sexta-feira, 24 de maio de 2024

Rio realiza campanha de vacinação contra poliomielite

Crianças de 1 a 4 anos podem receber a vacina VOP (gotinha)

Crédito: Edu Kapps/Arquivo SMS

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar a campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda-feira (27) para crianças de 1 a 4 anos que estejam em dia com o esquema básico, conforme orientação do Ministério da Saúde. Ao utilizar a vacina oral contra poliomielite (VOP), o objetivo é reduzir o risco da reintrodução dessa doença no país e aumentar a cobertura vacinal. 

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite ainda ocorre em locais como Paquistão e Afeganistão. Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores e, para garantir a proteção das crianças e que essa enfermidade não retorne a circular no país, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção. 

A meta é vacinar 236 mil crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população alvo, que 248 mil indivíduos. A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial. 

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 14 de junho. Ao se dirigir aos postos com a criança, os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo em casos de apresentação das imunizações de rotina em dia. Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de 1 ano de idade não estão indicados para vacina oral contra poliomielite (VOP), mas poderão ter indicação para vacina inativada (VIP).  Confira a sua unidade de saúde de referência em prefeitura.rio/ondeseratendido.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Vacinação contra a gripe volta às estações do metrô

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a concessionária MetrôRio, visa aumentar a cobertura vacinal contra a influenza


Foto: Edu Kapps / SMS

Estações do metrô das linhas 1 e 2 receberão na quarta-feira (22/5) e quinta-feira (23/5), pontos de vacinação (PV) contra a gripe. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a concessionária MetrôRio, visa aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, facilitando o acesso à vacina com pontos em locais de grande circulação de pessoas. Não é preciso pagar a passagem para ser vacinado.

Na estação Saens Peña, o ponto de vacinação será montado no corredor do acesso F; em Triagem, no acesso A; e no Maracanã, no corredor de acesso à SuperVia; todos com o funcionamento das 9h às 16h. Na Carioca, o ponto ficará no mezanino e, em Botafogo e Cantagalo, no acesso A de cada estação. Nessas estações, o funcionamento será das 8h às 16h. Já nas estações Pavuna, das 8h às 14h, no acesso B, e Colégio, das 14h às 19h, no acesso A.

Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. A vacina contra a gripe segue disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que funciona de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial; e também em alguns pontos de vacinação itinerantes disponibilizados em áreas estratégicas da cidade.

sábado, 18 de maio de 2024

Hemorio realiza ação inédita em jogo da Seleção no Maracanãzinho neste domingo (19/05)

Torcedores do jogo Brasil x Sérvia poderão fazer a doação de sangue das 8h30 às 14h, na área do ginásio onde estará a equipe móvel do Hemorio


Quem for ao ginásio do Maracanãzinho no próximo domingo (19/05) poderá, além de torcer para a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, ajudar a salvar vidas. O Hemorio e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) promoverão uma ação de doação de sangue durante o jogo Brasil e Sérvia pela Liga das Nações – uma das principais competições esportivas do mundo. Os torcedores poderão fazer a doação das 8h30 às 14h, na área onde estará a equipe móvel do Hemorio.

A iniciativa também será realizada no domingo seguinte, dia 26 de maio, quando as seleções masculinas de vôlei do Brasil e Itália irão se enfrentar no mesmo local.

Essa é uma ação inédita. A gente sabe que o público de vôlei é sempre muito solidário com todas as causas e será também nesta ação especial. Esperamos que essa iniciativa seja um sucesso”, explica o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Quem pode doar

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Crianças transplantadas também entrarão em quadra

Outra ação de conscientização para salvar vidas também será promovida durante o jogo Brasil e Sérvia. Duas crianças transplantadas – Arlindo Arthur Oliveira, de 7 anos, e Isabel da Rosa Santos, 4, entrarão em quadra antes do início da partida para incentiva a doação de órgãos.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), através do RJ Transplantes, em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

Para sensibilizar a sociedade com relação ao tema, a equipe do Programa RJ Transplantes, antes da partida, abordará os torcedores e explicará como funciona o processo de doação.

Serviço:
Doação de sangue no jogo Brasil X Sérvia
Data: Domingo, 19 de março
Horário: 8h30 às 14h
Endereço: Ginásio do Maracanãzinho - Rua Professor Eurico Rabelo, s/n - Maracanã

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Fashion Mall recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação é realizada em parceria com o Bosque Bar, na Gávea

Foto: Divulgação

Para somar forças na corrente de solidariedade de ajuda às vítimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul, o Fashion Mall se tornou um dos pontos de arrecadação de doações na cidade do Rio de Janeiro. A ação é realizada em parceria com o Bosque Bar, na Gávea.

O empreendimento receberá doações de produtos de limpeza, higiene pessoal e água mineral, itens de maior necessidade neste momento.

Os donativos poderão ser deixados diretamente na Caixa Solidária, localizada no mall, ou ser entregue no Fashion Prime, no Piso L2, dentro do horário de funcionamento do shopping.

Serviço:
Campanha de Doação às Vítimas das Chuvas no Rio Grande do Sul
Período: Mês de maio de 2024
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 20h. Aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Locais: Mall do empreendimento e Fashion Prime (Piso L2)
O Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, São Conrado, Rio de Janeiro/ RJ. Telefone: (21) 2111-4427.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Shoppings da Ancar se reúnem para campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Shoppings da rede serão pontos de coleta de água, produtos de limpeza, higiene pessoal e de fralda descartável

Diversos shopping da rede Ancar recebem doações em vários pontos do país. Foto: Divulgação

Shoppings da rede Ancar Ivanhoe em todo país serão pontos de arrecadação de doações com o objeto de apoiar a população vítima das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Quem quiser doar, poderá encaminhar para o empreendimento mais próximo que, ao longo dos próximos dias, irá arrecadar produtos como água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas descartáveis, além de roupas e rações que estão sendo arrecadados nos empreendimentos. Nos shoppings do Rio de Janeiro, a ação é uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), que ficará responsável pelo encaminhamento das arrecadações para as famílias do Rio Grande do Sul. Confira abaixo os pontos de coleta:

Rio de Janeiro

Madureira Shopping - Loja Sou do Bem, 3º piso

Shopping Boulevard - Espaço Sustentável, 2º piso

Botafogo Praia Shopping - SAC, 4º piso

Shopping Nova Iguaçu - Piso Conveniência

Shopping Nova América - Acessos A, B e C

Rio Design Barra - Concierge, subsolo

São Paulo

Centervale Shopping - Piso Dutra

Golden Square Shopping - Ração Piso L2 (Espaço Pet Golden) |Demais itens: Pisos G1 e L2: Evento DPA, Lojas Lofyt Style e Bascoy Trend

Shopping Metrô Itaquera - Piso campanela, em frente à Rihappy 

Shopping Parque das Bandeiras - CAL, piso L1

Shopping Pátio Paulista - Pisos Brigadeiro, Maestro Cardim, Treze de Maio, Paulista e Paraíso

Minas Gerais

Minas Shopping - Estacionamento coberto G2 ao lado da Clínica AXIAL

Rio Grande do Sul

Iguatemi Porto Alegre 

Mato Grosso 

Pantanal Shopping - Lojas Hering, Havaianas e Tonon

Rondônia

Porto Velho Shopping - 1º piso, em frente à Riachuelo

Bahia

Parque Shopping Bahia - Piso L2, em frente à Americanas

Ceará

North Shopping Fortaleza - Administração, estacionamento E3

North Shopping Jóquei - SAC (L2, corredor ao lado da Marisa) | Lounge do Jóquei (L1, próximo ao acesso A)

North Shopping Maracanaú - Lounge Maraca, Piso L2

Via Sul Shopping - Térreo, em frente à Aliança de Ouro

Rio Grande do Norte

Natal Shopping - L2, em frente a Cacau Show

Brasília

Conjunto Nacional Brasília - Conjunto Sustentável, 2º piso

Sobre a Ancar Ivanhoe: Ancar Ivanhoe, com 50 anos de atuação no mercado, é a maior empresa de capital privado em shopping center do país. Pioneira no setor, começou sua trajetória na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continua em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 25 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.  Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br.  

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Dia mundial da meditação: confira cinco dicas para começar essa prática

O monge Satyanatha, que já ajudou milhares de pessoas a meditar e é a principal voz do app Atma, preparou cinco dicas para quem quer adotar a prática

Foto: Reprodução do instagram

No próximo dia 21 é comemorado o dia mundial da meditação, uma prática milenar que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo devido aos benefícios que traz para a saúde mental. O monge Satyanatha, que já ajudou milhares de pessoas a meditar e é a principal voz do app Atma, preparou cinco dicas para quem quer adotar a prática.

