segunda-feira, 24 de junho de 2019

Endocrinologistas ressaltam a importância do controle e monitoramento das taxas de glicose

Mudança de hábitos e acompanhamento médico podem reverter o pré-diabetes. Prevenção é a forma mais eficaz de combater epidemia global

Foto: Pixabay
O Dia Internacional do Diabético, lembrado em 27 de junho, é uma data oficial do calendário do Ministério da Saúde como forma de promover a conscientização da sociedade sobre a doença, que acomete mais de 13 milhões de brasileiros, e no mundo, 425 milhões de pessoas sofrem da doença, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Governo Federal, que conta com políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional. Entre as iniciativas estão a publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira, reconhecida mundialmente pela abordagem integral da promoção à nutrição adequada, e o Programa Academia da Saúde, com aproximadamente 4 mil polos habilitados e 2.012 com obras concluídas.

Foto: Pixabay
A prevenção se dá com uma rotina de hábitos saudáveis, mas é preciso estar atento ao histórico familiar e os fatores de risco. Pesquisadores japoneses acompanharam mais de 27 mil adultos não diabéticos com idade média 49 anos entre 2005 e 2016 e descobriram que o aumento da glicose em jejum, maior índice de massa corporal (IMC) e sensibilidade à insulina foram detectados até dez anos antes do diagnóstico de diabetes bem como pré-diabetes. O estudo revelou que a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 passa pelo estágio de pré-diabetes, mas os achados sugerem que os marcadores metabólicos elevados para o diabetes são detectáveis ​​antes de seu diagnóstico.

Na prática, este estudo nos mostra que a intervenção deve ser realizada antes do estágio pré-diabetes para evitar sua progressão. Esta jornada deve ter um acompanhamento médico a longo prazo com foco em exames periódicos associados a um estilo de vida saudável. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido o controle, especialmente porque o pré-diabetes apresenta chances de reversão, ao contrário do diabetes, que é uma doença crônica e com poucas possibilidades de cura”, explica a endocrinologista do Hospital Santa Paula, Thaís Castanheira.  

Tipos e sintomas

O diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível que aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Ela acomete entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Entre os principais sintomas estão vontade frequente de urinar, fome excessiva, sede excessiva, emagrecimento além do normal, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Pessoas com diabetes tipo 1 devem administrar insulina diariamente para regular a quantidade de glicose no sangue.

Já o diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Ele ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos acima de 40 anos, mas crianças também podem apresentar.

Os principais sintomas são fome excessiva, sede excessiva, frequentes Infecções na bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar, alteração visual e formigamento nos pés e mãos. O tratamento é feito com o uso de medicamentos e/ou insulina associado a reeducação alimentar e atividade física regular.

Diagnóstico e monitoramento

O diagnóstico do diabetes é feito com exames laboratoriais como glicemia de jejum e hemoglobina glicada. Uma vez diagnosticado, o monitoramento do diabetes é realizado com uma gota de sangue retirada de um dos dedos da mão para averiguação dos níveis  de glicemia. O resultado sai em segundos.

De acordo com a endocrinologista Jellin Chuang Zambon, gerente médica da Roche Diabetes, é importante estar atento aos sinais do corpo. “No pré-diabetes, as pessoas costumam apresentar quadros de obesidade, hipertensão e alteração nos lipídios. Os níveis de glicose estão mais altos que o normal, mas ainda dá tempo de reverter”, explica.

A endocrinologista recomenda uma avaliação médica a cada três meses para acompanhamento. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que 50% dos pacientes com pré-diabetes desenvolvem a doença por não seguir as orientações médicas. Neste caso, o monitoramento passa a ser frequente, às vezes várias vezes ao dia, para evitar complicações graves como infarto e AVC.

Prevenção

Veja abaixo as recomendações médicas para prevenção do diabetes:

- Coma diariamente frutas, verduras, legumes;

- Reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras;

- Abandone hábitos como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;

- Pratique exercícios físicos regularmente;

- Fique de olho no peso;

- Realize exames periódicos com um médico que acompanhe toda a sua jornada.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Shopping Grande Rio promove Campanha de Inverno em apoio ao Instituto da Criança

Ação arrecadará agasalhos e cobertores que serão doados à Casa da Criança Lar São José. Foto: Divulgação
São João de Meriti, RJ. Até 26 de junho, o Shopping Grande Rio, da Aliansce Shopping Centers, promove uma ação ligada ao empreendedorismo social em apoio ao Instituto da Criança. A iniciativa vai arrecadar agasalhos e cobertores para o inverno.

As doações serão destinadas à Casa da Criança Lar São José, cadastrada no Instituto da Criança e localizada em São João de Meriti, na Rua Virgílio de Azambuja Monteiro, 115. A instituição é uma organização sem fins lucrativos, mantida pelas filhas da caridade de São Vicente de Paulo, que oferece atendimento educacional e assistencial, totalmente gratuito, às crianças carentes em idade de creche e pré-escola. Atualmente, o Lar atende 152 crianças com faixa etária entre 4 meses e 6 anos.

Ao todo, dez shoppings do grupo Aliansce se uniram para apoiar o Instituto da Criança em ações simultâneas. Neste formato integrado, a companhia espera ampliar o alcance de suas iniciativas com três grandes campanhas de arrecadação que devem beneficiar crianças de 4 meses a jovens de 24 anos.

O apoio ao Instituto da Criança, cuja missão é articular ações sociais para transformar vidas, faz parte do Economic and Social Council das Nações Unidas e está entre as 100 melhores ONGs do mundo, segundo a NGO Advisor – reafirma o compromisso da Aliansce em usar sua capilaridade e sua capacidade de inovação para criar impactos positivos nas comunidades do entorno de seus shoppings.

Além do Shopping Grande Rio, também participam da ação: Bangu Shopping (Bangu), Carioca Shopping (Vicente de Carvalho), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Passeio Shopping (Campo Grande), Pátio Alcântara (Alcântara), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Shopping Leblon (Leblon), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo) e Via Parque Shopping (Barra da Tijuca).

Serviço: Campanha de Inverno em apoio ao Instituto da Criança. Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas 111, São João de Meriti, RJ. Até 26 de junho de 2019, de segunda a sábado, das 10h às 22h/ Domingos e feriados, das 13h às 21h. Local: SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Telefone: (21) 2430-5111 e WhatsApp: (21) 9 9068-5587.

domingo, 9 de junho de 2019

Shopping Grande Rio recebe mostra gratuita ‘Territórios Sustentáveis: Reflexões sobre o cidadão e o lixo’ do Sesc RJ

Mostra sustentável agita São João de Meriti. Foto: Divulgação
São João de Meriti, RJ. Até 30 de junho, o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, recebe a mostra sustentável itinerante ‘Territórios Sustentáveis: Reflexões sobre o cidadão e o lixo’, organizada pelo Sesc RJ, que levará ao público questões relacionadas ao gerenciamento do lixo produzidos pelos brasileiros e o descarte consciente. O evento tem entrada gratuita e ficará aberto à visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h, próximo à Portaria A empreendimento.

A mostra representa o eixo relacionado a Resíduos, onde são apresentadas informações sobre a quantidade de lixo que o brasileiro gera por dia, sobre o que é reciclagem, o que é ou não é reciclável, número de municípios com coleta seletiva no Brasil e a quantidade de resíduos que é encaminhado para reciclagem atualmente.

No espaço, o visitante terá acesso a dados sobre saneamento e doenças associadas ao mau gerenciamento do lixo doméstico e aprenderá a dicas de como separar o lixo em casa. Além disso, aos sábados e domingos, o público contará com oficinas gratuitas sustentáveis, onde terão a oportunidade de aprender diferentes técnicas de sustentabilidade.

A atividade fez parte da 8ª edição do Green Rio, um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia no Brasil, que aconteceu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Sesc RJ levou ao local palestras, oficinas e exposições em que alertou para o uso racional dos recursos naturais, a reutilização de resíduos sólidos e, ainda, os impactos da degradação do meio ambiente na saúde.

Serviço: Shopping Grande Rio recebe mostra gratuita ‘Territórios Sustentáveis: Reflexões sobre o cidadão e o lixo’ do Sesc RJ. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h, até 30 de junho de 2019. Local: Próximo à Portaria A. Entrada gratuita.

O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111 | WhatsApp: (21) 9 9068-5587.