Mulheres Unidas por Itaipuaçu agitam Maricá. Foto: Kátia Lobianco
Maricá, RJ. Dia 05 de agosto, sábado, será muito especial para os moradores de Itaipuaçu. Às 10h acontecerá, na Praça da Rua 70, a Ação Social Mulheres Unidas por Itaipuaçu. Idealizado por Flávia de Moura, o grupo Mulheres Unidas por Itaipuaçu nasceu, nas redes sociais, da necessidade de se discutir, pelos moradores, as vicissitudes da cidade, sem envolvimento politico ou religioso, apenas social.
Assim, no grupo, completamente voltado para as mulheres da cidade, são destacadas atividades e ações sempre positivas para a comunidade, tais como ajuda mútua, divulgação de serviços gratuitos e campanhas.
“Pedi as meninas sugestões sobre o que poderíamos fazer para unir as mulheres aqui, de forma inteligente. E surgiu a ideia de uma ação social. Imediatamente abracei a ideia. Publiquei no grupo o que tinha em mente e foi um sucesso. Em 15 dias eu tinha 48 voluntários diretos e indiretos. Uma logo oficial, um local para a ação social e camisas sendo confeccionadas. Planejamento para essa e para a próxima ação social. Nossa esperança é que muitas pessoas sejam beneficiadas. Será um grande dia para nós e para Itaipuaçu”, explica Flávia.
Na ocasião serão oferecidos cortes de cabelo, serviços de manicure, podóloga, massoterapeuta, aplicação de flúor nas crianças, assistência jurídica, oficina de jardinagem, oficina de pintura em tela, contação de história para crianças, aulão de Zumba, uma sopa na hora do almoço,entre outras atividades gratuitas.
Cabo Frio, RJ. Na próxima quarta-feira, dia 2, o Professor Felipe Figueira fará a palestra 'Desaprendendo a Empreender' no Espaço de Eventos do Cereall Gourmet, à Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio. O propósito da palestra é oferecer uma nova visão do 'empreendedorismo' e abordar as principais crenças limitantes ao se começar o próprio negócio. Felipe acredita no poder do indivíduo, na realização de sonhos e na vida com propósitos, por meio de 'A Caixa de Ferramenta', plataforma que oferece as ferramentas básicas para construir o próprio negócio!
Felipe morou sete anos em Nova York (EUA), onde concluiu faculdade e mestrado em Administração pela Pace University; trabalhou na Câmara de Comércio Brasil-EUA e na Organização Internacional de Energias Renováveis na ONU. Durante cinco anos trabalhou como consultor e professor universitário, antes de abrir seu próprio negócio. Sua maior motivação é aprender com pessoas.
'Crenças Limitantes' são pensamentos que se enraízam em nossas mentes, muitas vezes ainda na infância, que causam um bloqueio face aos desafios que se apresentam ao longo da nossa vida. Iniciar um novo negócio, por exemplo, pode oportunizar a presença de alguma crença que venha minar o avanço de ideias empreendedoras. 'Desaprender' significa rever o que foi aprendido e buscar novos significados, reconstruir o perfil do que é ser empresário e quais são os desafios para construir seu próprio negócio.
O evento é gratuito, mas solicita-se a contribuição de 2 kg de alimentos não perecíveis para a Ong Patotinha da Aldeia Creche-Escola, de São Pedro da Aldeia, que atende crianças carentes sem ajuda financeira oficial, mantendo-se com o apoio de amigos. Seu objetivo: “passar para as gerações futuras, além de educação, amor, cidadania, dignidade e solidariedade”.
Serviço: Palestra 'Desaprendendo a Empreender'. Espaço de Eventos do Cereall Gourmet. Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio, RJ. Quarta-feira, dia 02 de agosto, a partir das 18h30. Entrada Franca. Sugestão de doação de 2 kg de alimentos não perecíveis para a Ong Patotinha da Aldeia Creche-Escola.
As inscrições vão até o dia 10/08. Foto: Divulgação
Rio de Janeiro, RJ. Após profissionalizar mais de 400 pessoas entre 2014 e 2016 no Complexo da Maré e Piedade, o projeto 'A Arte Gerando Renda' – iniciativa da ONG Favela Mundo – abre inscrições para 300 vagas em cursos de capacitação profissionalvoltados ao carnaval, estética e artes cênicas (maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, fantasias e adereços, artesanato e grafite). As aulas começam hoje (31/07), mas as inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto.
Foto: Illan Pellenberg
O projeto foi criado para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, porém não possuem conhecimentos básicos para exercerem funções nas agremiações. Cada curso tem a duração de dez semanas, com aulas semanais. O projeto vai de 1 de julho a 23 de dezembro. Ao final os participantes receberão certificado e poderão estagiar em barracões de escolas de samba e produções teatrais.
“Nosso maior objetivo é capacitar jovens e adultos dessa região que tem uma demanda muito grande por mão de obra capacitada para o carnaval. Estamos retornando para a Piedade, e é um grande prazer. Já estivemos lá em 2016, os alunos gostaram tanto, que fizeram até abaixo-assinado para a nossa volta”, afirma Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo.
Foto: Divulgação
Segundo Marcelo, a ONG espera repetir o sucesso das edições anteriores. “Muitos dos nossos ex-alunos trabalham atualmente com Carnaval, em escolas de samba, salões de beleza na Zona Sul e a maioria atualmente trabalha dentro das próprias comunidades, gerando renda de forma autônoma. Nosso intuito é fomentar o empreendedorismo social, a formação de cooperativas e fazer com que, mesmo na crise, eles possam ter formas de ganhar dinheiro sem depender das vagas nas empresas, cada vez mais escassas.”
Serviço:
Inscrições – Até o dia 10 de agosto
Início das aulas - 31 de julho
Informações – 3145-2549 / 3802-5881
Local das atividades: Rua Torres de Oliveira, 436- Várzea Country Clube, Piedade. Fonte: Agência Is
Rio de Janeiro, RJ. A escritora Regina de Toledo lança o livro ‘Uma viagem entre o Céu e a Terra’, no dia 3 de agosto, das 17h às 20h, no Bar Luiz, no Centro do RJ. Psicóloga, analista reichiana, escritora e palestrante, a autora compartilha sua vivência espiritual e física. “Uma viagem Entre o Céu e a Terra” é um relato de resiliência, do desafio de estar sozinho em situações inesperadas e adversas.
Serviço: Lançamento do Livro ‘Uma viagem entre o Céu e a Terra” no Bar Luiz. Rua da Carioca, n° 39, Centro, RJ . Quinta-feira, dia 3 de agosto, das 17h às 20h. Entrada franca.
Cabo Frio, RJ. No sábado, 29 de julho, às 9h, acontecerá uma prática de Yoga com Myllena Lopes, do Espaço Hari Om. O evento será no Espaço Cultural Cereall Gourmet, localizado à Rua José Bonifácio, 28, Centro, telefone (22) 2629-6739. A entrada é franca, mas quem desejar pode contribuir com dois kg de alimentos não perecíveis, que serão doados ao GAUI – Grupo de Apoio a Idosos da cidade.
Myllena Lopes é formada há sete anos como instrutora de Yoga pela Ananda Marga (Espaço Ayum-Araruama). Bióloga, massoterapeuta ayurvédica, terapeuta floral e reikiana, realizou vários cursos com importantes professores como Jessica Lee, Dany Sá, Horivaldo Gomes, entre outros. É a idealizadora do Espaço de Yoga Hari Om, em Cabo Frio, onde acontecerá o primeiro Curso de Formação de Instrutores de Yoga; com as aulas de asanas, de dinâmica e técnicas de aulas sob sua responsabilidade.
Myllena Lopes também é doadora autorizada pela Oneness Brasil de Deeksha (energia de natureza sutil e transformadora que aciona um processo paulatino de despertar da consciência para o estado de unidade, permitindo o aprofundamento nas relações consigo mesmo, com os outros e com a vida).
Serviço: Prática gratuita de Yoga com Myllena Lopes. Espaço Hari Om. Espaço Cultural Cereall Gourmet. Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio, RJ. Sábado, dia 29 de julho, a partir das 09 horas. Entrada Franca. Quem desejar pode contribuir com dois kg de alimentos não perecíveis para o GAUI – Grupo de Apoio a Idosos. Informações: (22) 2629-6739.
Rio de Janeiro, RJ. Quando falamos de empreendedorismo, muitas vezes pensamos em grandes empresas e projetos, mas é importante ressaltar que o empreendedorismo, principalmente o feminino, vai muito além disso. Afinal, mais do que apenas ter o próprio negócio e lucrar com ele, o empreendedorismo feminino ‘empodera’, dá visibilidade para tratar sobre questões de gênero e oferece uma nova perspectiva de vida para quem realmente precisa.
