sexta-feira, 9 de setembro de 2016

RJ: Paróquia São José da Lagoa inaugura a instalação de 56 painéis solares que geram energia, neste sábado (10/09)


A Paróquia São José da Lagoa, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, tornou-se a primeira igreja do Brasil a gerar a sua própria energia. Nesse sábado, 10 de setembro, às 7h, será a inauguração do sistema de geração solar pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que vai abençoar um dos painéis.

Por meio de uma parceria da Arquidiocese do Rio de Janeiro com FURNAS, Casaleve e Instituto-E, a igreja, que tem como pároco Padre Omar, recebeu 56 painéis fotovoltaicos, responsáveis por uma geração de 1700 kWh/mês, o equivalente a 40% do consumo local.

Batizado de “Igreja Solar”, o projeto, que contou com o apoio técnico de FURNAS e foi elaborado pela Casaleve, prevê uma economia de cerca de R$ 20 mil por ano na conta de luz. As placas fotovoltaicas foram instaladas no teto da igreja em formato de cruz e podem ser vistas do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. A principal inspiração da iniciativa foi a “Encíclica Verde”, documento escrito, em 2015, pelo Papa Francisco que trata de questões socioambientais mundiais.

O documento aborda o uso e a produção da energia elétrica. “A importância desse projeto é evidenciar que estamos adequados ao desejo do Papa Francisco, a partir da sua Encíclica Verde, Laudato Si, conceito de sustentabilidade e aproveitamento da energia solar e, ao mesmo tempo, um pensamento que deve se ampliar a tantas outras igrejas”, comenta Padre Omar.

Ainda neste ano, a paróquia realizará um workshop, em parceria com Furnas, para divulgação do projeto e dos conceitos de sustentabilidade para as arquidioceses de todo o Brasil. A Paróquia São José da Lagoa fica na Avenida Borges de Medeiros, 2735, no bairro da Lagoa.

Apoio técnico de peso

FURNAS possui um corpo técnico qualificado, responsável pela implantação de diversos projetos de eficiência energética pelo país, inclusive do edifício do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Além disso, a empresa promove, desde 2013, o Furnas Educa, programa que ensina a crianças de escolas municipais de todo o país noções de preservação ambiental, recursos hídricos e eficiência energética.

O apoio de FURNAS ao projeto da Paróquia São José é mais uma das inciativas que se encaixam com o perfil de empresa cidadã e ambientalmente responsável”, afirma Alexandre Pinhel, engenheiro. FURNAS indicou o projeto mais adequado para o perfil da Paróquia, com o objetivo de torná-la autossustentável no futuro. O projeto conta também com um aplicativo de celular que permite ao usuário saber a quantidade de energia gerada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário