizar a Vitamina D, substância que possui um papel vital no organismo, pois atua na formação e manutenção da saúde óssea. Um filtro solar com FPS 30 chega a diminuir em 95% a síntese cutânea da vitamina D. Para manter os níveis adequados da vitamina no organismo, é necessário se expor ao sol pelo menos 10 a 15 minutos, entre 10h às 15h, sem proteção solar, ou através de suplementação.

Foto: Reprodução da Internet
11 - A pele negra é mais resistente ao sol?

Sim, pois maior quantidade de melanina. Neste caso, o FPS 15 é suficiente.



12 – É permitido utilizar filtro solar e repelente ao mesmo tempo?

Não há perigo em usar os dois produtos simultaneamente. Para um melhor resultado, aplique o protetor solar primeiro e 15 minutos depois passe o repelente.

13 - Protetor solar é dispensável no inverno?

De forma alguma. A radiação no inverno no Brasil é tão intensa quanto a registrada ao longo do verão na Europa.