Como começar e por quanto tempo? Comece sabendo que a meditação é um processo natural. Assim como qualquer pessoa pode se alongar, todo mundo pode e deve meditar. Assim, é importante seguir orientações, como a do app Atma. E por quanto tempo? A meditação deve começar curta para que possa ser encaixada na sua rotina: três minutos, cinco minutos. Conforme você perceber o quanto a meditação tem impactado positivamente sua vida, naturalmente você vai querer aumentar o tempo para a prática. Então, por quanto tempo? Pouco. O tempo que se encaixa no seu dia, mas considere isso como um presente para você e repita. 

Onde meditar? Preparar o ambiente para o exercício é apenas criar um local protegido – um espaço em que você possa fechar a porta, entrar em relativo silêncio e mergulhar em si mesmo. Procure um cantinho da sua casa relativamente calmo, onde você possa se sentar por 10 minutos, sem ser interrompido. Aí, é só colocar seu fone de ouvido, abrir o Atma e deixar fluir na meditação guiada. Se você já é experiente, deixe-se levar naquele momento que é só seu.

Tem hora certa? Não há momento certo ou errado, no entanto, a meditação pode ser uma aliada especial para começar o dia. Portanto, a dica é praticar antes de trabalhar ou de ir para a escola. Assim como o banho limpa a pele, a meditação limpa a mente. Se tomamos um banho para estarmos na nossa melhor versão para encontrar um amigo ou para ir para uma reunião, a gente medita para estar no melhor estado para começar a trabalhar ou estudar.  

É para todo mundo? Meditação não tem idade! Da criança ao idoso, todo mundo pode aprender e sentir os benefícios dessa prática. 

Se eu pegar no sono durante a meditação é porque não deu certo? Meditar pode ter vários objetivos. Todos nos levam ao autoconhecimento, a uma vida mais ponderada, de pensamentos mais claros, mas existem meditações para aumentar a eficiência e performance no trabalho, a potência no esporte, a inteligência numa prova ou aumentar o relaxamento e nos levar a dormir. Se a opção escolhida é uma das muitas que são de relaxamento e aprofundamento, está ótimo se você acabar dormindo. É claro que se você escolher uma dedicada à alta performance e dormir, talvez você não tenha optado pela meditação que, na verdade, o seu corpo queria. Porém, não tem problema dormir. Há muitas meditações que se você terminar dormindo isso foi o triunfo! O sono se torna uma continuação gostosa da meditação.  

Com mais de 1000 meditações, o Atma oferece trilhas gratuitas de conteúdo, além de contar com uma versão completa, que inclui todas as músicas e os sons de fundo do app, por uma assinatura mensal de R$ 16,90 – clientes da Vivo podem contratar o serviço por um valor especial de R$ 15,99 por mês. Em maio, em comemoração ao dia mundial da meditação, o Atma vai ganhar 15 meditações, em versões de 05, 10 e 20 minutos. Outra novidade é o podcast Conexão Atma, apresentado por Satyanatha e que tratará de temas como meditação e autoconhecimento, além de abordar os benefícios da prática para a saúde mental e física. O podcast, com periodicidade quinzenal, estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir da segunda semana de maio.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

CVC lança campanha de doações nas mais de 1.000 lojas da operadora para ajuda solidária ao Rio Grande do Sul

Em parceria com Latam, Azul, Gol Linhas Aéreas e Jamef, as unidades da operadora servirão como base para receber as doações


A partir desta segunda (06/05) até o dia 19 de maio, a CVC inicia uma campanha de arrecadação em todas as mais de 1.000 lojas da operadora no Brasil para ajuda ao Rio Grande do Sul, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.

A ação é uma parceria da CVC, que ficará responsável como ponto de coleta dos itens a serem doados, da Jamef, empresa que atuará na coleta dos itens e das companhias aéreas Latam, Azul, Gol, responsáveis pela entrega das doações. A ação tem como objetivo principal o auxílio imediato aos desabrigados impactados pela tragédia.

Confira como apoiar e somar esforços com a CVC:

- Doações de itens como roupas, calçados, tolhas, cobertores, lençóis podem ser entregues nas mais de 1000 lojas da CVC instaladas nas principais cidades do país. 

Confira os endereços: https://www.cvc.com.br/venda-assistida/lojas