quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começa na próxima segunda (06/08)

Ação será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o Dia D de vacinação no dia 18. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o Estado



Rio de Janeiro, RJ. A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, até o dia 31, o Rio de Janeiro participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças em todo o Estado.

Para essa campanha foram distribuídas aos municípios um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite. No dia 18 será realizada uma grande ação, o Dia D de vacinação, onde todos os postos de saúde estarão funcionando e os pais poderão aproveitar o sábado para proteger as crianças contra essas doenças. Em 2017, no Estado do Rio, a cobertura vacinal contra o sarampo foi 95% em crianças com menos de um ano e contra a poliomielite essa taxa ficou em 82%.

A recomendação do Ministério da Saúde é que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Confira o vídeo da campanha: 



Poliomielite: A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo: Este ano, 14 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário