quinta-feira, 30 de março de 2023

André estará na revista Cebolinha para comemorar o mês de conscientização do autismo

Primeira história gira em torno do tema da campanha nacional "Mais informação, menos preconceito"


Uma história em quadrinhos (HQ) com o André, personagem autista da Turma da Mônica, sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) será publicada na revista Cebolinha nº 30, do mês de abril, que pode ser encontrada em bancas de jornais. A iniciativa é fruto da parceria entre a Revista Autismo e o Instituto Mauricio de Sousa, desde 2019, com a publicação de uma HQ do André exclusiva em toda edição da revista.

Essa primeira história, com a participação também de outros personagens da turminha, como Cebolinha, Cascão, Luca e Xaveco, gira em torno do tema da campanha nacional, que é "Mais informação, menos preconceito". A partir de abril, algumas edições da Turma da Mônica terão histórias do André já publicadas na Revista Autismo.

"A publicação nos gibis de linha é muito importante, ainda mais em abril, o mês de conscientização do autismo, porque 'fura a bolha' da comunidade ligada ao transtorno do espectro do autismo (TEA) e faz a mensagem chegar a diversos setores da sociedade, que é o maior objetivo do 2 de abril", disse o jornalista Francisco Paiva Jr., cofundador e editor-chefe da Revista Autismo.

Para o diretor-executivo do Instituto Mauricio de Sousa, Amauri Sousa, "é importante atingir um público que não está necessariamente em busca de informações sobre o autismo".

Tornar o André mais conhecido também é importante para todos esses objetivos, e quem ganha é a sociedade, com mais inclusão, mais neurodiversidade e mais informação — e menos preconceito.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa: Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais. Por meio de uma linguagem clara e lúdica desenvolve conteúdos, estimula o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Primeiro bebê do ano da rede estadual de saúde é uma menina cheia de saúde

Maria Laura nasceu de parto natural na primeira hora de 2023, no Hospital Estadual Azevedo Lima

Maria Laura é a primeira criança nascida na rede estadual em 2023. Foto: Divulgação

Maria Laura Oliveira da Silva é o primeiro bebê nascido no ano de 2023
na rede estadual de saúde. Nasceu em um parto normal quando o relógio marcava 01h02 deste domingo, com 2,440 quilos e 47 centímetros, na maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói. A primeira filha da estudante Thais Alves da Silva, de 18 anos, e de Thiago Assunção, moradores de Itaboraí, encheu a família e a equipe de alegria e esperança.

"Maria Laura foi uma surpresa. Ela é mais parecida com o pai, e é bem tranquila. Estou me sentindo bem e o atendimento na maternidade foi excelente", conta Thais, na expectativa de ir para casa e  aproveitar os primeiros dias do ano ao lado da filha.

Mãe e filha estão bem, recebendo os cuidados necessários para a esperada alta. A enfermeira obstétrica Marília Oliveira foi uma das profissionais que participaram do parto.

"Foi muito rápido. A mamãe Thais deu entrada no centro obstétrico com nove centímetros de dilatação e, em poucos minutos, já estava com dilatação total. Muito calma, corajosa e ansiosa para conhecer a princesa Maria Laura, ela foi acompanhada pela prima de seu marido. O parto, assistido pelo doutor Fernando Torrico e a equipe de enfermagem, foi lindo e festejado", descreve Marília.

A maternidade do Hospital Estadual Azevedo Lima é referência no atendimento de alta e média complexidade para a Região Metropolitana II do estado. Com emergência de portas abertas, a unidade atende por mês mais de 1.500 mulheres – gestantes e puérperas, entre outras pacientes- e realiza mais de 3.300 procedimentos obstétricos e 50 mil atendimentos de urgência e emergência por ano.

A equipe do Hospital Estadual Azevedo Lima e da Secretaria de Estado de Saúde desejam à população um 2023 como Maria Laura: tranquilo e com muita saúde!