Foto: Alice Lima
Nos últimos 14 anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2014, o país tinha 7,9 milhões de empresárias. Segundo outro estudo, da Serasa Experian, 43% de todos os negócios no país é comandado por mulheres e 73% de todas as mulheres no país é sócia de alguma pequena ou média empresa. O empreendedorismo feminino funciona, atualmente, como um importante instrumento de transformação social.
As empresárias Patrícia Lima, Vania Fillippo e Patrícia Machado são exemplos de mulheres empreendedoras que atuam no segmento materno infantil. O Burburinho, evento infantil, surgiu quando o cenário do mercado infantil do Rio era muito diferente. O boom das mães empreendedoras já existia e era bastante considerável, mas não era fácil o escoamento de suas produções, pois não havia eventos alternativos e focados no mercado infantil. Foi aí que O Burburinho nasceu, naquele espaço entre consumidor final e produtor.
Foto: Alice Lima
Cinco anos se passaram desde a primeira feira e de lá pra cá muita coisa mudou. Uma percepção cada vez maior de que a demanda do público não era somente por produto, era por convívio, empatia, identificação, especialmente, por pessoas que estavam em fases de vida parecidas. Percebendo isso, as idealizadoras do evento começaram a investir cada vez mais no bem estar do público. Uma das bandeiras das organizadoras é o "compro de quem faz", de compra consciente, por isso, todos os seus expositores são pessoas que não possuem ponto físico e estão despontando no mercado infantil.
“O Burburinho não é somente uma feira de moda com produtos diferenciados e novos talentos. É muito mais do que isso, é a oportunidade de estar em um espaço aberto vendo seus filhos brincarem; é estar em um local com as melhores opções de gastronomia, moda e decoração no segmento infantil; é uma experiência para vivenciar com toda a família”, diz Patrícia Lima.
A próxima edição do evento será no Jockey Club Brasileiro e, mais uma vez, irá proporcionar momentos inesquecíveis e felizes em família. Dessa vez, serão dois dias de evento (5 e 6 de agosto) para entreter pequenos e grandinhos. Crianças e pais poderão curtir as atividades oferecidas pelo projeto cultural, como oficinas artísticas, gastronomia, moda, atividades lúdicas e muito mais.
Serviço: O Burburinho. Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, RJ. Sábado e domingo, dias 5 e 6 de agosto, das 12h às 20h. Entrada gratuita. Classificação livre.
Cabo Frio, RJ. Na quarta-feira, 26 de julho, às 18h30, o Dr. Carlos Lyra oferecerá a Prática de Meditação Yogananda no Espaço Cultural Cereal Gourmet, à Rua José Bonifácio, 28, Centro. Em seguida, apresentará o filme “Awake”. A entrada é franca, mas solicita-se aos participantes 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados ao GAI – Grupo de Apoio a Idosos da cidade. Mais informações: (22) 2629-6739.
Carlos Lyrio
O clínico geral Carlos Lyrio é coordenador da Pós-Graduação em Naturopatia da PICS (Faculdade Espírita do Paraná) e diretor do Instituto Roberto Costa em Petrópolis/RJ, entre outros títulos. Segundo ele, a Prática de Meditação Yogananda consiste em respiração apropriada, relaxamento muscular e técnicas de concentração. O objetivo é remover a inquietude da mente pois, na perfeita tranquilidade física e mental, é possível desfrutar de inefável paz na alma e alcançar o estado de superconsciência.
O evento inclui a mostra do filme “Awake”, sobre a vida de Paramahansa Yogananda (1893-1952), iogue e guru indiano, um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Na década de 20 ele trouxe a espiritualidade hindu para o Ocidente, pregando a fuga da opressão do ego humano e da ilusão do mundo material. Além de materiais de arquivo, o filme, gravado ao longo de três anos, tem a participação de 30 grupos ao redor do mundo para demonstrar a importância desta figura para a yoga, a religião, a ciência e, principalmente, para a humanidade.
O Instituto Roberto Costa pretende iniciar em Cabo Frio uma turma do curso de Pós-Graduação em Naturopatia. Implementada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares estimula mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde a partir de atendimentos em acupuntura, homeopatia, fitoterapia, florais, cromoterapia, yoga, medicina chinesa, entre outros. Mais informações no Cereall ou no site da instituição http://www.ircn.org.br.
São Paulo, SP. Até 31 de julho, o Instituto Horas da Vida estará com inscrições abertas para o Programa de Prevenção de Queda de Idosos em parceria com o Hospital das Clínicas. Para participar, é necessário ter mais de 60 anos, não ser vinculado a uma instituição de longa permanência, ter sofrido uma queda ou mais nos últimos 12 meses, não ter o hábito de fazer atividade física regularmente e ter um nível de independência e entendimento que permita absorver as orientações dos especialistas.
O objetivo dos organizadores é contribuir com a prevenção de quedas na terceira idade, sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos. Os participantes serão acompanhados pelo período de um ano e divididos em dois grupos aleatórios: um apenas com orientação verbal e outro com orientação verbal acompanhado de exercícios físicos para fortalecimento muscular. Os grupos serão formados aleatoriamente sem nenhum critério de escolha.
Os encontros serão gratuitos e realizados a cada três meses no Hospital das Clínicas (R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 255 - Cerqueira César, São Paulo - SP).
Ao todo, são 70 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para se inscrever, basta enviar um e-mail até 31 de julho para mutirao@horasdavida.org.br com nome completo, data de nascimento e telefone para contato.
Ação social Bay Market em parceria com a Ong Pela Vidda. Foto: Divulgação
Niterói, RJ. Em julho, é celebrado o mês Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Na próxima sexta-feira, dia 21/07, o Shopping Bay Market promove uma ação em parceria com o Grupo Pela Vidda (Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids). O evento tem como objetivo lembrar a data que é comemorada no dia 28 de julho, além de conscientizar a população sobre a importância do combate à luta contra a doença. O evento é gratuito e acontece das 16h às 20h, no segundo piso do empreendimento.
Foto: Divulgação
Durante a ação, o Shopping oferecerá aos clientes um espaço para realização de exames gratuitos de hepatite e HIV, via fluido oral. Além disso, voluntários estarão espalhados pelo mall para distribuir informativos sobre a prevenção e as causas das doenças.
O Grupo Pela Vidda, de Niterói, é uma entidade beneficente de assistência social, de utilidade pública municipal, estadual e federal, que mantém o voluntariado como um dos seus princípios básicos. Seus serviços são gratuitos, com ações voltadas à realização de projetos específicos dentro da temática DST e Aids. A ONG se mantém com doações realizadas pela própria comunidade, bem como através de parcerias firmadas com instituições públicas, privadas, nacionais e internacionais.
Serviço: Shopping Bay Market promove ação social em parceria com o Grupo Pela Vidda. Av. Visconde do Rio Branco, 360 – Centro. Niterói/RJ. Dia 21 de julho, das 16h às 20h Entrada Gratuita. Informações: (21) 2620-2330.
Rio de Janeiro, RJ. No próximo dia 1º de agosto, começarão, na Hebraica Rio, as novas turmas de Ballet na sua grade de atividades. E o mais interessante: as aulas não serão apenas para crianças, mas também destinadas aos adultos, mulheres e homens.
A professora Lucianna Veiga, que será a responsável pelo Hebraica Ballet, conta que suas turmas não terão limite de idade. “A prática do ballet para adultos vem crescendo muito no Brasil. Muitos preconceitos foram superados. Não há necessidade de biotipo pré-determinados. O que se necessita é vontade de dançar e, é claro, disciplina nas aulas e muito foco”, explica.
Uma curiosidade: um estudo mostrou que o ballet pode ser um esporte ainda mais completo que a natação. Um pesquisa britânica comparou a natação e o balé clássico, e o segundo mostrou melhores resultados em algumas medidas de condicionamento. O estudo foi conduzido por Tim Watson, professor de fisioterapia da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e comparou o condicionamento e o desempenho de membros do Royal Ballet e nadadores da seleção olímpica britânica da época.
“A técnica clássica, quando bem aprendida, permanece para sempre em nosso corpo. O alongamento que percebemos na estética do ballet faz parte da preparação física desta arte e, bem antes do resultado estético, ele é muito benéfico pra saúde de ossos, músculos e articulações. É, antes de tudo, saúde”, complementa a professora.
Serviço: Hebraica Ballet – Hebraica Rio. Rua das Laranjeiras, 336 – Laranjeiras /RJ. Valor: sob consulta. Inscrições abertas Para saber mais sobre horários e turmas, entre em contato com (21) 2557-4455. Fonte: Exclusiva Comunicação
Imunização será aplicada após a doação de sangue ou a triagem, em caso de inaptidão. Foto: Reprodução do Facebook
Rio de Janeiro. RJ. Candidatos à doação de sangue poderão se vacinar contra febre amarela no Hemorio até sexta, 21/07, com disponibilidade de 200 doses por dia. O objetivo é atrair doadores ao hemocentro e manter os estoques de sangue estáveis, já que, após tomar a vacina, é necessário aguardar quatro semanas para doar sangue. Todos os voluntários à doação que passarem pela triagem clínica, aprovados ou não, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.
O hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.
Informações ao doador: Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.
Para doar sangue: É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Hemorio - A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Informações: 0800 282 0708.
Cabo Frio, RJ. Uma iniciativa diferenciada e divertida vai acontecer em Cabo Frio: a 1ª Colônia de Férias de Astronomia para crianças entre 8 e 12 anos, de 17 a 22 de julho (segunda a sábado), das 14h às 18h. As atividades serão desenvolvidas em torno do tema “Explorando e Descobrindo o Universo”, com exibição de vídeos e documentários, sob a orientação do astrônomo Marcelo Fernandes, coordenador da Rede Rio Astronomia e em constante atuação em Cabo Frio..
A Colônia de Férias será realizada no Espaço Cultural Cereall, à Rua José Bonifácio, 28, Centro, onde são feitas as matrículas e a entrega da listinha de material que as crianças devem levar, juntamente com o lanche. A dinâmica da observação astronômica será feita no MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, com sede no Convento Nossa Senhora dos Anjos, Centro, Largo de Santo Antônio.
Segundo Marcelo, a ideia desta Colônia de Férias tão inovadora surgiu da constatação de que crianças e jovens não têm muitas oportunidades para se familiar com a Astronomia: "A nossa motivação, para realizar esta Colônia de Férias, justamente voltada para a garotada, veio da necessidade de proporcionar atividades culturais e de iniciação científica à Astronomia, mas como uma atividade recreativa. Através dos eventos que temos realizados ao longo dos anos, em especial depois da nossa parceria com o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, fomos notando o interesse crescente pela Astronomia e seus encantos".
A cada evento, no MART, que conjuga palestra com observação astronômica com telescópio, aumenta o número de pessoas, de famílias que levam suas crianças. Todos, em especial a meninada, curtem muito descobrir fatos sobre o sol, a lua, as estrelas em geral, e suas respectivas influências em nossa vida, aqui na Terra. Como? A influência da Lua, por exemplo, nas atividades agrícola, tem orientado a humanidade desde tempos remotos, tanto para o plantio como para a colheita – destaca Marcelo.
Confira o vídeo sobre o evento:
Ele acrescenta que com grande satisfação, aumentou a participação da meninada nas realizações da Rede Rio Astronomia, em Cabo Frio "Eles gostam das “histórias” que contamos sobre os astros, sobre as descobertas dos astronautas, e sobre as invenções, a maioria pela NASA, que foram fundamentais para que eles pudessem efetuar voos interplanetários: alimentos, vestimentas, fraldas descartáveis, equipamentos básicos para uso diário, etc. Mas eles apreciam ainda mais contemplar os astros pelos aparelhos que disponibilizamos no jardim do Convento Nossa Senhora dos Anjos, sede do MART. Aliás, aproveito para reiterar os agradecimentos da Rede Rio Astronomia à direção do MART/IPHAM e equipe, nossos parceiros, que sempre acolhem com muito carinho os nossos eventos que já se tornaram mensais". conclui.
Desconto em Colônia de Férias no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Rio de Janeiro, RJ. Com a crise econômica, cortar custos é sempre a melhor opção na hora de escolher atividades recreativas para as crianças. O site de bilheteria digital com descontos, Clubinho de Ofertas, está com diversas sugestões para o período de colônia de férias de julho, como na Gecrear e Bússola Kids Club. Os descontos chegam a quase 30% em algumas ofertas em bairros como Leblon, Tijuca, Grajaú e Jardim Botânico.
Bate-papo tira dúvidas sobre Febre Amarela. Foto: Bernardo Portella/Fiocruz
Com o lançamento da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde promove nesta quinta-feira, 13/07, um bate-papo online com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, para tirar as dúvidas dos internautas e passar informações sobre a importância de se vacinar e quem deve tomar a vacina. Os internautas poderão enviar perguntas através da ferramenta Facebook Live. Para acompanhar a transmissão, basta acessar a página do Facebook da SES: facebook.com/SaudeGovRJ.
Serviço: Bate papo online sobre Febre Amarela via Facebook Live - facebook.com/SaudeGovRJ . Quinta-feira, dia 13 de julho, a partir das 15h.
Cabo Frio, RJ. Nesta quarta-feira, dia 12/07, às 18h, a educadora e artista plástica Inês de Sá falará sobre “Autoconhecimento na visão quântica” no Espaço Cultural Cereall Gourmet, em Cabo Frio, com entrada franca. A palestra terá projeções sobre as transformações que a Realidade Quântica trouxe para a noção do poder da energia pessoal, e que atuam no autoconhecimento. O encontro será uma oportunidade para vivenciar o seu melhor ‘aqui e agora’.
Todas as áreas do conhecimento humano foram recicladas pelas conquistas da Física Quântica. Venha descobrir como essa nova “realidade” pode renovar a visão do seu ‘eu’ e abrir-lhe portas para a realização do seu potencial pessoal. Reunindo as áreas em que atuou,
Inês de Sá
Multifacetada, Inês de Sá faz links entre cultura, saúde e autoconhecimento, com enfoque no desenvolvimento da individualidade. Formada pela UFRJ em Desenho e Artes Gráficas, participou da Bienal de São Paulo e de Córdoba, de exposições individuais no MASP/SP e no Museu Nacional de Belas Artes/RJ, entre outras. Formou-se em Arte na Educação, lecionando na Escolinha de Arte do Brasil, núcleo original do projeto, e no Colégio Notre Dame de Sion/RJ. Em 2000, foi diretora e organizadora do primeiro Curso Preparatório para o Itamaraty, em parceira com a Universidade Candido Mendes/RJ, onde lecionou História da Arte.
O evento é gratuito. Mas solicita-se aos participantes a contribuição de 2 kg de alimentos não perecíveis para o Grupo de Apoio aos Idosos de Cabo Frio. O Cereall Gourmet Restaurante fica na Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio / RJ.
Niterói, RJ. Dançar zumba num lugar deslumbrante! É a proposta da Academia Tio Sam Camboinhas que realiza, neste sábado, dia 08/07, a partir das 10h, o Tio Sam na Praia, evento gratuito e aberto ao público que vai reunir os moradores de Niterói para dançar Zumba, um ritmo que mistura salsa e merengue, no Quiosque Bambuzal, na Praia de Piratininga.
Para participar, não é preciso fazer inscrição. Basta aparecer às 10h no Quiosque Bambuzal, no início da praia de Piratininga, e curtir a aula que promete muita animação. Informações pelo telefone (21) 3184-9100.
Rio de Janeiro, RJ. Foi-se o tempo em que uma boa ideia era o suficiente para um novo negócio prosperar. Em tempos de crise e milhões de desempregados em busca de novas oportunidades, o que vai contar realmente para ter sucesso é a maneira como o empresário vai gerir o seu novo negócio após ser lançado. E é para esse público que foi criado o seminário Quero Meu Negócio, que vai acontecer no dia 08 de julho, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, e será ministrado por Bernardo Medina, consultor de empresas familiares com mais de 4.000 horas de experiência em palestras, seminários, condução de grupos e aulas nesta temática.
Bernardo Medina
“Criei o conteúdo pensando no momento que o País está passando. São milhões de pessoas desempregadas e procurando novos horizontes profissionais. E ainda um enorme número que está insatisfeito com o seu próprio trabalho e quer mudar de área. Oportunidades não aparecem simplesmente. Elas são criadas a partir do movimento de cada um. Abrir um negócio é o sonho de muita gente, mas é preciso saber fazer da forma correta, para evitar frustrações”, comenta Bernardo.
Normalmente, os negócios mais comuns propostos por empreendedores iniciantes estão nas áreas de alimentação, tecnologia e serviços pessoais ou empresariais. Mas há demanda por muitos outros nichos, como logística, educação, comércio tradicional ou eletrônico, vestuário etc, tanto para empreendedores iniciantes como para os mais experientes.
O seminário, que foi desenvolvido para ajudar empreendedores de primeira viagem e empresários insatisfeitos com seus resultados atuais, terá conteúdo 70% prático e apenas 30% teóricos, o que garante resultados melhores se comparados aos cursos voltados apenas para o as ideias. “O nosso encontro acaba sendo uma grande oficina onde todos têm, de alguma forma, que saber tomar decisões sobre cenários que aparecem diariamente no mercado de trabalho. Não é preciso apenas conhecer as melhores práticas dentro do mundo dos negócios, é preciso, principalmente, saber usá-las”, complementa.
O seminário é dividido em quatro passos: ideação, modelagem, simulação (financeira) e plano de ação. No primeiro, o assunto gira em torno de quem é o cliente que o empresário quer atingir e como satisfazer a essa demanda. “Iremos responder estas perguntas utilizando dinâmicas testadas e utilizadas por empreendedores de sucesso, como o brainstorming, em que o participante poderá levar uma ideia preconcebida e desenvolvê-la com o grupo, ou simplesmente começar do zero”, explica Medina. Nessa etapa, a ideia é ajudar o empreendedor a identificar o máximo de oportunidades e ideias de negócio.
O segundo passo será em cima das melhores oportunidades de negócio pensadas no passo anterior. Por meio de uma ferramenta chamada "canvas", serão definidos os melhores modelos de negócios para cada empresa. Nessa etapa, o importante é testar diferentes modelos e colher feedbacks dos demais participantes da turma, que fazem o papel de clientes. O melhor modelo será o que entra a melhor proposta de valor com o melhor custo benefício.
Já na etapa três vai acontecer um teste com números. A maioria dos negócios morre nos primeiros dois anos por falta de planejamento. E uma grande falha costuma vir da parte financeira: erro no dimensionamento do capital, no prazo de retorno ou até no preço do produto. “Para testar a viabilidade da ideia de negócio do empreendedor, precisamos fazer contas. O diferencial desta etapa é que vamos disponibilizar uma simples e poderosa planilha com campos já pré-definidos. O objetivo desta etapa é simular a velocidade de crescimento do negócio, o equilíbrio entre receitas e despesas, avaliar preços de venda etc. Com resultado final, o participante conhecerá o investimento inicial necessário para iniciar a empresa, prazo e taxa de retorno, o lucro esperado e, claro, a probabilidade de sucesso. Se der errado nessa etapa, é só refazer a planilha, sem perder dinheiro”, explica.
No último passo será realizada uma dinâmica para orientar e motivar o empreendedor a continuar sua caminhada mesmo após o término do seminário. Ainda em sala, alunos e professor vão definir, juntos, seus objetivos e dividi-los em etapas e ações, com prazos definidos com precisão. Assim, o participante terá uma receita de bolo a seguir a partir do final deste dia, diminuindo muito o risco de paralisia.
Mas, afinal, seria a hora certa para se arriscar em novos negócios? Bernardo é enfático e explica que, na verdade, não há crise para quem está abrindo os novos negócios certos. “A crise existirá dependendo do tipo de negócio que a pessoa pretenda abrir e como este empreendedor irá se posicionar no mercado. Toda crise traz problemas, mas é possível tirar proveito delas se forem propostas soluções pelas quais o cliente está disposto a pagar”, finaliza.
Cabo Frio, RJ. No próximo sábado, 8 de julho, a Dra. Roseane Debatin fará uma palestra gratuita no Espaço Cereall, em Cabo Frio, das 16h às 21h. A médica, formada pela UFF, tem um extenso currículo acadêmico: especializações em Homeopatia, Acupuntura Médica, Ortomolecular, Alergia e Imunologia; pós-graduação em Docência do Ensino Superior; experiência de 24 anos (residência médica, plantões hospitalares emergência e ambulatório; ensino em Terapias Chinesas; e curso avançado de Ayurveda, na Índia (2011-2012).
A palestra vai apresentar a aplicação prática das “essências vibracionais florais” nas várias áreas de saúde onde atuam médicos, terapeutas, veterinários, dentistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeuta, entre outros profissionais. O tema aponta um caminho para a saúde integral do ser e abordará como as “essências vibracionais florais” ativam processos de expansão e transformação da consciência, despertando a harmonia e o equilíbrio; e como, atuando por ressonância vibratória, elas reequilibram tudo que está desestabilizado, desarmônico e vibrando em baixa frequência.
Aprenda a preparar um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa
Você sabia que ao optar por uma alimentação vegetariana você ajuda a si mesmo, ao seu bolso e ao meio ambiente? Para quem pensa que prato vegetariano é sinônimo de “sem graça”, a Eco Chef Mônica Bull, do Cereall Gourmet, vai provar que é possível viver com sabor e cor.
Está mais do que provado: a alimentação saudável resulta em economia financeira já que frutas, verduras e legumes são fáceis de achar, com valores acessíveis e de acordo com a produção de cada região e a sazonalidade de cada produto. Para se ter uma ideia, o setor da pecuária - criação de gado - produz emissões de gases superiores a todo o setor de transporte. E para produzir um quilo de carne bovina, é preciso em média 1,5L de água, enquanto a produção de um quilo de soja demanda apenas 1,3L de água. Ou seja: estudos mostram que ser vegetariano resulta em vida longa e saudável; e, por extensão, sem agredir, poluir e descaracterizar o meio ambiente.
No workshop de “Culinária Vegetariana”, marcado para o dia 6 de julho, às 18h, a Eco Chef Mônica Bull vai ensinar como preparar e servir pãozinho “sem queijo” funcional (vegano e sem glúten), quiche de repolho com recheio de palmito e creme de ricota (low carb e sem glúten), salada mediterrânea (vegano e sem glúten), hambúrguer funcional de proteína com chia (vegano e sem glúten), e torta de manga com frutas vermelhas (vegana e sem glúten).
Serviço: Workshop de “Culinária Vegetariana”. Cereall Gourmet Restaurante. Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio/RJ. Quinta, dia 06 de julho, a partir das 18h Investimento: R$ 150. Informações: 22 2629-6719.
A Hebraica Rio vai realizar no próximo domingo, dia 02 de julho, a 2ª Etapa do Circuito Estadual de Iniciantes no Judô, que vai reunir mais de 600 praticantes crianças e adolescentes, de 04 até 14 anos, nas dependências do clube. O evento vai reunir alunos dessa faixa etária de todo o Estado do Rio de Janeiro.
A organização do evento é da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro – FJERJ – e tem o apoio da Hebraica Rio. “A Hebraica Rio fez questão de apoiar esse evento e trazê-lo para a zona sul do Rio, o que não acontecia há mais de 10 anos, já que os espaços nessa área da cidade são muito mais caros que em outros locais. Resolvemos reduzir custos de realização exatamente por sabermos da importância desse campeonato e por acreditarmos que o esporte deve ser sempre incentivado. Embora para iniciantes, este é um circuito estadual bastante diferenciado, especialmente por participarem também lutadores federados”, explica Emídio Ulisses, Coordenador de Judô e Jiu-Jitsu do clube - Emídio foi técnico do Flamengo, ganhou o título de campeão carioca de alto rendimento do Rio em 2016, e é campeão da Copa São Paulo desse ano.
Na Hebraica Rio, inclusive, as aulas de judô não são levadas na brincadeira. Além das turmas regulares que já acontecem há alguns anos, o clube lançou um projeto social que reúne 25 crianças de escolas públicas da região. “Essas crianças estão treinando nas dependências do clube sem pagar nenhuma mensalidade pelas aulas. Algumas, inclusive, vão competir no próximo domingo. Percebemos o enorme número de crianças que não têm a oportunidade de se tornarem grandes atletas apenas pela questão do investimento financeiro no esporte. Conversando com o Luiz Mairovicth, presidente da Hebraica, resolvemos abrir esse programa de incentivo com essas crianças e certamente alguns campeões vão sair desse grupo. Esta será a primeira competição da turma”, comenta Emídio.
A escolha dos participantes desse projeto obedeceu alguns critérios, como apresentar histórico escolar com notas dentro da média das escolas participantes. Além disso, os alunos são condicionados a participar de todos os eventos para os quais forem convocados para representar o clube. Vale lembrar que a UNESCO declarou o judô como o melhor esporte inicial formativo para crianças de 04 a 21 anos.
Serviço: 2ª Etapa do Circuito Estadual de Iniciantes no Judô. Hebraica Rio – Rua das Laranjeiras, 336 – Laranjeiras / RJ. Domingo, dia 02 de julho, a partir das 09h. Entrada gratuita. Informações: (21) 2557-4455.