Os PVs contra gripe e sarampo funcionam terça e quarta-feira, das 9h às 16h
![]() |
| Alem da vacinação, equipes tiram dúvidas sobre a imunização. Edu Kapps / SMS |
Dando sequência à parceria com a concessionária MetrôRio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar a vacinação contra a gripe e o sarampo a mais cinco estações do metrô nesta semana. A ação ocorrerá das 9h às 16h, começando no dia 29/07, na estação Pavuna. Já no dia 30/07, no mesmo horário, a vacinação será oferecida nas estações Botafogo, Carioca (Centro), Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) e Triagem .Os pontos de vacinação serão instalados fora das áreas controladas das estações, permitindo que qualquer pessoa possa se vacinar sem precisar passar pelas catracas.
A oferta de vacinação nas estações faz parte da estratégia da SMS de levar a imunização a locais de grande circulação de pessoas. Durante a ação, além da aplicação das doses, as equipes de saúde vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização.
Para se vacinar, os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacinação contra o sarampo e a influenza nas estações de metrô visa imunizar a população adulta.
A imunização contra o sarampo é destinada a pessoas de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose.
Os imunizantes estão disponíveis também nas 240 salas de vacinação em unidades de saúde e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h) e Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial).
Serviço:
Vacinação contra a gripe e o sarampo nas estações do MetrôRio
Data: 29 de julho
Horário: 9h às 16h
Estação: Pavuna (mezanino da estação, entre os acessos A e B
Data: 30 de julho
Horário: 9h às 16h
Estações:
Botafogo: (corredor principal, próximo ao acesso A (São Clemente)
Carioca/Centro: (no mezanino, próximo à academia Smart Fit)
Jardim Oceânico/Barra da Tijuca: no corredor do acesso B (Mar)
Triagem: no corredor principal, próximo ao acesso A (Rede Ferroviária)




Sobre a autora: Rosangela Silva Schiabel é pedagoga e psicóloga da educação, com formação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio e especialização em Metodologia e Didática. Com ampla experiência como professora, sua trajetória na educação permeia toda sua obra literária. Rosângela escreveu seu primeiro livro, Mulher Madalena Mariazinha, em 2011. 


Sobre a autora: Carol Petrolini é psicóloga do TJSP e escritora. Além do lançamento Depois da Última Lua: Uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura, é autora de A Lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos (2020, Cortez Editora). Coordena grupos de adolescentes sobre os ciclos femininos e rodas de conversa do tema em escolas.
Sobre a autora: Vanessa Barbara nasceu em São Paulo, em 1982. É jornalista e escritora, autora de onze livros de diferentes gêneros, como Noites de Alface (Prix du Premier Roman Étranger, na França), Operação Impensável (Prêmio Biblioteca do Paraná) e O Livro Amarelo do Terminal (Prêmio Jabuti). Entre os infantis, publicou Mamãe Está Cansada (Companhia das Letrinhas, 2023) e A Grande Invenção (FTD, 2025), entre outros. É colaboradora do The New York Review of Books e do The New York Times.
Sobre o ilustrador: Lalan Bessoni é ilustrador e trabalha em casa, cercado de papéis, tintas e lápis de cor e muitas plantinhas. A parte que ele mais gosta em seu trabalho é a de desenhar para crianças, pois sabe que sua arte incentiva a imaginação e a descoberta de si e do outro. Desde criança, sonhava em ser desenhista e, hoje, seus desenhos estão espalhados por vários países. Tem livro na Turquia e na Argentina e tem livro que foi semifinalista do prêmio Jabuti em 2024. Lalan acredita que a arte torna o mundo um lugar um pouquinho mais divertido e colorido.

Sobre a autora: Natalia Rodrigo é socióloga, graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuando com a educação profissional, passou por instituições e empresas como Senac-SP; Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional (Cenafor), do Ministério do Trabalho; e Germinal Consultoria. É coautora do livro “Metodologia do Desenvolvimento de Competências”, publicado pela editora Senac. Agora, lança o livro de memórias Nunca mais é muito tempo: a história incomum de uma menina comum.



Marcio Angelo é empreendedor especialista em vendas e marketing multinível há mais de 20 anos. Treinou centenas de milhares de pessoas por meio de seminários e treinamentos presenciais e chegou à marca de mais de 1 milhão de alunos com formações digitais. Contribuiu com a qualificação de milhares de líderes, sendo Top Líder em três empresas de multinível. Fundador da Academia do Multinível, a primeira Instituição de ensino de multinível do Brasil, leciona e palestra sobre o segmento em todo o mundo. 
