quarta-feira, 23 de maio de 2018

RJ: Thalita Rebouças é madrinha da campanha Mulher + Solidária do Hemorio

A escritora participa da iniciativa que chega a sua 15ª edição

Rio de Janeiro, RJ. O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, promove mais uma edição da campanha Mulher + Solidária, até o dia 25 de maio. A ação, que busca aumentar o número de mulheres doadoras de sangue, apresenta a escritora Thalita Rebouças como madrinha da edição 2018, celebrando também os 15 anos da campanha. Para esse ano, a meta do hemocentro coordenador do estado é ter 50% de doadoras, entre o total, superando a representação do público feminino do ano passado, que foi de 41% dos voluntários.

Durante os dias da campanha, que vai até sexta-feira, o salão de doadores da unidade recebe decoração especial e uma programação pensada para elas. Estão previstas palestras sobre violência contra a mulher, aulas de artesanato e confecção de sabonetes, bazar solidário, aula de auto-maquiagem, apresentação de dança do ventre, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas de nutrição e, ainda, a distribuição de mudas de plantas, doadas pelo projeto Replantando Vida, da Cedae.

Chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, a enfermeira Neusimar Carvalho comemora a longevidade do projeto. "Começamos essa campanha para estimular a doação de sangue entre as mulheres, já que os homens sempre doaram mais do que elas. Os resultados são positivos: o número de doadoras vem aumentando ao longo dos anos. Hoje temos 41% de mulheres entre os doadores, em 2011 eram 32%", comenta.

Nesses últimos 15 anos, atrizes como Letícia Spiller, Cleo Pires, Luiza Brunet, Maitê Proença, Cacau Protásio, Suzy Rego, entre outras, cederam sua imagem para apoiar a causa. Representando o público feminino em 2018, a madrinha Thalita Rebouças comemora a escolha,"Eu amo doar sangue. Faço isso desde os 18 anos. E o que eu puder fazer para ajudar a divulgar esse ato de amor, eu faço com prazer. Bora doar!", convoca da autora de livros infanto-juvenis.

A Cruz Vermelha e o Instituto Arcádia colaboram com o Hemorio, com a cessão de profissionais para aferição de pressão arterial e a oficina de sabonetes artesanais, respectivamente.

Pré-requisitos: É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (modelo da autorização: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf). Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Serviço: O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.  Mais informações podem ser obtidas no Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário