quarta-feira, 19 de outubro de 2016

RJ: Mesquita sedia palestras e atividades de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama, neste sábado (22/10)

Por Gisele Rocha


A Associação de moradores  do  bairro do BNH, em  Mesquita, irá  promover  nesse  fim de semana (22/10), uma atividade para comemorar do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Em parceria com a Prefeitura de Mesquita e o Mandato Participativo da Vereadora reeleita Cris Gêmeas, a ação vai oferecer ultrassonografia de mama, brincadeiras infantis, apresentação cultural, palestras, entre outros.

Mesquita se tornou referência quando o assunto é direito das mulheres. O tratamento e prevenção estão relacionados à qualidade de vida, antes, durante ou após a doença. A Vereadora Cris Gêmeas é autora da Lei 809/2014 que garante o trabalho de conscientização de combate ao câncer de mama no município de Mesquita no mês de outubro e da Lei 801/2013 que dispõe sobre o diagnóstico precoce do câncer e do serviço radiológico do tipo mamográfico na cidade. “Precisamos não só tratar a doença, mas conscientizar sobre a prevenção, a importância do com o autoexame e a realização de exames periódicos” destacou a parlamentar.

Serviço: Outubro Rosa. Ultrassonografia de mama, brincadeiras infantis, apresentação cultural, palestras, entre outros. Praça Elias Naval (antiga Praça dos Traillers) localizada na Avenida dos Oliveiras, esquina com a Rua Duas Leme, no BNH. Sábado dia 22 de outubro, das 9h às 12h.

domingo, 16 de outubro de 2016

"Vibrar Com Parkinson": projeto traz informações para auxiliar pacientes, familiares e profissionais da saúde


Daniela Cicarelli apoia a idealizadora do projeto Danielle Ianzer

Aos 36 anos, Danielle ficou em choque ao receber o diagnóstico de Parkinson. A cientista começou a perceber os sintomas motores quando tinha 30 anos. Nesse período de seis anos, foram várias visitas a diferentes médicos, muitos exames e alguns diagnósticos errados, até que o quinto neurologista identificou a doença de Parkinson. Pelo fato do Parkinson ser degenerativa, a demora no diagnostico favorece a evolução da doença e prejudica a qualidade de vida do paciente. Por essa razão é tão importante a informação.

No site site do projeto vibrarcomparkinson.com há informações sobre a doença , além das redes sociais e o canal no youtube. O projeto também realiza Palestras e seminários. com a participação de profissionais especializados no tratamento da doença de Parkinson, destinados a pacientes, familiares e cuidadores.

Zucatelli e Paçoca
De acordo com Organização Mundial da Saude, o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais acomete a população mundial, 1 caso a cada 500 pessoas. A doença foi descoberta por Dr. James Parkinson em 1817, sendo chamada de Paralisia agitante. Anos após a morte de James  o neurologista Jean-Martin Charcot homenageou o médico, sugerindo o nome de Doença de Parkinson. A tulipa foi definida como simbolo da doença de Parkinson, porque um floricultor holandes, portador da doença, como homenagem, nomeou de Dr. James Parkinson uma nova variedade de tulipa vermelha.

A doença pode causar diversos sinais e sintomas, os quatro principais sintomas para definir o diagnóstico são: lentidão, tremores, rigidez e alteração postural. Ainda sem cura, a doença pode ser tratada com a combinação de diferentes abordagens que incluem: medicamentos, cirurgia, terapias, atividade física, entre outros.

O projeto Vibrar Parkinson idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Ianzer, tem como objetivo principal de auxiliar pacientes, familiares e cuidadores na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida, através de divulgação e difusão de informações sobre a doença, tratamentos. A campanha de conscientização  do Projeto Vibrar Parkinson começou em julho de 2014.

Confira o vídeo do projeto sobre o tratamento do Parkinson:


Contato: 




Instagram: @vibrarcomparkinson



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RJ: 1° Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo acontece entre os dias 21 e 23/10

Dia Nacional contra o preconceito a pessoa com Nanismo é comemorado com palestras e caminhada em Copacabana



Para comemorar o Dia de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo (25) a Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ), irá realizar o 1º Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo, entre os dias 21 e 23 de Outubro, com atividades de entretenimento, palestras sobre saúde e conscientização. O nanismo passou a ser considerado como deficiência no ano de 2004, através do decreto 5.296.

A data 25 de Outubro ficou oficial no mundo, em homenagem ao já falecido ator norte-americano Billy Barty, que tinha nanismo e foi uma das primeiras pessoas a lutar contra o preconceito. No Brasil, o projeto de lei nacional ainda tramita em Brasília, mas nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, a Lei já está sancionada.

Liana Hones, representante da Comissão Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia  Legislativa de Santa Catarina, destacou que o estado foi pioneiro em criar a Lei n. 16.615/15 que instituiu o dia da Pessoa com Nanismo e que esse ato motivou a conquista em outros estados, “Mas apenas a lei do dia não é o suficiente; temos que desenvolver uma série de ações” destacou Liana.

O objetivo do evento é tornar a causa conhecida pela sociedade, promovendo a inclusão e a troca de experiência com a participação ativa das pessoas com nanismo, familiares e profissionais relacionados a essa deficiência. O ator com nanismo diástrofico, Gigante Léo, participa da abertura, contando o dia a dia da deficiência de um jeito descontraído. No segundo dia, uma junta médica, vai abordar os principais problemas de saúde relacionados à deficiência, tirando dúvidas dos mais de 400 tipos e subtipos de nanismo. Já no terceiro dia, uma caminhada na orla de Copacabana, encerra as atividades de comemoração da data.

O debate sobre essa patologia é essencial para tornar visível as políticas públicas e assim possivelmente melhorar na qualidade de vida dessas pessoas que lutam para ultrapassar as barreiras sociais, culturais, científicas, mas, sobretudo, as barreiras reais do preconceito”, afirmou a presidente da ANAERJ, Kenia Maria Rio.

As inscrições acontecem até o dia 10 de outubro, pelo site www.congressonanismo.com, no valor de R$65 e as camisas para a passeata de Copacabana, podem ser adquiridas via depósito, com retirada no dia do evento, através dados da conta: Banco Bradesco / Ag: 3176-3 / Conta: 445533-9 / CNPJ: 09014559/0001-45 - ANAERJ

Confira a programação completa no site www.congressonanismo.com 

Mais informações pelo e-mail: emailcongressonanismo@outlook.com

Nutricionista inova na criação de e-book com receitas de doces saudáveis

Alimentos traz benefícios a todos, mas auxiliam principalmente pacientes em processo de emagrecimento


A nutricionista e coach Loraine Ferraz acaba de criar uma ideia para deixar limpas as consciências das pessoas que adoram doces, mas morrem de medo dos quilos a mais: um e-book sobre essas delícias que são, por incríveis que pareçam, extremamente saudáveis. A novidade surge logo após perceber que a maioria dos pacientes formulava várias questões sobre o assunto. Além disso, o material contém dicas comportamentais. E a aquisição até 30 de outubro garante um bônus como cortesia.


Há mais de 16 anos, Ferraz trabalha com auxílios a pessoas que precisam perder peso. Além dos atendimentos presenciais, como especialista motivacional, criou um grupo online em que, semanalmente, incentiva dezenas de homens e mulheres pela reconquista de suas medidas ideais. Nos encontros, percebeu que quase todos questionavam sobre as ingestões de doces.

"Todo mundo perguntava o que podia comer como sobremesa, se havia uma quantidade exata de doces por dia e se todos os esforços que faziam não seriam em vão, no caso de ingestão dessas guloseimas. Foi aí que decidi preparar um material pra tornar essas pessoas mais independentes. Os intuitos são manter a saúde, não ganhar peso e, principalmente, dar sumiço à culpa", relata.

A criação agradou pacientes, mas tem feito sucesso com os compulsivos por doces com tipos físicos variados. De acordo com a nutricionista, o formato digital ajudou para que mais pessoas se interessassem. "Estamos em uma época em que todos fazem tudo pelos smartphones: transferem dinheiro, pagam contas e se comunicam. Daí, criei o e-book para que o leitor tenha acesso a hora que quiser, e dá pra carregar a qualquer lugar".

A fim de auxiliar completamente os leitores do material, o e-book de doces saudáveis acompanha outro sobre adoçantes. Mas, normalmente, são adquiridos de forma separada. Por tempo limitado, ao comprar o primeiro, o outro é gratuito. "Na verdade, são vendidos separadamente, mas são complementares. E o material proporciona efeitos inenarráveis, inclusive para os que pretendem aprender como comer doces de forma a não prejudicar a saúde".

 Informações: www.loraineferraz.com.br.