quarta-feira, 27 de novembro de 2024

5 dicas para deixar o celular de lado e dormir melhor

Uma recente pesquisa revela que 96% da população leva o celular para cama; especialista da Biologix destaca hábitos para melhorar qualidade do sono


Foto: Pixabay


O uso do celular antes de dormir tem se mostrado um fator prejudicial à qualidade do sono. De acordo com uma pesquisa recente da NordVPN, 96% da população leva o dispositivo para a cama, seja para navegar nas redes sociais, assistir a vídeos ou conferir mensagens. No entanto, esse hábito pode comprometer o descanso, com 65% dos usuários reconhecendo que o uso excessivo de telas à noite impacta negativamente o sono, resultando em cansaço e baixa produtividade no dia seguinte.

Mas, afinal, o que acontece quando usamos o celular antes de dormir? De acordo com a Sara Giampá, pesquisadora científica da healthtech Biologix, especializada em medicina do sono, o principal vilão está na luz emitida pelas telas dos dispositivos móveis. "Essa luz interfere na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Quando a melatonina é suprimida, a sensação de sonolência diminui e o cérebro acredita que ainda é dia, o que dificulta o processo de adormecer".

Outro aspecto importante é o conteúdo consumido no celular. Muitas vezes, as informações geram ansiedade e aumentam a produção de hormônios do estresse, elevando o estado de alerta e dificultando a manutenção do sono. Além disso, a pesquisadora alerta que o uso excessivo do celular pode prejudicar pessoas que já enfrentam algum tipo de distúrbio do sono, como a apneia do sono. "Os principais sintomas da apneia do sono incluem o ronco e o sono não reparador, que podem levar à sonolência durante o dia. O diagnóstico pode ser feito por meio da polissonografia, seja em laboratório ou em casa, como o Exame do Sono Biologix®”, explica Giampá.

Dicas para melhorar o sono e reduzir os efeitos do celular

Para quem tem dificuldade em deixar o celular de lado antes de dormir, a especialista listou algumas mudanças simples na rotina que podem melhorar a qualidade do sono. Confira abaixo. 

Estabeleça uma rotina de desintoxicação digital: Tente limitar o uso do celular pelo menos 30 minutos antes de deitar. Aproveite esse tempo para praticar atividades relaxantes, como ler um livro ou ouvir uma música tranquila.

Use o modo noturno: Muitos celulares possuem uma função que ajusta a luz da tela para uma tonalidade mais quente, diminuindo a emissão da luz azul. Ative essa função, principalmente à noite.

Crie um ambiente propício: Além de deixar o celular de lado, procure um ambiente silencioso, escuro e confortável. A temperatura também deve ser agradável, nem muito quente nem muito fria.

Evite redes sociais e notícias de última hora: O conteúdo consumido antes de dormir pode afetar sua mente. Evite temas que possam causar ansiedade ou tensão.

Exercícios de relaxamento: Técnicas de respiração, meditação ou até um banho quente podem ajudar a acalmar o corpo e a mente, preparando você para um sono mais tranquilo.

"Ao fazermos pequenos ajustes, como reduzir o uso de celulares antes de dormir, podemos não apenas melhorar a qualidade do nosso sono, mas também elevar o nosso bem-estar. Dormir bem é essencial para viver bem", destaca a pesquisadora da Biologix.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Como Machado criou uma psicologia conceitual antes de Freud

O pesquisador do narcisismo Adelmo Marcos Rossi revela em livro que diversos conceitos de Freud estão presentes nos escritos machadianos sob outros nomes

Com um jeito divertido, irônico e incisivo de escrever, Machado de Assis analisou a sociedade, as emoções humanas e a complexidade da mente de uma forma tão profunda que ele nem sequer poderia imaginar quantos conceitos citados por ele seriam descobertos anos depois por Sigmund Freud. Autodidata, o autor carioca teve um acesso limitado à educação formal. Entretanto, isso não o impediu de se tornar um dos maiores nomes da literatura brasileira e – agora – também um precursor da psicanálise antes mesmo de Sigmund Freud iniciar os estudos sobre a psique.

Esta é a descoberta inédita que o pesquisador sobre narcisismo, mestre em Filosofia e psicólogo, Adelmo Marcos Rossi, apresenta no livro O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo, após A Cruel Filosofia do Narcisismo (2021). Ao se debruçar sobre a extensa obra machadiana, composta por romances, crônicas, poemas, peças teatrais e contos, ele mostra, em mais de 450 páginas, os conceitos sobre os quais o Bruxo do Cosme Velho se apoiou.

De acordo com Adelmo, Machado de Assis tomou o narcisismo como elemento central de sua analítica desde o primeiro conto “Três Tesouros Perdidos” (1858), publicado quando ele tinha somente 19 anos. Já a “cura pela fala”, concepção freudiana sobre a importância da palavra no processo terapêutico, aparece sob o princípio em latim “Similia similibus curantur”, que significa “o mesmo se trata com o mesmo”.

Enquanto Freud queria alcançar “a imortalidade do Eu” (O Narcisismo, 1914), como criador
de uma nova ciência, incluindo tardiamente o Narcisismo na psicanálise, Machado havia percebido o Narcisismo
estrutural tomando-o como ponto de partida. Freud dirá que a literatura – a arte das palavras – era superior à
ciência na busca de desvendar os mistérios da alma humana, e Machado tinha essa compreensão sem ter
l
ido a obra de Freud. (O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo, p. 14)

O pesquisador traça, no início do livro, um paralelo entre vocábulos conceituais empregados por Machado de Assis e termos cunhados pelo pai da psicanálise: amor de transferência, castração, recalque, chiste, acontecimento imprevisto, inconsciente e outros. A obra está dividida em 24 capítulos independentes, que podem ser lidos em qualquer ordem.

Em O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo, os leitores compreenderão como o escritor de “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881) fundou uma espécie de psicologia sob a forma de literatura. Enquanto Sigmund Freud foi fundamental para a área da ciência e conceituou termos importantes para a compreensão da psique humana, a obra machadiana pode não ter criado esse instrumental, mas apresentou a psicologia e as tramas da mente por meio da ficção.

Ficha técnica
Título: O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo
Autor: Adelmo Marcos Rossi
ISBN: 978-65-5389-082-4
Páginas: 456
Preço: R$ 120
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor: Engenheiro civil (UFES, 1980), mestre em Ciência de Sistemas (Tóquio, 1990), psicólogo (UFES, 2010), mestre em Filosofia (UFES, 2015) e microempresário, Adelmo Marcos Rossi dedica quase 15 anos aos estudos sobre psicanálise. Fundador do Grupo de Pesquisa do Narcisismo, também é autor do livro “A Cruel Filosofia do Narcisismo – Uma Interpretação do Sonho de Freud” (2021). Após um longo período de pesquisa acerca das relações entre as obras machadiana e freudiana, publicou O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo.

Redes sociais:

Instagram: @adelmomarcosrossi
Facebook: /psicanaliseemato
Youtube: @adelmomarcosrossi

domingo, 17 de novembro de 2024

Dia Nacional de Combate a Tuberculose traz alerta: tosse por mais de três semanas deve ser investigada

Diagnóstico precoce e possíveis resistências devem ser realizados para que o tratamento ocorra de forma assertiva


Foto: Divulgação

Em 17 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. A data foi incorporada ao calendário para destacar a necessidade de prevenção e tratamento da doença no cenário brasileiro. No Brasil, o cenário é preocupante, pois o país é o primeiro das Américas no número de casos registrados. Em 2023, foram registrados mais de 110 mil novos casos, segundo dados do DataSus, do Ministério da Saúde. Um dos principais sintomas que deve ser observado, é a tosse prolongada por três semanas ou mais. Ela pode ser seca ou produtiva, que é quando há muco. Febre vespertina, suor noturno e emagrecimento também são sinais de alerta.

Mesmo podendo ser prevenida e tratada, a doença segue sendo um problema global. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Relatório Global da Tuberculose (TB), em 2022, foi registrado mundialmente o maior número de casos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou o monitoramento, em 1995. Foram cerca de 7,5 milhões de pessoas diagnosticadas, mas a estimativa é que mais de 10 milhões foram acometidas. 

A tuberculose é causada pela micobactéria Mycobacyerium tuberculosis (bacilo de Koch) e, além de poder atingir o pulmão, a pleura (membrana que reveste os pulmões), os ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e o sistema genitourinário, ela é infectocontagiosa e com transmissão direta. Pequenas gotas expelidas por uma pessoa contaminada é o suficiente para que a contaminação ocorra.

Podem surgir complicações, como dificuldade respiratória, eliminação de sangue ao tossir (hemoptise), colapso do pulmão, acúmulo de pus na pleura, infecção generalizada, desnutrição, infertilidade, doença inflamatória na pelve, alterações menstruais e até a tuberculose miliar”, explica Dra. Marta Fragoso, infectologista do Hospital Vita.  

Diagnóstico precoce e tratamento assertivo

O diagnóstico precoce da tuberculose é de extrema importância, pois além de prevenir que a pessoa acometida tenha piora no quadro clínico, ele evita que a contaminação siga ocorrendo e que a doença seja confundida com outras enfermidades. A farmacoeconomia também é consequência, pois tratar um paciente de forma ambulatorial e domiciliar possui menos gastos do que tratamentos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Segundo a infectologista, ao ter suspeita clínica, deve-se solicitar o exame de raio-x de tórax, além da coleta de escarro matinal para os testes microbiológicos e microscópicos que comprovam o diagnóstico. Ao ter a suspeita confirmada, inicia-se o tratamento, que é feito com antibióticos específicos. “As medicações são associadas por tempo prolongado, sendo de seis a nove meses, dependendo da forma de apresentação da tuberculose”, destaca a Dra. Marta.    

Assim como o diagnóstico rápido é essencial, identificar possíveis resistências a antibióticos também faz parte do tratamento assertivo. A Mobius, empresa que desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica focada na biologia molecular, possui os kits GenoType MTBDRplus VER 2.0 e GenoType MTBDRsl VER 2.0, da linha Hain LifeScience. Ambos identificam a bactéria e suas resistências aos principais medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose. 

Os exames da Mobius possuem um alto grau de sensibilidade e precisão, além de oferecerem diagnósticos rápidos. Desta forma, o tratamento com as medicações corretas e a conduta médica podem ser assertivos desde o início, além de evitar que o paciente seja medicado com fármacos ineficazes para a bactéria presente em seu organismo. 

Prevenção pode ser feita com vacina

A tuberculose é uma doença altamente transmissível e, caso não tratada, ou se o tratamento for realizado da forma incorreta, ela pode se tornar grave ou até mesmo resistente. Pessoas com baixa imunidade ou adoecidas também são suscetíveis a desenvolverem quadros clínicos instáveis. Dentre as formas de prevenção, estão as mais simples e básicas e que também diminuem outras doenças, como a ventilação dos locais, o não compartilhamento de copos e itens pessoais e de higiene, além de evitar aglomerações.

Apesar destas maneiras, a principal acontece logo nos primeiros dias de vida. “Uma das formas mais importantes de prevenção é a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin, bactéria enfraquecida que serve para produzir a vacina), que protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. Esta vacina deve ser aplicada já na maternidade, logo após o nascimento, em dose única, no braço direito e deixa uma pequena cicatriz”, explica a infectologista. 

A Dra. Marta ainda destaca que ao apresentar sintomas, a pessoa deve buscar atendimento médico e iniciar o isolamento respiratório. Com o tratamento correto, a transmissão respiratória é eliminada em até 15 dias. A fim de manter a saúde pública estável e para que as ações de combate sejam realizadas, é importante que os casos confirmados sejam notificados à Vigilância Epidemiológica, assim é possível realizar o rastreio dos contatos e tratamento ou profilaxia.

Fonte: https://mobiuslife.com.br/

Descubra como preparar seu corpo para o verão

Dermatologista Fátima Tubini fala sobre tratamentos sem agulhas, enzimas e procedimentos inovadores eficazes para quem busca curtir os dias quentes


Foto: Pixabay


Com a aproximação do verão, muitas pessoas buscam cuidados para o corpo que elevem a autoestima. Para isso, além das preocupações cotidianas, tratamentos dermatológicos oferecem alternativas que auxiliam na definição e no preparo do corpo.

Segundo a dermatologista Fátima Tubini, a manutenção de uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios e hidratação constante são fundamentais para a saúde do corpo. “Esses hábitos são essenciais para um organismo saudável e uma aparência mais harmônica ao longo do ano”, afirma.

Além das práticas diárias, procedimentos estéticos são opções para tratar flacidez, celulite e gordura localizada. “O Ultraformer MPT, enzimas para redução de gordura e a radiofrequência corporal são alguns dos tratamentos eficazes para essas condições”, explica Tubini.

O Ultraformer MPT estimula a produção de colágeno e ajuda a remover gordura localizada sem o uso de agulhas. “Esse procedimento melhora o contorno corporal e facial. Com a ponteira macro, trabalha-se a redução de medidas, e com a ponteira micro, a contração muscular e a estimulação do colágeno,” descreve a dermatologista.

Para quem busca eliminar gordura localizada sem cirurgia, as enzimas lipolíticas são uma alternativa. “Essas enzimas possuem ação anti-inflamatória e lipolítica, sendo aplicadas em áreas específicas para a redução de gordura”, explica Tubini.

A radiofrequência corporal, indicada para tratar flacidez e celulite, oferece uma opção não invasiva para melhorar a textura da pele. “Esse tratamento auxilia na redução de flacidez e celulite, sem intervenção cirúrgica”, diz Tubini, destacando que todos os procedimentos devem ser recomendados após consulta com um dermatologista qualificado.

Sobre a Dra. Fátima Tubini

Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em sua trajetória, trabalhou com o público infantil na área de pediatria. Atualmente, a profissional proporciona através de procedimentos dermatológicos e estéticos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus pacientes.


sábado, 16 de novembro de 2024

5 livros infantis para o desenvolvimento pessoal

A literatura pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento pessoal e pedagógico e estímulo à criatividade


Foto: Divulgação


A literatura dá novas perspectivas e olhares ao conteúdo trabalhado na escola, o que enriquece o processo pedagógico. Nesse contexto, o conhecimento da língua desempenha um papel importante quando o assunto é o estímulo à criatividade e o exercício da compreensão de mundo.

Mas a importância de se aprofundar no conhecimento literário e do idioma não para por aí: “A escrita é também um exercício de formação de identidade. Ela se torna um meio de colocar para fora questões, dúvidas e sentimentos”, pontua a diretora do Marista Escola Social Ir Rui, Neuzita Soares,

Os livros podem, por exemplo, provocar a reflexão sobre temas e acolher preocupações das crianças e adolescentes sobre os mais diversos assuntos. Existe, também, um fator de identificação, capaz de contribuir para a formação da identidade do jovem e para o seu desenvolvimento pessoal.

Ao se ver refletida em uma história a criança entende que não está sozinha, que está representada ali e que existem outras como ela. Esse elo de ligação é muito importante”, explica.

Para incentivar que a leitura faça parte da vida do seu filho, nada melhor que o exemplo: estar junto com as crianças para um momento de leitura e até mesmo estimulá-los a criar histórias com base nos livros são caminhos para a construção de um hábito. Quando veem que os pais também cultivam esse hábito, os pequenos se sentem mais motivados.

Livros infantis que auxiliam no desenvolvimento e criatividade

“Achados e Perdidos” (Oliver Jeffers): neste livro, um menino vai até o Polo Sul para tentar descobrir a origem do pinguim que apareceu em sua casa. No caminho, aprende sobre o valor da amizade e a construção de relacionamentos.

“O que é que isso é?” (Alexandre Rampazo): as ilustrações exploram o caráter lúdico da imaginação que é característico das crianças, mostrando que nem tudo precisa ser o que parece ser. 

“Este não é um livro de princesas” (Blandina Franco e José Carlos Lollo): falando sobre os estereótipos ensinados às meninas na infância a partir de uma protagonista descabelada, a autora busca mostrar às crianças que é possível ser feliz desviando do que é esperado de nós.

“O muro no meio do livro” (Jon Agee): este livro aborda o preconceito e a forma como enxergamos o outro, mostrando que, às vezes, construir pontes é melhor do que erguer muros.

“Da minha janela” (Otávio Júnior): o autor convida as crianças a perceber o mundo que as cerca, prestando atenção ao que acontece para além de suas realidades.



Artigo: 3 dicas para dormir melhor

 Por Isabel Braga*


Foto: Freepik 

O mundo enfrenta uma verdadeira epidemia de distúrbios do sono e uso de medicamentos para induzi-lo. Embora toda insônia deva ser investigada clinicamente, é possível melhorar a qualidade do descanso aproveitando algo que está ao alcance de todos: a nossa própria fisiologia evolutiva.  

Grande parte dos problemas envolvendo o sono têm origem em aspectos evolutivos do corpo humano, que reage a desiquilíbrios e interpreta que não podemos nos dar ao luxo de dormir quando estamos cansados. Algumas práticas simples podem contribuir para um sono mais reparador:

  1. Reduza o consumo de açúcar: alimentos alto teor de açúcar, geram picos de insulina que podem tornar as células resistentes a esse hormônio, dificultando a entrada de glicose. Isso faz com que o cérebro interprete a situação como "fome", ativando os circuitos da proteína orexina, que impede de dormir por entender que precisamos buscar alimento.
  1. Use filtros nas telas e evite jogos eletrônicos antes de dormir: a luz azul de dispositivos tecnológicos interfere na produção de melatonina, atrasando o início do sono. Por isso, a orientação de usar filtros que bloqueiam essa luz. Além disso, a dopamina liberada durante jogos ou discussões online estimula o cérebro, mantendo-o desperto, o que explica por que muitos adolescentes viram a noite jogando videogames. 
  1. Gerencie o estresse e evite estimulantes: a exaustão mental desencadeia a liberação de cortisol, um hormônio que ativa os centros cerebrais responsáveis pelo estado de alerta. Somando a isso, a produção de noradrenalina e adrenalina em situações estressantes aumenta a atividade cerebral, dificultando um sono tranquilo e restaurador.

---

*Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação.




segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Dr. Fernando Bastos ensina a melhor dieta para fugir dos ultraprocessados e conquistar a longevidade

Em "O ciclo original", médico e mestre em Ciências da Saúde propõe estratégia baseada em alimentos de alto valor nutricional e refeições equilibradas como faziam nossos ancestrais

No livro O Ciclo Original, Dr. Fernando Bastos desvenda as profundas conexões entre as drásticas mudanças no estilo de vida, a interação com o planeta e o alarmante adoecimento coletivo enfrentado pela humanidade nos dias atuais. Nesta jornada urgente e reveladora, o médico e mestre em Ciências da Saúde não apenas diagnostica os problemas acarretados pela modernidade como também oferece uma solução poderosa e acessível: a redescoberta e implementação de um estilo de vida alinhado à evolução biológica, inspirado na sabedoria alimentar e nas práticas de vida dos ancestrais humanos.

Armado com evidências de uma revisão abrangente de 45 estudos, publicada pela revista científica The BMJ, que associa o consumo de alimentos ultraprocessados a mais de 30 problemas de saúde — de doenças cardiovasculares a ansiedade —, Dr. Bastos faz um apelo convincente para o resgate do equilíbrio perdido. "O Ciclo Original guia-nos para afastar essas enfermidades com uma estratégia de vida que enfatiza alimentos de alto valor nutricional, atividade física, sono reparador, controle do estresse e uma abordagem consciente à suplementação”, enfatiza.

Publicado pela Citadel Grupo Editorial, este livro não é apenas uma coleção de diretrizes de saúde; é uma imersão profunda na evolução alimentar e cultural da humanidade, desde a era pré-fogo até a revolução agrícola e industrial. Nessa linha evolutiva, o autor demonstra como a população mundial se desvia perigosamente de uma dieta rica e nutritiva para uma alimentação deficiente e de digestão lenta.

Para além do conhecimento científico, O Ciclo Original propõe um plano de ação concreto para o leitor embarcar em uma jornada de volta à nutrição ancestral. Este é um guia indispensável para quem busca um estilo de vida verdadeiramente saudável, focado na longevidade e na qualidade de vida, e um estímulo para transformar a cultura alimentar e reeducar as pessoas sobre as escolhas alimentares que fazem.

FICHA TÉCNICA
Título: O ciclo original
Autor: Dr. Fernando Bastos
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472771
Dimensões: 15.5 x 1.7 x 23 cm
Páginas: 304
Preço: R$ 64,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Dr. Fernando Bastos é médico, palestrante e escritor. Mestre em Ciências da Saúde, é especialista em Urologia e Andrologia e possui pós-graduação em Nutrologia. Como membro fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa, é apaixonado pela busca incessante de respostas que levem a humanidade à longevidade, ao bem-estar e à harmonia.

Redes sociais do autor:

Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.

Redes sociais da editora:

sábado, 9 de novembro de 2024

Novembro Azul: 90% dos casos de Câncer de Próstata são curáveis com o diagnóstico precoce, acompanhamento médico regular é fundamental

Busca por consulta médica e exames é baixa. Quebra do tabu do exame de toque é caminho para a redução de casos


Foto: Pixabay

Como o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata está atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com cerca de 10,2% do total de casos de câncer. Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que aproximadamente 71.730 novos casos por ano devem surgir  até 2025. Durante o Novembro Azul, médicos, profissionais de saúde e entidades buscam quebrar o tabu entre os homens em relação à realização de exames preventivos, como o toque prostático, para combater esta doença, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens no país.

Em termos de mortalidade, o câncer de próstata apresenta números alarmantes. Estima-se que ocorram cerca de 16.300 óbitos por ano relacionados a essa neoplasia, o que representa aproximadamente 13,5% das mortes por câncer no Brasil. As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% dos casos novos, mas sua predominância se registra em todas as regiões do país. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, um em cada 10 homens terá câncer de próstata no país.

O diagnóstico e os exames preventivos

Os dados nos mostram a importância de se fazer o diagnóstico precoce, o que envolve a mudança de paradigma nos homens, uma população que procura menos as consultas e os exames de prevenção. Isso é ainda mais grave quando se trata do câncer de próstata por causa do exame de toque”, explica o chefe da equipe de urologia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Adriano Pinto.

O urologista afirma que em mais de 90% dos casos o câncer de próstata é curável desde que o diagnóstico seja feito precocemente. “Por isso, é necessário que os homens façam o exame preventivo urológico, com consulta médica com especialista, dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no exame de sangue e o exame de toque prostático, que verifica anomalias, é indolor e rápido”, esclarece o especialista.

Principais Fatores de Risco

Os principais fatores de risco incluem idade avançada (a partir dos 50 anos), histórico familiar da doença, raça e obesidade. Em casos com histórico familiar ou sintomas, o acompanhamento médico regular é fundamental.

Idade: é o fator de risco mais relevante, com a incidência aumentando significativamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos casos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais.

Histórico Familiar: parentesco de primeiro grau (pai ou irmão) com paciente de câncer de próstata aumenta o risco em até duas vezes. O risco é ainda maior se houver múltiplos casos na família. Neste caso, o homem deve considerar exames regulares a partir dos 45 anos para monitoramento adequado da saúde prostática.

Raça: homens afrodescendentes apresentam maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata e frequentemente têm formas mais agressivas da doença. Em contraste, homens asiáticos e hispânicos têm menor incidência.

Genética: mutações em genes como BRCA1 e BRCA2, que estão associados a outros tipos de câncer, também aumentam o risco de câncer de próstata. Além disso, a presença do gene HOXB13 está ligada a uma forma hereditária da doença.

Obesidade: a obesidade é um fator que pode contribuir para um risco aumentado de câncer de próstata, especialmente em sua forma avançada.

Dieta e Estilo de Vida: dietas ricas em gordura animal e carne vermelha estão associadas a um maior risco, enquanto uma alimentação rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis pode ter um efeito protetor. O sedentarismo também é considerado um fator contribuinte.

Níveis Hormonais: altos níveis de andrógenos (hormônios masculinos) podem estar associados a uma piora na evolução do câncer de próstata, embora a relação exata ainda esteja sendo estudada.

Medidas Preventivas

Alimentação Saudável: consuma uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e legumes. Alimentos ricos em antioxidantes, como tomates (ricos em licopeno), brócolis e peixes ricos em ômega-3, são benéficos.

Redução de Gorduras: evite gorduras saturadas e trans. Prefira gorduras saudáveis, como as encontradas em nozes e azeite de oliva.

Limitação de carnes vermelhas: diminua o consumo de carnes vermelhas e processadas, que estão associadas a um maior risco de câncer.

Atividade Física Regular: pratique exercícios físicos regularmente, como caminhada, corrida ou natação. A recomendação é de pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana.

Controle do Peso Corporal: manter um peso saudável é crucial, pois a obesidade está associada a um risco aumentado de câncer de próstata agressivo. Uma combinação de dieta equilibrada e exercícios físicos é essencial para o controle do peso.

Evitar o tabagismo: o tabagismo não é um fator principal para o câncer de próstata, mas pode piorar o prognóstico da doença. Parar de fumar é uma medida importante para a saúde geral.

Limite o consumo de álcool a níveis moderados, pois o consumo excessivo pode aumentar o risco de câncer.

Consultas Médicas Regulares: a realização de consultas e exames preventivos regularmente, especialmente após os 50 anos, é fundamental, e se houver histórico familiar, a partir dos 45 anos.

Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também aborda outros aspectos da saúde do homem, como a importância de adotar hábitos saudáveis, fazer atividade física regularmente, manter o peso adequado, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A saúde do homem no Brasil é um tema que merece atenção, pois os homens costumam ter uma menor expectativa de vida do que as mulheres, além de apresentarem maior incidência de doenças”, alerta o urologista.

Fonte: Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

5 Sinais de um relacionamento tóxico e como lidar com ele

Medo do desconhecido, dependência emocional e financeira, além de baixa autoestima são algumas das características que prendem pessoas a esse tipo de relação


Foto: Divulgação 

A questão dos relacionamentos tóxicos é complexa e atinge pessoas de diferentes idades, classes sociais e formações. Segundo Paulo Dorta, terapeuta e autor do livro “Rota para Sintonia Interior”, a maioria das pessoas não percebe imediatamente que está em uma relação prejudicial, mas existem sinais claros que podem indicar um relacionamento tóxico. Abaixo, ele aponta cinco sinais para identificá-los e maneiras de enfrentá-los.

1- Desequilíbrio de papéis e tarefas domésticas
De acordo com Dorta, as pessoas tendem a entrar em relacionamentos amoroso levando relacionamentos pessoais, familiares e até religiosos que perpetuam a ideia de que uma mulher, em particular em um modelo de relacionamento heteronormativo, deve servir o parceiro. Esse papel imposto de forma inconsciente faz com que a divisão de responsabilidades e tarefas domésticas se torne desigual, especialmente quando o parceiro possui uma atenção mais tradicional. Esse desequilíbrio pode causar frustração e ressentimento, transformando o relacionamento em algo tóxico. 

O terapeuta alerta que é fundamental conversar abertamente sobre divisão de tarefas para estabelecer uma parceria equilibrada.

2 - Medo do desconhecido
Muitos permanecem em relacionamentos tóxicos por medo de enfrentar o que vem após o término. Enfrentar o julgamento de familiares, amigos e até da própria sociedade é um desafio, especialmente para quem ainda está vinculado a opiniões religiosas ou normas sociais. 

O medo de ficar só também é um grande impeditivo. Paulo Dorta orienta que o autoconhecimento e a reflexão sobre os medos pessoais são passos importantes para se libertar de uma relação prejudicial.

3 - Esperança de mudança no parceiro
Dorta observa que a esperança de que o parceiro mude é uma das principais razões pelas quais as pessoas permanecem em relações tóxicas. Muitas pessoas acreditam que pequenos gestos indicam uma transformação futura que, segundo o terapeuta, raramente acontece. 

O especialista aconselha que em vez de esperar mudanças no outro, foque em fortalecer sua própria autoestima e autonomia emocional.

4 - Dependência emocional e financeira
A dependência pode ser emocional, financeira ou até energética, e impede que muitas pessoas saiam de uma relação prejudicial. Isso é especialmente comum em situações em que uma pessoa sente que precisa de parceiro para validação ou sustentação, ou que não conseguiria se sustentar sozinha. 

Dorta fala que ao desenvolver sua independência e buscar suporte emocional fora do relacionamento, uma pessoa se sente mais fortalecida para enfrentar uma possível separação.

5 - Baixa autoestima
Relacionamentos tóxicos são fortemente alimentados pela baixa autoestima. Pessoas que não se valorizam ou que têm uma autoimagem negativa podem se sujeitar a condições ambientais acreditando que não merecem coisa melhor. 

O terapeuta recomenda buscar ajuda para trabalhar a autoestima e fortalecer a própria identidade, essencial para tomar decisões que priorizem o próprio bem-estar.

Dados alarmantes
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de uma em cada três mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro de casa, o que muitas vezes é um sinal de uma relação abusiva e tóxica. Identificar esses sinais e buscar apoio emocional, seja através de terapias ou grupos de apoio, pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.

2ª Semana de Estudos
Para aqueles que buscam não apenas identificar e lidar com relacionamentos tóxicos, mas também transformar suas vidas e atingir novos níveis de bem-estar, a 2ª Semana de Estudos em Sintonia: Terapias Integrativas e Desenvolvimento Humano chega com o tema de Prosperidade entre os dias 25 e 29 de novembro. Este evento oferece uma oportunidade única para aprender técnicas de terapias integrativas que podem desbloquear o potencial de uma vida próspera e equilibrada. Com acesso digital, os participantes podem explorar o conteúdo no seu próprio ritmo, com a conveniência de acessar tudo pelo celular.

Serviço
Livro “Rota para Sintonia Interior”:  https://paulodorta.com/livro-rota-para-a-sintonia-interior-por-paulo-dorta/ 

Evento: 2ª Semana de Estudos em Sintonia: Terapias Integrativas e Desenvolvimento Humano
Data: 25 a 29 de novembro
Valor do evento: R$ 50,00
Inscrições: https://www.paulodorta.com/ii-semana-de-estudos-em-sintonia-terapias-integrativas-e-desenvolvimento-humano-prosperidade

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Expectativa e pressão marcam segundo dia do ENEM; confira dicas para uma preparação eficaz

Especialistas recomendam estratégias de última hora para manter o foco, administrar o tempo e lidar com a pressão



A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma trazer muita ansiedade para os estudantes. O nervosismo, quando não controlado, pode atrapalhar o desempenho na prova. Para ajudar nessa reta final, conversamos com especialistas da Legacy School: a psicóloga clínica e escolar Camila da Silva Conceição e o fundador e diretor Phillip Murdoch. Eles compartilham dicas essenciais sobre como manter a calma, gerenciar o tempo e evitar excessos na preparação.

Não criar expectativas exageradas

De acordo com Camila Conceição, colocar expectativas muito altas sobre a prova pode gerar frustração e ansiedade. “O Enem é importante, mas não pode ser visto como o único caminho para o futuro. Pensar dessa forma aumenta a pressão e pode prejudicar o desempenho”, alerta. Ela recomenda que os estudantes encarem a prova como mais uma etapa de crescimento, e não o único fator decisivo na vida acadêmica.

Evitar estudar na véspera da prova

Phillip Murdoch reforça que o momento de estudo intenso deve parar antes do dia da prova. “Estudar na véspera só serve para aumentar o estresse. O ideal é relaxar, descansar e fazer atividades leves que ajudem a distrair a mente”, sugere. Ele explica que o cérebro precisa de descanso para funcionar bem durante a prova, por isso, o melhor é evitar novas revisões de conteúdo na última hora.

Otimizar o tempo durante a prova

O Enem é conhecido por ser uma prova extensa, por isso, Murdoch aconselha os alunos a terem uma estratégia para otimizar o tempo. “Não se prenda por muito tempo em uma questão. Responda primeiro as perguntas mais fáceis e volte para as mais difíceis depois”, orienta. Dessa forma, o estudante garante que conseguirá responder todas as questões, sem correr o risco de deixar algo em branco por falta de tempo.

Técnicas de relaxamento

Camila também indica o uso de técnicas de relaxamento para lidar com a ansiedade nos dias que antecedem a prova. “Exercícios de respiração profunda ajudam a manter o foco e a calma. Pratique alguns minutos antes de começar a prova, isso pode fazer toda a diferença”, sugere.

Sobre a Legacy School

A primeira Legacy School começou em Campo Grande, de forma humilde, com algumas pessoas que acreditavam na importância da educação cristã intercultural. Hoje, a Legacy tem mais de 6 mil alunos.

Assim como Harvard, Princeton, Yale, Oxford, Cambridge e outras mais, iniciaram como instituições cristãs, a Legacy continua o legado do ensino intercultural e cristão pelo estado do Rio de Janeiro, expandindo por todo o Brasil através do sistema de franquias.

Tem parcerias com universidades americanas como a DBU (Dallas Baptist University), a ORU (Oral Roberts University) e a Christian Hall (Instituição Parceira Internacional) onde nossos alunos têm uma assessoria exclusiva que os ajudarão em todo o processo de ingresso nas universidades americanas.

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?

* Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento


Foto: Pexels


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de outubro de 2024, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Inúmeros trabalhos científicos falam que o uso do celular está tendo um impacto importante no desenvolvimento das nossas crianças. Isso tem impacto muito relevante, pois uma criança passa 200 dias letivos numa escola e no mínimo quatro horas por dia.

Todas as pesquisas neurocientíficas são a favor dessa medida, pois a criança poderá se envolver mais com os outros e trabalhar habilidades que estão sendo deixadas de lado. Há habilidades e competências no boom do desenvolvimento, os pontos sensíveis do desenvolvimento, por exemplo, que acontecem justamente na educação infantil e no fundamental. Então, precisamos preservar o cérebro e o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional e o aprimoramento em todas as áreas.

É fundamental os pais se prepararem. Aliás, isso é um ponto de reflexão para os próprios responsáveis. Porque, às vezes, há pais que acabam colocando na tecnologia uma dependência extremamente excessiva. E acabam pormenorizando as relações sociais que eles precisam desenvolver com os filhos.


Foto: Pexels

Estamos vendo crianças com problemas e atrasos de linguagem. Ou que não têm transtorno, mas que acabam desenvolvendo déficits de linguagem, déficits de habilidades sociais, além de ficarem mais ansiosas.

Nossas crianças estão adoecendo por conta da tecnologia. Não podemos negar que a tecnologia é muito boa e importante, mas ela não pode ter a dimensão que está tendo numa época tão importante quanto o desenvolvimento.

Por exemplo, desde 2018 já se têm pesquisas mostrando que na Inglaterra as crianças estão com dificuldade de segurar no lápis e habilidades básicas como escovar dentes. Isso se dá por não utilizarem as mãos, não utilizarem outras habilidades motoras. Elas estão perdendo essas funções e diminuindo as habilidades por conta dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. A tecnologia é muito boa e pode ser uma grande aliada, mas ela tem que ser mediada. Mediada por quem? Pelos pais, pela família.

Os pais também devem ficar atentos aos sinais de agressividade. Se eles acontecem, já mostra uma dependência. A escola é um momento extremamente relevante onde a criança, além de aprender, desenvolve várias habilidades e competências, pois o cérebro é muito plástico.

Inclusive, o projeto de lei fala algo muito importante, ele proíbe o porte. Já há pesquisas que mostram que o simples fato de termos o porte do celular, ele já é uma atividade que pode provocar distração. Por exemplo, uma criança de cinco ou de seis anos vai ter essa dificuldade em se autorregular e saber se agora pode ou agora não pode mexer. Não há malefícios, somente benefícios.

Luciana Brites.
Foto; Samara Garcia
 (*) Luciana Brites é   CEO do Instituto.   NeuroSaber,     psicopedagoga,   psicomotricista,   Mestre em distúrbios   do desenvolvimento e   doutorando em.  ciências do desenvolvimento humano, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Um livro de poesia feito inteiramente de plástico reciclado

Nova obra de Pedro Tancini explora o tema do plástico para buscar o amor, o futuro e a literatura entre a violência do capitalismo

Poemas de Plástico, novo livro de poesia de Pedro Tancini, vai além da abstração e se torna a primeira obra de literatura do mundo produzida inteiramente com plástico reciclado e reciclável. As páginas são impressas em um papel sintético com as mesmas propriedades do papel de celulose, feito principalmente de tampinhas de garrafa PET coletadas por catadores. Já as capas de cada exemplar são personalizadas pelo próprio autor, com colagem de pedaços de plástico que ele retirou das praias do estado de São Paulo.

O projeto se baseia na contradição do plástico no mundo contemporâneo: ao mesmo tempo que é um material tão descartável, leva mais de quatrocentos anos para se decompor na natureza. É esse paradoxo que conecta os poemas, sejam os que denunciam a descartabilidade de tudo, inclusive do amor, na sociedade capitalista, sejam os que procuram um futuro diferente do fim para o qual o mundo está se encaminhando.

Como evitar as cada vez mais intensas e frequentes catástrofes ambientais se até as corporações que se posicionam como "amigas” do meio ambiente estão devastando o planeta? Como a vida psíquica e emocional é afetada pelo império do desperdício? Qual o poder da poesia dentro do sistema capitalista? Essas e outras questões são propostas pelo escritor entre poesias repletas de metalinguagem e ironia.

é nossa a culpa?
os castelos
que erguemos
para os inúteis reis
desta terra
e talvez seja a ilha
(de plástico)
nosso refúgio
mais doentio
nossa revolta
mais possível
nossa mais duradoura
destruição
(Poemas de Plástico, p. 41)

Em meio a versos que desbravam as margens da folha e desafiam as estruturas padrões de um trabalho poético, o livro em si é a tentativa de se fazer durar em uma realidade onde tudo parece inútil. A grande ironia é que, para fazer isso, Pedro Tancini utiliza o plástico, material que é produzido e descartado de forma irrestrita.

“Fiz questão de que o livro fosse produzido com plástico reciclado e reciclável para que o seu impacto ambiental se aproximasse do zero. Porém, a proposta da obra é alertar que, infelizmente, a saída não está no âmbito individual, pois o verdadeiro responsável pelas catástrofes ambientais e sociais que estamos vivendo é o sistema em si. O livro é uma tentativa de sobreviver psiquicamente e emocionalmente nesse mundo que nos violenta diariamente e, mais do que isso, vislumbrar caminhos possíveis de superação do capitalismo também por meio da poesia”, comenta o autor.

Poemas de Plástico tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

FICHA TÉCNICA

Título: Poemas de Plástico
Autor: Pedro Tancini
ISBN: 978-65-01-12872-6
Páginas: 64
Preço: R$ 50
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Pedro Tancini é poeta,  dramaturgo, ator, diretor, produtor e fundador do Coletivo Parêntesis de Teatro. É graduado em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM e pesquisa sobre os impactos do capitalismo contemporâneo nas sociedades do século XXI. Como autor, escreveu oito peças de teatro, publicou o livro de contos “Nove Autores – Nova Histórias” e a edição “Erramos” da revista literária “Moreia” junto de outros escritores. Teve, ainda, poemas, dramaturgias e crônicas selecionados por diversos editais e premiações. Em 2024, lançou os livros “Teatro à Venda”, “Professores Online” e Poemas de Plástico.

Redes sociais do autor:

Instagram: @pedrotancini e @coletivoparentesis

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Expo Zen 2024 promete um mergulho na espiritualidade, terapias e saúde holística no Rio

Encontro  acontece na AABB da Lagoa nos dias 09 e 10 de novembro 


Foto: Divulgação

Nos dias 09 e 10 de novembro, o Rio de Janeiro receberá a maior feira voltada ao universo zen e terapêutico: a Expo Zen 2024. Com uma programação rica e variada, o evento promete dois dias de intensa conexão com saúde, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e expansão da consciência. A feira contará com cinco espaços principais: Palco Gaia, Palco Satsang, Palco Conecta, Espaço Sankta e o Espaço Aquarius, cada um com atividades exclusivas para o público. Acontece na AABB da Lagoa, das 11h às 21h. Ingressos na plataforma Sympla, com preços populares. Instagram @expozen.oficial.

Em sua 2ª edição, o evento é uma celebração da vida, do conhecimento e da busca pelo equilíbrio, permitindo explorar o caminho para o bem-estar total. A programação apresenta conexão com especialistas, terapias integrativas, palestras, experiência como prática de yoga, meditação, vivências, artes, oficinas, feira de expositores com produtos focados no universo de saúde e bem estar, área gourmet, gastronomia natural, e muito mais.

Dentre os destaques, a entrada principal traz diversos expositores apresentando novidades como: produtos naturais e orgânicos, produtos terapêuticos, jóias e acessórios espirituais, decoração e literatura segmentada. Uma Área Gourmet receberá a todos que desejarem uma pausa para se alimentar, oferecendo almoço vegetariano, estação de crepe, comida japonesa, hambúrguer, sobremesas entre outros.

No Palco Gaia, haverá palestras que abordarão temas como autoconhecimento e transformação pessoal. Um dos destaques é dança cigana com a KUMPANIA de dança Rosa de Fogo, uma das maiores do RJ, que irá se apresentar sob a regência do Coral do Maestro Luiz Lima. Também haverá a palestra “Em Busca da Felicidade”, ministrada por André Montavanni, além de uma vivência sonora e de consciência com Wesley Lima. Outro momento especial, será o Festival de Kiirtans, uma prática musical milenar originária da Índia que consiste em cantar mantras e hinos devocionais em grupo. 

Palco Satsang trará um ambiente mais contemplativo e meditativo, onde rodas de mantras, meditações e apresentações de dança cigana acontecerão. Os visitantes poderão experimentar práticas que integram mente, corpo e espírito em um espaço dedicado à paz interior.

Já no Palco Conecta Terapias, o foco será em práticas corporais e terapêuticas. Serão oferecidas sessões de yoga para adultos e crianças, além de uma aula de Tai Chi Chuan. Um dos pontos altos será a vivência com pirâmides, onde os participantes terão a oportunidade de meditar em uma estrutura metálica, potencializada com cristais. Essa experiência única, idealizada por Anderson Furtado e Fabíola Furtado, naturopata e radiestesista, integrando ciência, tradição e espiritualidade, proporciona relaxamento profundo e renovação energética, com uma imersão de até 5 minutos dentro da pirâmide, sentados em uma cadeira artesanal inspirada na geometria sagrada do hexagrama.

No Espaço Aquarius, os visitantes encontrarão uma série de oficinas, como a oficina de Japamalas, a sessão "Renascendo no Climatério com auxílio da Astrologia", além de outras atividades voltadas para quiromancia e ativação frequencial. Um verdadeiro centro de experimentação, onde a diversidade de terapias complementares será o destaque.

Para completar a experiência, o Espaço Sankta apresentará oficinas de alimentação integral e vegana, Kombucha e suas infinitas possibilidades, oficina do café, alimentação viva, agrobiologia, além de saberes e sabores da índia.

De acordo com os organizadores, essa será uma edição muito especial devido a presença de diversas instituições renomadas, e um número maior de atrações interativas com o público. "Sem dúvida o melhor lugar, se você está buscando equilíbrio, autoconhecimento e paz interior", revela Fabíola Furtado.

Prepare-se para uma jornada que integra corpo, mente e alma em um dos maiores eventos terapêuticos do Rio de Janeiro. Adquira seu ingresso online e garanta o valor promocional do último lote!

Serviço:

Expo Zen 2024

Dias: 09 e 10 de novembro (sábado e domingo)

Horário: 11 às 21h

Local: AABB da Lagoa

Link para compra de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/expo-zen-2024-rj/2209385?referrer=www.expozen.com.br

Confira a programação completahttps://www.expozen.com.br/atividades2024

Siga o Instagram: https://www.instagram.com/expozen.oficial/

A AABB fica na Avenida Borges de Medeiros, 829, Ao lado do Clube Monte Líbano, Leblon

sábado, 2 de novembro de 2024

Equilíbrio emocional e ambiente saudável refletem em maior produtividade

Trabalhadores brasileiros possuem altas taxas de afastamento por transtornos mentais e o autocuidado priorizado pode mudar o cenário


Foto: Pixabay


Considerando as pressões do mercado de trabalho, manter o equilíbrio emocional tornou-se uma habilidade essencial para profissionais de todos os setores. Essa competência, muitas vezes negligenciada, tem impacto direto na saúde mental e no desempenho profissional. O autoconhecimento e o autocontrole ajudam o colaborador a lidar com exigências e prazos apertados, mas também promovem um ambiente mais harmonioso e produtivo. 

Estudos recentes demonstram que a inteligência emocional pode ser um fator determinante para evitar o estresse crônico e o esgotamento mental, conhecidos como Síndrome de Burnout, condição que já afeta milhões de trabalhadores globalmente. Ao mesmo tempo, promover um ambiente corporativo saudável é fundamental. 

Segundo dados da Previdência Social, cerca de 30% dos afastamentos do trabalho no Brasil são causados por transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Profissionais que desenvolvem habilidades para gerir suas emoções, em geral, conseguem evitar doenças e construir relações saudáveis. Se o ambiente não é tóxico, ao dominar técnicas de controle emocional, o profissional se torna mais resiliente, menos propenso a reações impulsivas e mais focado em soluções. 

De acordo com  Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência e embaixadora da orienteme, plataforma que oferece soluções integradas para promover a saúde, bem-estar e produtividade, a inteligência emocional é a habilidade de entender as próprias emoções e trabalhá-las de forma a construir relações mais harmônicas. “Essa prática é fundamental para enfrentar o estresse diário e alcançar um sucesso genuíno, que respeita nossos limites e nos aproxima de uma vida equilibrada", comenta.

Equilíbrio emocional e ambiente saudável refletem em maior produtividade

Além da inteligência emocional, práticas que promovem o autoconhecimento são extremamente eficazes no desenvolvimento do equilíbrio emocional. Nesse sentido, terapias e atividades de mindfulness (atenção plena) são ferramentas amplamente utilizadas para melhorar a gestão das emoções. As práticas auxiliam o indivíduo a focar no momento presente, evitando que pensamentos negativos e estressores externos interfiram na produtividade. “A prática de mindfulness, por exemplo, ajuda os profissionais a observarem suas próprias emoções e reações, desenvolvendo a capacidade de agir de forma mais controlada e menos reativa”, pontua.

Outro ponto importante para alcançar o equilíbrio emocional é incentivar a empatia no ambiente de trabalho. Ela envolve a capacidade de se colocar no lugar do outro considerando seu contexto e compreender as reais necessidades e dificuldades a partir de outro ponto de vista, sem julgamentos. Profissionais empáticos tendem a lidar melhor com conflitos e a construir relações mais saudáveis e colaborativas. 

Em um ambiente empático, tanto gestores quanto equipes se sentem mais à vontade para compartilhar suas preocupações e desafios, contribuindo para um clima organizacional positivo”, completa a especialista. O autocuidado também é um aspecto indispensável do equilíbrio emocional. Manter uma rotina de cuidados físicos, como prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada, pode refletir diretamente no bem-estar, já que essas práticas liberam substâncias como endorfina e serotonina, promovendo relaxamento. 

As empresas têm, também, um papel essencial na promoção da saúde mental e dos seus colaboradores. Investir em programas, oferecer treinamentos em inteligência emocional e proporcionar pausas e ambientes de descompressão são algumas das iniciativas que promovem uma cultura de cuidado e respeito às necessidades emocionais dos funcionários. Empresas que valorizam a saúde mental de suas equipes conseguem observar, na prática, uma série de benefícios, como a redução do turnover, a diminuição do absenteísmo e o aumento da produtividade

Bia Nóbrega 
Sobre Bia Nóbrega:

Bia Nóbrega, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.

Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/beatrizcaranobrega ou pelo site www.bianobrega.com.br

6 dicas de relaxamento para a véspera do Enem

Professores listam atividades e práticas que ajudam a relaxar corpo e mente para melhorar o desempenho nas provas


Foto: Divulgação

Cinco milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), etapa fundamental de ingresso para as principais universidades do Brasil. É comum os candidatos se sentirem ansiosos ou estressados na semana que antecede as provas, que neste ano acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, colocando em risco o desempenho diante do nervosismo.

O professor Patrick Lima, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, comenta que um dos grandes motivos do insucesso no Enem é o estresse que acomete os candidatos. “A maioria dos alunos está com uma grande carga emocional e isso pode atrapalhar o desempenho do estudante, então o colégio proporciona, além de revisão de conteúdo e café da manhã, momentos que os deixam mais confiantes para encarar uma prova de cinco horas de duração no domingo”, explica.

A professora de yoga do Colégio Anjo da Guarda, em Curitiba, Tatiana Hultmann Nieweglowski explica que técnicas de respiração e mindfulness são ferramentas muito úteis em momentos de estresse, como vésperas de processos seletivos como o Enem. “Respirar de forma consciente e praticar mindfulness ajuda a trazer a mente para o momento presente, reduz a ansiedade e aumenta a resiliência, o que é essencial para garantir um bom desempenho durante a prova. Isso ajuda a evitar o famoso ‘branco’, que alguns estudantes podem experimentar”, avalia.

Confira 6 dicas para os estudantes se sentirem relaxados e, consequentemente, mais seguros para a realização das provas do Enem:

Praticar atividades físicas
Além dos estudos, que são necessários para o bom desempenho, cuidar do corpo também é muito importante. Caminhar, correr, nadar, jogar futebol, ou treinar na academia vale como um refresco para a mente e um reforço para o corpo, que sente a tensão e o estresse da véspera da prova. Além disso, exercícios físicos ajudam a fixar o conteúdo estudado.

Meditação e mindfulness
Mini práticas ao longo do dia, antes de dormir, antes e durante a prova ajudam a centrar a mente e relaxar a tensão muscular. Parar por alguns segundos, respirar profundamente, observar como se sente e aí retornar à atividade. Esses momentos ajudam a se reconectar e identificar períodos de estresse.

Foco na respiração
Outra sugestão é praticar uma técnica de respiração que tem a intenção de acalmar e relaxar. Ela pode ser feita antes e durante a prova, para ajudar no foco, equilíbrio e concentração.
A técnica respiratória é a seguinte: inspirar contando até 4. Segurar a respiração, pulmões cheios, contando até 4. Soltar o ar contando até 6.

Desacelerar o ritmo
Nos dias que antecedem o exame, o melhor é desacelerar e confiar em todo o empenho que já foi realizado durante o ano. Por se tratar de uma prova de longa duração, é preciso dormir bem, relaxar e estar com energia suficiente para encarar as questões e desafios pela frente.

Estimular a mente com outras atividades
Ao longo do ano muito conhecimento foi adquirido e na véspera da prova, o ideal é confiar no esforço realizado e relaxar a mente com outras atividades. Conversar com amigos e familiares sobre assuntos diversos, assistir a filmes e seriados divertidos, praticar atividades físicas relaxantes e até planejar as merecidas férias são sugestões que podem ajudar o estudante a encontrar um ponto de equilíbrio e vencer o nervosismo.

Alimentação leve e sono em dia
Comer bem, de maneira saudável e leve é a melhor pedida para os dias antes do Enem. Descontar a ansiedade na comida pode parecer uma saída, mas isso pode gerar sonolência, dores de estômago e outros sintomas que não vão ajudar em nada. Por isso, focar em uma alimentação leve, com alimentos naturais e de fácil digestão é a melhor pedida. E claro, a higiene do sono também é muito importante, para que o estudante tenha disposição e energia para dar o seu melhor durante a prova.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org/


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Número de pessoas infectadas com sífilis aumentou no Brasil

Nos últimos dez anos, os casos da infecção cresceram no país; sífilis possui quatro estágios e pode ser assintomática


Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil vem registrando um aumento no número de casos de sífilis. De 2012 a 2022 foram notificados 1.273.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes e 238.387 casos de sífilis congênita, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico Sífilis 2023, do Ministério da Saúde. No terceiro sábado do mês de outubro (19) é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita, uma data para lembrar a população da prevenção e enfatizar a necessidade do diagnóstico precoce. 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode apresentar diferentes manifestações clínicas e é dividida em quatro principais estágios, sendo que a sífilis primária é quando há o surgimento de uma úlcera indolor (cancro) no local de infecção; a sífilis secundária ocorre semanas após a infecção inicial e com sintomas como manchas pelo corpo, febre e dor de cabeça; a sífilis latente é  quando não há sintomas visíveis, mas a bactéria permanece no corpo e pode ser detectada por exames de sangue e a sífilis terciária, que, se não tratada, pode ocorrer anos após a infecção inicial, causando complicações graves como lesões em órgãos como cérebro, coração e ossos.

Segundo a Dra. Camila Lopes Ahrens, infectologista do Hospital Angelina Caron, a sífilis congênita, que é quando há a transmissão da mãe para o bebê, pode levar a sérias complicações. “O contágio vertical pode causar casos de aborto espontâneo, parto prematuro, nascimento de bebê com baixo peso, malformações congênitas, surdez, cegueira ou problemas neurológicos no bebê. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces durante a gravidez são essenciais para prevenir essas complicações”, afirma. 

Contágio e principais sintomas

Apesar da sífilis ser uma IST e o seu contágio ocorrer, principalmente, por meio do contato sexual sem proteção com uma pessoa infectada, a contaminação também pode ser feita por meio do contato direto com feridas sifiliticas e na transmissão vertical, que ocorre durante a gravidez e é passada da mãe para o feto. 

Já os sintomas variam de acordo com o estágio que a infecção está, explica a infectologista. “A fase primária conta com o aparecimento de úlceras indolores no local da infecção; na secundária os sintomas são as manchas pelo corpo, febre, dor de cabeça, cansaço e aumento de linfonodos; a latente é assintomática e a terciária, o estágio mais grave, as lesões podem ser nos órgãos, pode causar neurossífilis (condição neurológica causada pela infecção) e problemas cardíacos”, destaca a Dra. Camila.

Apesar da grande maioria dos casos serem sintomáticos e demonstrarem feridas ou lesões, os casos assintomáticos existem e necessitam de diagnóstico. Segundo a Dra. Camila, o aumento do número de casos pode ser atribuído a alguns fatores, como uma maior oferta de testes com a à ampliação do acesso a serviços de saúde, mas também por conta de falhas no uso de preservativos e da redução da prevenção e de campanhas de conscientização.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da sífilis é feito por meio de exames, geralmente solicitados após sintomas e averiguação clínica. Os testes mais comuns são o teste treponêmico (FTA-ABS) e o não-treponêmico (VDRL ou RPR). O VDRL é o único teste de floculação que pode ser utilizado para a pesquisa de anticorpos no líquor, uma amostra fundamental para a identificação da sífilis congênita ou da neurossífilis. Neste caso, o resultado positivo pode significar que a pessoa já entrou em contato com a infecção.  

Para o teste VDRL ser realizado, diversos itens de laboratório são necessários, entre eles agitadores do tipo Kline, placas de Klinemicropipetasponteiras, entre outros. Além dos materiais utilizados na coleta, como torniquetes, agulhas, escalpes, seringas, tubos de coleta, curativos e caixa para descarte. Todas essas soluções são oferecidas pela FirstLab, referência na fabricação de produtos para análises clínicas e que proporciona segurança e bem-estar na coleta e na análise. “O diagnóstico precoce auxilia na efetividade do tratamento e diminui os riscos ocasionados por estágios da doença. A qualidade dos materiais utilizados afeta diretamente a execução e avaliação dos resultados, por isso a FirstLab investe em processos rígidos de controles internos e externos de qualidade e técnica de seus materiais”, ressalta  Vitória Repula, assessora científica da FirstLab.

Os testes, como o VDRL, devem ser solicitados para pessoas com vida sexual ativa, em caso de sintomas suspeitos e em todas as gestantes durante o pré-natal, no primeiro e terceiro trimestres. Em casos positivos, o tratamento é feito com o uso de antibióticos, administrados via oral ou intravenosa e com dose a depender do estágio da infecção. O diagnóstico precoce da infecção evita que os sintomas aumentem ou apareçam, além de prevenir que quadros mais graves surjam.

Na sífilis primária, secundária ou latente precoce, é administrada uma única dose de penicilina benzatina, mas nos casos de sífilis latente tardia terciária ou são necessárias três doses em semanas consecutivas. É importante que parceiros sexuais também sejam tratados para evitar reinfecção”, explica a Dra. Camila. Em casos mais graves, como em estágios avançados ou condições de neurossífilis, o tratamento é feito por via intravenosa de penicilina cristalina, geralmente por 14 dias. Em outros casos, pode ainda ser usada a ceftriaxona como alternativa.

Sobre a FirstLab

A FirstLab faz parte de um grupo sólido de empresas que trabalham pela vida, com mais de 25 anos de atuação e grande conhecimento no mercado da saúde. Desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas, promovendo segurança, inovação e tecnologia nas rotinas laboratoriais sempre pensando na sustentabilidade e atuando com responsabilidade. Para mais informações, acesse https://firstlab.ind.br/.