terça-feira, 29 de julho de 2025

Estações do Metrô recebem pontos de vacinação nesta semana

Os PVs contra gripe e sarampo funcionam terça e quarta-feira, das 9h às 16h


Alem da vacinação, equipes tiram dúvidas sobre a imunização.  Edu Kapps / SMS


Dando sequência à parceria com a concessionária MetrôRio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar a vacinação contra a gripe e o sarampo a mais cinco estações do metrô nesta semana. A ação ocorrerá das 9h às 16h, começando no dia 29/07, na estação Pavuna. Já no dia 30/07, no mesmo horário, a vacinação será oferecida nas estações Botafogo, Carioca (Centro), Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) e Triagem .Os pontos de vacinação serão instalados fora das áreas controladas das estações, permitindo que qualquer pessoa possa se vacinar sem precisar passar pelas catracas.

A oferta de vacinação nas estações faz parte da estratégia da SMS de levar a imunização a locais de grande circulação de pessoas. Durante a ação, além da aplicação das doses, as equipes de saúde vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. 

Para se vacinar, os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacinação contra o sarampo e a influenza nas estações de metrô visa imunizar a população adulta. 

A imunização contra o sarampo é destinada a pessoas de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose. 

Os imunizantes estão disponíveis também nas 240 salas de vacinação em unidades de saúde e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h) e Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial). 

Serviço:

Vacinação contra a gripe e o sarampo nas estações do MetrôRio

Data: 29 de julho 

Horário: 9h às 16h 

Estação: Pavuna (mezanino da estação, entre os acessos A e B

Data: 30 de julho 

Horário: 9h às 16h 

Estações:

Botafogo: (corredor principal, próximo ao acesso A (São Clemente) 

Carioca/Centro: (no mezanino, próximo à academia Smart Fit) 

Jardim Oceânico/Barra da Tijuca: no corredor do acesso B (Mar) 

Triagem: no corredor principal, próximo ao acesso A (Rede Ferroviária)


quinta-feira, 24 de julho de 2025

Dica de livro: Como vencer a preguiça mental e conquistar o progresso intelectual?

Clássico de Jules Payot retorna como guia pedagógico essencial para fortalecer a força de vontade e dominar os estudos na era da facilidade



Com a Inteligência Artificial, a praticidade de encontrar respostas nos sites de buscas e a máquina dominando o mercado, o momento é propenso para revisitar os ensinamentos clássicos e doutrinar a mente.  

Publicado originalmente em 1894, A educação da vontade, do francês Jules Payot, chega ao público brasileiro pelo Grupo Editorial Edipro. Como um verdadeiro manual contra a dispersão, a preguiça e a fraqueza moral, o educador ensina a vencer essas questões cada vez mais urgentes em tempos de distrações constantes. 

Na obra, Payot defende que o progresso intelectual depende menos de genialidade e mais da força de vontade cultivada diariamente. Com reflexões sobre autocontrole, esforço constante e firmeza de caráter, o autor propõe uma investigação das causas da inércia mental e apresenta métodos práticos para o desenvolvimento de uma atenção disciplinada à performance acadêmica. 

Ele destaca que fortalecer a vontade significa dominar as próprias tendências e estabelecer um governo interior capaz de superar obstáculos emocionais e psíquicos para alcançar objetivos mais elevados. Para o educador, esse fortalecimento exige dedicar tempo ao cuidado com a higiene mental e física, à meditação, à alimentação equilibrada e ao foco nos processos, sem se deixar distrair pelos prazeres imediatos da vida. 

 Mas esse conjunto de procedimentos táticos constitui mais a preparação 

 da guerra do que a guerra propriamente dita. E essa preparação pode ser repentinamente interrompida por alguma paixão que, apesar de 

 nossos esforços, se desenvolveu, ou que, com maior frequência,  

tirou proveito de nossa desatenção e do sono da vontade.  

(A educação da vontade, p. 32) 

Na era da informação rápida e gratificação imediata, as lições contidas na obra ajudam a desenvolver o trabalho intelectual longo, persistente e profundo, tão necessário para estudantes, profissionais e todos que desejam construir sabedoria de forma sólida. 

Mais que um tratado sobre disciplina, A educação da vontade é um convite para, além de aprender, também transformar a si mesmo e estimular a vontade e o seu papel de força propulsora da vida intelectual e emocional. Esta edição traz, ainda, prefácio da professora de língua portuguesa e advogada Lara Brenner. 

 

Ficha Técnica 

Título do livro: A educação da vontade 

Autor: Jules Payot 

Editora: Grupo Editorial Edipro 

ISBN/ASIN: 978-6556601847 

Páginas: 223 

Preço: 59,90 

Onde comprar: Amazon 

 

Sobre o autor: Jules Payot (1859-1940) foi pedagogo e acadêmico. Nascido em Chamonix, França, dedicou-se ao estudo da educação e foi nomeado reitor das universidades Chambéry e de Aix-em-Provence. Suas teorias educacionais centravam-se no autoconhecimento e no desenvolvimento das potencialidades individuais. Ainda que admirasse a doutrina da Igreja Católica, era um defensor do ensino laico. 

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.  

Instagram: @editoraedipro e @editoracaminhosuave   


Comunidade de Nossa Senhora da Conceição convida para o Arraiá da Imaculada

A época do ano mais festejada não podia ficar fora do calendário das comemorações da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói


 

Comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e prêmios agitam festa julina em Niterói. Foto: Divulgação

Dia 27 de julho, após a missa das 11 horas, a festa julina da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói terá início com um delicioso almoço. Comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e o alegre Show de Prêmios, são destaques deste momento que é tradicional no calendário da Sagrada Colina. A festa acontecerá na Rua da Conceição, 216, Centro, Niterói, RJ. Estacionamento: Niterói Shopping - Acesso a Igreja pelo estacionamento.

 

A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói, que, este ano, festeja 354 anos de história, se orgulha de ser uma das mais antigas igrejas da Cidade Sorriso, tendo sido por duas vezes, matriz da cidade. Encerra em cada canto, uma rica história religiosa, parte disso está em exposição em seu pequeno e singelo Museu de Artes Sacras.

 

Mais informações: www.nsdaconceicaodeniteroi.com.br


Drive-thru vai vacinar taxistas do Rio nesta sexta-feira

Motoristas poderão se vacinar contra gripe e sarampo, das 9h às 15h, no Centro


O taxista deve apresentar um documento de identificação e, se tiver, a caderneta de vacinação. Foto: Edu Kapps/SMS

A vacinação será o destino da próxima corrida dos taxistas da capital. Nesta sexta-feira, 25/07, Dia do Taxista na cidade do Rio de Janeiro, os motoristas de táxi do município poderão se vacinar contra gripe e sarampo em drive-thru, no Centro, facilitando o acesso à imunização.  A ação é uma em parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ) e com o Taxi.Rio Cidades, da IplanRio.

O drive-thru atenderá taxistas cadastrados no STAMRJ e motoristas do aplicativo Taxi.Rio que estiverem nas proximidades. A imunização será realizada das 9h às 15h, no local de funcionamento do sindicato, na Rua Benedito Hipólito n° 4, próximo ao Terreirão do Samba. Os motoristas poderão acessar o local com seus veículos. Para se vacinar, o taxista deve apresentar um documento de identificação e, se tiver, a caderneta de vacinação. 

No município do Rio, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de pessoas se vacinaram contra a gripe na cidade do Rio em 2025. E podem se vacinar contra o sarampo adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose.

As vacinas também estão disponíveis em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e na Zona Oeste, no ParkShoppingCampoGrande. Em caso de dúvidas, a pessoa pode procurar uma unidade de saúde para as devidas avaliações e orientações.


quarta-feira, 23 de julho de 2025

Dica de livro: Segredos à flor da pele: romance revela as dores escondidas por trás das aparências

Em "Verdades Proibidas", a escritora Rosangela Silva Schiabel expõe as fragilidades dos vínculos afetivos, em um romance sobre silêncios conjugais, fé e transgressão



Casamentos longos muitas vezes escondem mais do que mostram. Em Verdades Proibidas, novo romance da educadora e escritora Rosangela Silva Schiabel, a história de Raquel — casada e religiosa — se transforma a partir de um encontro inesperado durante a ausência do marido. Com linguagem direta e delicada, a autora dá forma aos conflitos de uma mulher dividida entre a moral e o desejo, a fé e a liberdade, em uma trama que toca em feridas íntimas com coragem e sensibilidade. 
 
Rian, seu marido, é um homem trabalhador, discreto e ausente emocionalmente. O afeto entre eles cede espaço à rotina, à falta de diálogo e à solidão silenciosa. Tudo muda quando, durante uma viagem de Rian ao Rio de Janeiro para um seminário, a protagonista conhece Augusto. 

Um simples encontro movido pelo acaso se transforma rapidamente em uma conexão intensa e um relacionamento extraconjugal que vai abalar todas as estruturas da sua vida. A partir disso, a autora intercala cenas íntimas com reflexões existenciais da personagem, que se vê diante de questionamentos profundos sobre sua identidade, escolhas e fé. 

Nunca me sentira uma pessoa autêntica. Estava sempre me esforçando para manter as aparências. Em minha mente, sempre fui jovem... e estou feliz de ter vivido essa aventura. Como pude... logo eu, que sempre enxerguei a vida como um barquinho que não podia balançar muito (Verdades Proibidas, p. 63) 

No entanto, essa nova relação, além de colocar em xeque os valores de Raquel, desencadeia uma série de consequências inesperadas — incluindo um crime que levará seu marido à prisão. O leitor acompanha, com crescente tensão, os desdobramentos dessa escolha, onde o amor deixa de ser apenas sentimento e passa a ser também responsabilidade, dor e consequência. 

Verdades Proibidas é uma história sobre o humano, suas contradições, sua busca por sentido e a difícil arte de lidar com as escolhas que fazemos. Com capítulos curtos, escrita envolvente e autenticidade, a obra convida o leitor a olhar para si, como em um espelho, e se perguntar: quantas verdades eu também escondo? 

“Escrevi este livro porque senti a necessidade urgente de dar voz ao que é silenciado. Vivemos em uma sociedade onde muitas verdades ficam escondidas. São histórias não contadas, dores sufocadas, experiências que as pessoas carregam em silêncio por anos. Esta obra nasceu do desejo de iluminar as sombras”, afirma a escritora. 

 
FICHA TÉCNICA 
Título: Verdades proibidas 
Autor: Rosangela Silva Schiabel 
Editora: LC Design & Editorial 
ISBN: 978-65-5278-120-8  
Páginas: 157 
Preço: R$ 65,22 (físico) | R$ 24,90 (e-book) 
Onde comprar: Livraria Loyola | Amazon | Mercado Livre 
 

Sobre a autora: Rosangela Silva Schiabel é pedagoga e psicóloga da educação, com formação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio e especialização em Metodologia e Didática. Com ampla experiência como professora, sua trajetória na educação permeia toda sua obra literária. Rosângela escreveu seu primeiro livro, Mulher Madalena Mariazinha, em 2011. 

Redes sociais da autora: 

Instagram: @rosangela.schiabel 


Inscrição para programa de estágio da Ericsson termina nesta sexta-feira, dia 25/07

Selecionados atuarão nas unidades da Ericsson em São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Indaiatuba


Possibilidade de modelos de trabalho presencial ou híbrido. Foto: Pixabay

O programa de estágio da Ericsson encerra as inscrições nesta sexta-feira (25). São 40 vagas disponíveis para estudantes universitários genuinamente interessados em tecnologia e inovação, e que queiram contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que vão transformar a sociedade e o futuro da conectividade. Os interessados podem se candidatar no website da empresa.

O processo seletivo ocorre inteiramente online e conta com cinco etapas: entrevista, dinâmica de grupo, streaming, vídeo de apresentação do candidato, e entrevista final com os gestores. Os selecionados atuarão nas unidades da Ericsson em São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Indaiatuba, com a possibilidade de modelos de trabalho presencial ou híbrido, conforme a necessidade da área de atuação. O programa tem duração de até dois anos, com início previsto para dezembro de 2025. Além da bolsa-auxílio, os estagiários terão acesso a benefícios atrativos, incluindo assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-transporte, restaurante ou vale-refeição, horário flexível, Day Off, Plataforma de Desenvolvimento, Wellhub (antigo Gympass), Programa Nutricional, Programa de Apoio ao Colaborador, entre outros.

Para saber mais e se inscrever, acesse o website VemPraEricsson.

Sobre a ERICSSON

As redes de alto desempenho da Ericsson fornecem conectividade a milhares de milhões de pessoas todos os dias. Há quase 150 anos, e há mais de 100 anos atuando no Brasil, temos sido pioneiros na criação de tecnologia para comunicação. Oferecemos soluções de comunicação móvel e conectividade para provedores de serviços e empresas. Com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, diretamente da nossa fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955. Em P&D, somos um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais para o benefício de consumidores e empresas em todos os lugares. Temos mais de 60.000 patentes concedidas, o que reforça a nossa posição de liderança como fornecedor de 5G. O nosso investimento no ecossistema de P&D do Brasil cria tecnologias de ponta, gera empregos qualificados, estimula a pesquisa e oferece oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores no País. Juntamente com os nossos clientes e parceiros, tornamos o mundo digital de amanhã uma realidade. Acesse o site.


terça-feira, 22 de julho de 2025

Mutirão de doação de sangue do HemoRio chega a Botafogo nesta quarta-feira, 23/07

Coleta acontece entre 10h e 15h, oferecendo mais uma oportunidade para salvar vidas em um dos pontos mais facilmente acessados na Zona Sul


Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Foto: Divulgação


O Botafogo Praia Shopping, em uma importante parceria com o HemoRio, promove um mutirão de doação de sangue nesta quarta-feira, 23 de julho, das 10h às 15h. A iniciativa, que acontece no Espaço Vista, no 3º piso do shopping, busca facilitar o acesso de mais pessoas ao gesto de solidariedade que é capaz de salvar vidas, aproveitando a conveniência de um dos centros de compras mais movimentados da Zona Sul, próximo ao metrô. O shopping fica na Praia de Botafogo, 400

Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Em um momento em que os estoques de sangue precisam de constante reposição, a colaboração da população é fundamental. O HemoRio, instituição de referência em hemoterapia e hematologia no estado, traz sua expertise para dentro do shopping, garantindo segurança e eficiência no processo. 

"Sabemos que a rotina de muitos cariocas dificulta a ida aos hemocentros durante a semana. Por isso, é crucial oferecer essa oportunidade em outro local, de fácil acesso, como o Botafogo Praia Shopping. Convidamos a todos para se unirem a essa corrente de solidariedade e ajudarem a salvar vidas. É um gesto simples, mas de impacto imensurável.", afirma Bruna Bittencourt, superintendente do Botafogo Praia Shopping. 


Para ser um doador, é necessário: 

  • Estar bem de saúde. 
  • Ter mais de 50kg. 
  • Portar documento original com foto. 
  • Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação; não é necessário estar em jejum para realizar a doação. 
  • Ter entre 16 e 69 anos (*autorização assinada por responsável legal e documento desse responsável para menores de 18 anos. Acima de 61 anos, apenas se já doou antes). 


Serviço: Mutirão de Doação de Sangue Botafogo Praia Shopping e HemoRio  

Data: 23 de julho (quarta-feira)  
Horário: 10h às 15h  
Local: Espaço Vista, 3º Piso – Botafogo Praia Shopping  
Endereço: Praia de Botafogo, 400 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ  
 
Botafogo Praia Shopping - Imagine um local com um variado mix de compras, alimentação e serviços. Junte uma vista deslumbrante para o mais belo cartão-postal da cidade e adicione charme e conveniência. Este é o Botafogo Praia Shopping, que há mais de 20 anos encanta os cariocas e turistas que chegam a Botafogo, um dos mais tradicionais bairros da cidade. Inaugurado em 23 de novembro de 1999, o Botafogo Praia Shopping faz parte da rotina de quem mora e/ou trabalha em Botafogo e bairros adjacentes na zona sul carioca. Sua localização é privilegiada. Além de estar a cinco minutos da Estação de Metrô Botafogo e a apenas 15 minutos do Aeroporto Santos Dumont, o shopping fica localizado em frente ao Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos da cidade e conta com um mix completo que atende a um público qualificado, composto por executivos e profissionais de empresas em seu entorno, além de famílias e moradores da região.  #BotafogoPraiaShopping 


quinta-feira, 17 de julho de 2025

Dica de livro: Psicóloga transforma menopausa em poesia e potência

Carol Petrolini retrata o fim de um ciclo feminino com profundidade e reflete sobre a importância de uma rede de apoio e acolhimento



O silêncio em torno do fim dos ciclos femininos é quebrado com sensibilidade no novo livro da psicóloga e escritora Carol Petrolini. Em Depois da última lua, lançamento da Cortez Editora, a autora mergulha no universo íntimo de Inês, mulher que se vê às voltas com as transformações físicas e emocionais da menopausa e do climatério.

Com linguagem afetiva e ritmo poético, Carol entrega mais do que um retrato de dores e descobertas individuais. Ela constrói, ao redor de Inês, uma teia de outras vozes femininas que se cruzam, se ouvem e se acolhem, entre elas a mãe, dona Lu, a filha, Alice, e a prima cardiologista, Larissa. Cada personagem ajuda a compor uma narrativa coletiva e simbólica, como uma colcha de retalhos costurada com carinho, escuta e presença.

A maturidade, quase sempre vista como encerramento, ganha em Depois da última lua uma nova perspectiva: a de recomeço e potência. A autora apresenta uma história que respeita o tempo interno das personagens e trata temas como corpo, memória, identidade e autoconhecimento com a leveza de quem reconhece a complexidade daquilo que não costuma ser dito e nem exposto. Enquanto lida com sintomas que considera preocupantes, a protagonista se questiona se é possível envelhecer bem como mulher.

O que, afinal, era isso tudo? A explosão de raiva, o choro desenfreado.
Estava mesmo perdendo o controle? De onde vinham tantas
lágrimas, tanto calor, tanto suor, tantas águas?
(Depois da última lua, p. 19)

Carol Petrolini imprime na obra sua escuta clínica e a percepção do feminino em todas as suas nuances. A psicóloga fala com e por muitas mulheres, mesmo aquelas que ainda não chegaram à menopausa, mas desejam compreendê-la com menos medo e mais presença.

Depois da última lua é o segundo livro da autora. O primeiro título, A Lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos, também explora o universo simbólico do corpo da mulher, desta vez a partir da infância. Em ambos, a escritora constrói uma ponte entre os começos e os fins, honrando o ciclo da vida com beleza, coragem e poesia.

Ficha Técnica  

Título: Depois da última lua 
Subtítulo: Uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura
Autor: Carol Petrolini
Editora: Cortez  
ISBN: 978-65-5555-570-7
Páginas: 168
Preço: R$ 78,00 
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Carol Petrolini é psicóloga do TJSP e escritora. Além do lançamento Depois da Última Lua: Uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura, é autora de A Lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos (2020, Cortez Editora). Coordena grupos de adolescentes sobre os ciclos femininos e rodas de conversa do tema em escolas.

Instagram @carol.petrolini

Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.  

Site: Cortez Editora  

Redes Sociais: Instagram: Cortez Editora | Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora  


terça-feira, 15 de julho de 2025

Dica de livro: Cochilar? Só se Lelé deixar

Vanessa Barbara e Lalan Bessoni transformam a eterna batalha pelo descanso em uma divertida odisseia familiar cheia de afeto e criatividade



Em O Cochilo do PapaiVanessa Barbara e Lalan Bessoni narram uma história que todo pai, em algum momento, já viveu: a eterna batalha entre tirar uma soneca e cuidar de uma filha com energia suficiente para atravessar continentes e até planetas. Lelé, a pequena protagonista, não aceita a ideia de ver alguém dormindo numa tarde preguiçosa. A partir daí, a imaginação dela entra em ação e começa uma perseguição hilária: do sofá à poltrona do vovô, da rede da titia ao trono do Rei da Inglaterra, até culminar em uma missão espacial que desafia a gravidade.

- Aí eu pego um navio e vou dormir no trono do Rei da Inglaterra.
- E se eu também pegar um navio e pular no trono do Rei da Inglaterra?
(O Cochilo do Papaip. 16 e 17)

Com texto afiado, leve e bem-humorado, Vanessa, premiada autora conhecida por transitar com fluidez entre o jornalismo e a literatura, cria diálogos espertos e situações que divertem crianças e arrancam sorrisos dos adultos. As ilustrações de Lalan acompanham o ritmo com charme e inventividade, acendendo o caos encantador de Lelé com cores intensas e cenas mirabolantes. Este lançamento da VR Editora é daqueles livros que fazem pais e filhos rirem juntos, além de ser um lembrete aos adultos sobre o poder das pequenas presenças.

Indicado para leitura compartilhada a partir dos quatro anos, O Cochilo do Papai é um retrato afetuoso de uma relação paternal especial – daquelas em que até o cansaço entra na brincadeira e vira uma oportunidade de conexão. Afinal, quem precisa de descanso quando se pode brincar de nave espacial?

Ficha técnica
Título: O cochilo do papai
Autora: Vanessa Barbara
Ilustrador: Lalan Bessoni
ISBN: 978-85-507-0711-2
Edição: 1ª/2025
Selo: VR Editora
Gênero: Literatura infantil
Idade: a partir de 4 anos
Formato: 22x28 cm
Acabamento: Capa dura
Páginas: 40
Preço: R$ 89,90

Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias

Sobre a autora: Vanessa Barbara nasceu em São Paulo, em 1982. É jornalista e escritora, autora de onze livros de diferentes gêneros, como Noites de Alface (Prix du Premier Roman Étranger, na França), Operação Impensável (Prêmio Biblioteca do Paraná) e O Livro Amarelo do Terminal (Prêmio Jabuti). Entre os infantis, publicou Mamãe Está Cansada (Companhia das Letrinhas, 2023) e A Grande Invenção (FTD, 2025), entre outros. É colaboradora do The New York Review of Books e do The New York Times.

Instagram@mbarbara

Sobre o ilustrador: Lalan Bessoni é ilustrador e trabalha em casa, cercado de papéis, tintas e lápis de cor e muitas plantinhas. A parte que ele mais gosta em seu trabalho é a de desenhar para crianças, pois sabe que sua arte incentiva a imaginação e a descoberta de si e do outro. Desde criança, sonhava em ser desenhista e, hoje, seus desenhos estão espalhados por vários países. Tem livro na Turquia e na Argentina e tem livro que foi semifinalista do prêmio Jabuti em 2024. Lalan acredita que a arte torna o mundo um lugar um pouquinho mais divertido e colorido.

Instagram@lalanbessoni

Sobre a editora: A VR Editora está no Brasil há 25 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Com o lançamento em 2008 da coleção Diário de um Banana, que se tornou um sucesso de vendas em pouco tempo, a VR Editora virou inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil, com temas importantes da atualidade apresentados aos pequenos leitores por premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros.  

Instagram: @vreditorabr


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Bota Pra Correr - Rio de Janeiro: Movimento Nacional Contra o Sedentarismo Chega à Cidade Maravilhosa

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta: Bota Pra Correr - Rio de Janeiro


Evento tem o objetivo de combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas. Foto: Divulgação

No dia 31 de agosto de 2025, o Rio de Janeiro será palco da edição carioca do Bota Pra Correr, evento que tem o objetivo de combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas. Com o conceito de um movimento nacional para tirar as pessoas do sofá, a prova busca promover saúde, bem-estar e a importância da atividade física na rotina diária. 

O evento oferece percursos de 5 km e 10 km, com categorias individuais e em dupla. Na categoria Dupla, a classificação será definida pela soma dos tempos líquidos de ambos os atletas, sendo que os integrantes não precisam cruzar a linha de chegada ao mesmo tempo. As categorias premiadas incluem masculino, feminino e misto, tanto para os percursos de 5 km quanto de 10 km. 

Um dos principais diferenciais do Bota Pra Correr é a promoção de incentivo à participação. Ao se inscrever, o participante ganha uma segunda inscrição gratuita para convidar alguém a correr junto, reforçando a ideia de que, quando dois correm, contagiam, e quando milhares correm juntos, forma-se um movimento. 

kit do participante inclui camiseta, garrafinha, sacochila e medalha pós-prova. Além disso, uma edição limitada de balanças será distribuída para ressignificar a relação do atleta com o equipamento: aqui, ela aparece como ferramenta de auxílio para manter o foco na jornada de saúde e bem-estar, não como uma cobrança, mas como um acompanhante fiel dessa caminhada. 

Serviço – Bota Pra Correr – Edição Rio de Janeiro 

Data: 31 de agosto de 2025 (domingo) 

Local: A ser divulgado no site oficial 

Percursos: 5 km e 10 km 

Kit do participante: camiseta, garrafinha, sacochila, medalha pós-prova e balança* 

Diferencial: Ao se inscrever, ganhe uma segunda inscrição gratuita para convidar alguém a correr junto 

*Balança: Edição limitada, disponível enquanto durarem os estoques 

Inscrições: runningland.com.br/bota-pra-correr-rio-de-janeiro-2025  

Mais informações: https://saiadosofa.run/rio-de-janeiro/ 

Realização: Instituto Educare 


domingo, 13 de julho de 2025

Dica de livro: Memórias de infância com jornadas transatlânticas entre Brasil e Portugal

Em"Nunca mais é muito tempo", Natalia Rodrigo recria e narra as primeiras lembranças, o processo de amadurecimento e a construção da identidade em meio a contrastes culturais




O título Nunca mais é muito tempo - a história incomum de uma menina comum, escrito por Natalia Rodrigo, reflete a percepção de tempo influenciada por vivências e emoções de uma menina que, desde cedo, viveu entre vários mundos, em diferentes aspectos. A partir do olhar infantil, a autora conta a trajetória de uma família que migrou de Portugal para o Brasil em busca de oportunidades e para escapar das dificuldades do período salazarista, quando a economia estava quase estagnada, as aldeias viviam isoladas e as pessoas lutavam, com dificuldade, no dia a dia, para sobreviver.

A obra apresenta a visão de uma garota nascida no interior de São Paulo, filha de portugueses oriundos de uma aldeia em Trás-os-Montes. Desde sempre, ela convive com o sonho acalentado pelas pais: o de retornar à sua aldeia, no norte de Portugal, de onde se despediram da família e partiram para o outro lado do Atlântico, logo após o casamento. Um horizonte que lhe parece improvável, mas ele se torna realidade sem muita demora, quando “a grande viagem” acontece.

Dividido em três partes — o início da vida no Brasil, a ida a Portugal e o retorno —, o enredo retrata as emoções típicas de processos de mudança, inesquecíveis para a menina. Com o olhar tocado pela sensibilidade infantil, o leitor percebe o mundo sob o ponto de vista da garota que, muitas vezes, ainda não consegue nomear as próprias sensações.

Entre as histórias, contadas de forma não linear, semelhante ao fluxo da memória, Natalia Rodrigo explora os contrastes socioculturais de cada país. Ao chegar na pequena aldeia transmontana, Vilar Seco, ela se depara com outro mundo, estranho aos seus olhos. Depois, entre ruas de terra, casas de pedra, comida na lareira, campos de trigo e um forte senso de comunidade, a garota deixa-se capturar por uma nova vida e, sem que perceba, a vida do Brasil vai ficando cada vez mais distante.

Quando a família volta para o Brasil, em meio a novos e diferentes conflitos de readaptação, como o sotaque português e os costumes, a menina e suas irmãs, inesperadamente, são obrigadas a enfrentar o maior desafio de suas vidas.

Ao conhecer meus avós, avistei o inevitável ponto final da vida. Subitamente, apareceu-me real, inescapável. Percebi também um outro universo, que seria o meu a partir dali. Era estranho. Eu não tinha conseguido imaginar nada parecido com o que encontrei. E ainda tinha aquela festa ruidosa e emocionada... Então, senti uma vontade incontrolável de chorar. (Nunca mais é muito tempo, p. 136)

Sobre a publicação, a autora comenta: “a história é permeada de sentimentos e sensações e até se aproxima de um romance em alguns aspectos. Não se trata de uma história factual sobre acontecimentos, mas de uma história que traz vivências extraídas da vida real e recriadas, com o calor de sensações e sentimentos experimentados durante esses acontecimentos”.

FICHA TÉCNICA

Título: Nunca mais é muito tempo
Subtítulo: a história incomum de uma menina comum
Autora: Natalia Rodrigo
Editora: Astrolábio
ISBN: 978-989-37-5845-8
Páginas: 473
Preço: R$ 57,90 (físico) | R$ 20 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Natalia Rodrigo é socióloga, graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuando com a educação profissional, passou por instituições e empresas como Senac-SP; Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional (Cenafor), do Ministério do Trabalho; e Germinal Consultoria. É coautora do livro “Metodologia do Desenvolvimento de Competências”, publicado pela editora Senac. Agora, lança o livro de memórias Nunca mais é muito tempo: a história incomum de uma menina comum.


Mercúrio retrógrado em Leão convida a desacelerar e repensar a forma como nos comunicamos

Novo ciclo começa em 18 de julho e traz à tona mal-entendidos, imprevistos e reflexões profundas sobre nossa expressão e autoestima


Para alguns, a simples menção do trânsito já desperta receio. Foto: Divulgação

Entre os dias 18 de julho e 11 de agosto, o céu anuncia mais uma temporada de Mercúrio retrógrado, desta vez no signo de Leão. Para alguns, a simples menção do trânsito já desperta receio, como falhas em eletrônicos, comunicações mal compreendidas e uma sensação de que a vida parece travar. Mas a astróloga, taróloga e ocultista Sara Koimbra reforça que esse ciclo não precisa ser encarado como um período de caos. “Quando entendemos o que Mercúrio retrógrado representa, conseguimos viver esse momento com mais consciência, usando a energia a nosso favor”, diz.

Segundo a especialista, diferente do que muitos pensam, o movimento retrógrado de um planeta não significa que ele está literalmente voltando para trás. É uma ilusão de ótica, mas que carrega significados profundos na astrologia. Mercúrio rege a comunicação, o raciocínio, o trânsito e a forma como trocamos ideias, e quando ele está retrógrado, tudo isso entra em um processo de revisão.

É como se o universo apertasse o botão de ‘pausar e revisar’. Não é hora de correr, mas de observar. O que você precisa repensar? Que decisões estavam sendo tomadas no piloto automático? Como anda a sua relação com a sua própria voz e com aquilo que comunica ao mundo?”, propõe Sara.

A astróloga explica que com o trânsito acontecendo no signo de Leão, a energia se volta para a auto expressão, o ego e a criatividade e, segundo ela, é um convite para rever como temos nos posicionado, o quanto temos buscado validação externa ou negligenciado a escuta real. “Leão rege o coração, o principal elemento da vida. Mercúrio retrógrado neste signo pode trazer à tona feridas ligadas ao orgulho, à autoestima e à dificuldade de se mostrar como se é, sem máscaras”.

Apesar de ser comum associar esse período a atrasos, imprevistos e desencontros, Sara afirma que há muito o que aprender nesse ritmo mais lento. “É um momento para revisar contratos, refazer planos, retomar conversas mal resolvidas e até reavaliar antigos projetos criativos. Mercúrio retrógrado não é o vilão da astrologia, ele é o mensageiro que retorna com algo que esquecemos de ouvi”, explica a astróloga.

Algumas dicas para lidar melhor com esse trânsito:

  • Evite tomar decisões definitivas ou assinar contratos importantes
  • Redobre o cuidado ao se comunicar, especialmente em assuntos sensíveis
  • Faça backup de arquivos e revise e-mails antes de enviar
  • Retome contatos e ideias antigas que ainda têm algo a dizer
  • Tire um tempo para escutar sua própria voz interior

Para Sara, a melhor forma de passar por Mercúrio retrógrado é se permitir parar. “Essa não é uma fase para forçar nada, mas para realinhar. Em um mundo que cobra produtividade o tempo todo, desacelerar é um ato de coragem e sabedoria, e Mercúrio vem nos lembrar que nem toda pausa é perda de tempo. Às vezes, é ela que nos posiciona na direção certa”.


sexta-feira, 11 de julho de 2025

Rio amplia vacina atualizada da covid-19 para maiores de 60 anos

Imunizante para a variante JN.1 está disponível nas 240 salas de vacinação da cidade


Secretário Daniel Soranz alerta para a importância da vacinação. Foto: Divulgação 


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) começou a oferecer nesta sexta-feira (11/07), a vacina contra a variante JN.1 da covid-19 para pessoas a partir de 60 anos. A vacina está disponível em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e na Zona Oeste, no ParkShoppingCampoGrande.

"Temos uma cobertura alta de vacinação contra covid-19. Quase 98% dos cariocas já tomaram pelo menos duas doses e não temos nenhuma internação por covid na cidade. Para continuar assim, é importante tomar as doses de reforço", declara o secretário de saúde Daniel Soranz. “Fica a convocação para todas as pessoas com mais de 60 anos procurarem uma unidade de saúde para se vacinar”, reforça. 

O município do Rio já vacinou idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) e o grupo acima de 65 anos nas unidades. Em agosto, será a vez das pessoas com imunossupressão (ou que façam uso de remédios imunossupressores - para regulagem do sistema imunológico). Outras faixas etárias serão alcançadas de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde. A vacina é segura e previne contra a variante mais recente da covid-19 em circulação, a JN.1, reduzindo o risco de internação e mortalidade pela doença. 

A cozinheira Márcia Silva Corrêa, de 60 anos, falou sobre sua motivação para se vacinar:  "Tomo a vacina para manter minha saúde e para não ser mais uma vítima da Covid", explica. Ela também destacou a importância das doses de reforço: “Tomei todas as doses, inclusive a atual, e vou tomar todas que vierem”, afirma. 

Além do imunizante contra a covid-19, também é importante se vacinar contra a influenza para prevenção da doença e suas complicações. A campanha da gripe está em curso para todas as pessoas acima de seis meses.


Dia Mundial do TDAH: sintomas, diagnóstico e tratamento

Dia 13 de julho é fundamental para combater estigmas e ampliar o acesso à informação sobre a condição que afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil


O TDAH é um transtorno neurológico, que afeta o paciente ao longo da vida. Foto: Divulgação

No  dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), data fundamental para combater estigmas e ampliar o acesso à informação sobre a condição que afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O TDAH é um transtorno neurológico, que afeta o paciente ao longo da vida, inclusive na fase adulta, caracterizado por sintomas persistentes de desatenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. “Essas manifestações não são apenas traços de personalidade ou falta de disciplina, mas sim alterações no funcionamento cerebral, especialmente em áreas responsáveis pelo planejamento e regulação das emoções”, afirma o psicólogo parental Filipe Colombini. “O TDAH envolve questões neurológicas que afetam funções como atenção, autocontrole e organização, e pode gerar impactos importantes na vida escolar, familiar e social da criança ou adolescente”, conclui.

O diagnóstico do TDAH requer uma avaliação detalhada, que pode ser realizada por psicólogos, psiquiatras e neurologistas. “É necessário investigar o histórico da criança ou adolescente, observar os comportamentos em diferentes ambientes, como casa e escola, e descartar outras condições que possam ter sintomas semelhantes”, orienta Colombini. “A identificação do transtorno ocorre normalmente na infância, quando os sintomas começam a ficar evidentes”, diz o especialista. “Quanto mais cedo for definido o diagnóstico, melhor, já que o apoio de profissionais especializados em saúde mental, da área da psicologia e da psiquiatria, são fundamentais para um desenvolvimento saudável", conclui.

Tratamento envolve múltiplas abordagens

Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento do TDAH pode envolver psicoterapia, orientação parental, intervenções psicopedagógicas e, em alguns casos, o uso de medicação prescrita por um médico especialista. “Para algumas crianças, as intervenções comportamentais e educacionais já trazem bons resultados. Para outras, pode haver necessidade de associar o uso de medicamentos”, explica o psicólogo.

Além disso, a família desempenha importante papel no dia a dia da criança com TDAH, ao oferecer apoio emocional e ajudar na organização da rotina e estabelecimento de metas. “Pais bem informados aprendem estratégias para lidar com os desafios do dia a dia, reduzindo conflitos e fortalecendo o vínculo com seus filhos. O apoio dos familiares faz toda a diferença para o sucesso do tratamento”, destaca Colombini.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.


quinta-feira, 10 de julho de 2025

Dica de livro: Marketing de Relacionamento como caminho para a liberdade financeira

Especialista com 20 anos de experiência no ramo, Marcio Angelo publica guia prático para ajudar empreendedores a vender mais, formar equipes e prosperar com o Marketing Multinível



Com mais de 20 anos de experiência no setor, o empresário Marcio Angelo apresenta no livro Multinível Raiz um caminho direto e acessível para quem deseja prosperar empreendendo em parceria com empresas estruturadas que utilizam o marketing de relacionamento e um sistema de pagamento em níveis. 

A obra, publicada pela Citadel Grupo Editorial, mostra como construir uma fonte de renda sólida por meio da venda de produtos e serviços e da formação de equipes. O autor ensina de maneira prática como qualquer pessoa pode iniciar um negócio próprio com baixo investimento e estrutura simples, mas com alto potencial de crescimento. 

Segundo Angelo, ao se conectar a uma marca estabelecida, o empreendedor conta com produtos já testados, um plano de comissões transparente e a possibilidade de formar sua própria equipe de vendas, ampliando ganhos conforme o desempenho conjunto. Esses benefícios possibilitam uma maior tranquilidade financeira com previsibilidade de resultados e redução de riscos, o que permite focar no que realmente importa: a construção de relacionamentos.

O especialista mergulha na própria jornada e em cases de sucesso para compartilhar técnicas que impulsionam vendas. Ele revela em detalhes como fazer listas de contatos, realizar convites, responder a objeções de clientes e treinar novos membros da rede. Além disso, orienta os leitores sobre o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, que refletirá nos hábitos e nos comportamentos diários.  

Marcio Angelo defende que todo ser humano nasce com talentos para ser o que quiser, mas esse potencial pode ser limitado pelo ambiente familiar e social em que a pessoa foi criada. Compreender essa dinâmica é essencial para romper barreiras internas e desbloquear o próprio sucesso. 

Os três tipos de foco considerados essenciais no Marketing Multinível também são apresentados. O Foco Visionário está relacionado com a necessidade de definir objetivos de curto, médio e longo prazo para visualizar com nitidez o horizonte. O Foco Comportamental alinha atitudes, sentimentos e comportamentos à visão de futuro e o Foco Persistente mantém a motivação diante das adversidades e impulsiona o indivíduo a continuar agindo mesmo sem ver resultados imediatos. 

Mais do que um manual técnico, Multinível Raiz é uma obra de desenvolvimento pessoal e profissional. Com linguagem acessível e experiências reais, Marcio Angelo entrega um conteúdo prático e inspirador, capaz de despertar propósito, expandir horizontes e transformar não apenas negócios, mas vidas inteiras. Leitura indispensável para quem busca independência financeira, ampliar a renda ou iniciar um novo ciclo profissional. 

Ficha técnica 

Título: Multinível raiz - Descubra como quitar dívidas, aumentar sua renda e alcançar liberdade financeira com o poder do multinível 
Autoria: Marcio Angelo 
Editora: Citadel Grupo Editorial 
ISBN: 978-6550475949 
Número de páginas: 368 
Preço: R$ 69,90 
Onde encontrar: Amazon e nas principais livrarias do país 

Sobre o autor 

Marcio Angelo é empreendedor especialista em vendas e marketing multinível há mais de 20 anos. Treinou centenas de milhares de pessoas por meio de seminários e treinamentos presenciais e  chegou à marca de mais de 1 milhão de alunos com formações digitais. Contribuiu com a qualificação de milhares de líderes, sendo Top Líder em três empresas de multinível. Fundador da Academia do Multinível, a primeira Instituição de ensino de multinível do Brasil, leciona e palestra sobre o segmento em todo o mundo. 

Redes sociais do autor 

Sobre a editora 

Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor. 

Redes sociais da editora   

terça-feira, 8 de julho de 2025

CineMaterna traz sessão especial de "Como Treinar o Seu Dragão" no Shopping Nova Iguaçu

Filme será exibido nesta terça-feira dia 08 de julho, às 14h, em sala adaptada para famílias com bebês de até 18 meses 


O projeto CineMaterna valoriza a socialização no período do pós-parto. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 08 de julho, o público do Shopping Nova Iguaçu poderá aproveitar mais uma sessão especial do CineMaterna, projeto que transforma o cinema em um espaço de acolhimento para mães, pais e seus bebês de até 18 meses. A iniciativa oferece uma experiência cultural adaptada ao momento da maternidade e paternidade, com estrutura pensada para o conforto de toda a família. Nesta edição, o filme exibido será Como Treinar o Seu Dragão, às 14h, em uma sala especialmente preparada para receber o público com segurança e tranquilidade. 

Com som reduzido, iluminação suave, temperatura amena e trocadores dentro da sala, a sessão é planejada para que o momento de lazer também seja de conforto para os bebês e seus responsáveis. Mais do que uma ida ao cinema, o projeto CineMaterna valoriza a socialização no período do pós-parto, oferecendo uma atividade cultural pensada para o bem-estar das famílias. 

Sobre o filme: Como Treinar o Seu Dragão acompanha a história de Soluço, um jovem viking que desafia a tradição da aldeia ao criar laços com um dragão – o Fúria da Noite. Juntos, eles descobrem que amizade e coragem podem mudar o destino de um povo inteiro. A trama é marcada por mensagens de empatia, crescimento e superação, encantando adultos e crianças. 

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema do Shopping Nova Iguaçu, na Av. Abílio Augusto Távora, 1.111 - Bairro da Luz, Nova Iguaçu. 

Serviço: CineMaterna Shopping Nova Iguaçu 

EndereçoAv. Abílio Augusto Távora, 1.111 - Bairro da Luz, Nova Iguaçu - RJ 

Data: 08 de julho de 2025 
Horário: 14h 
FilmeComo treinar seu Dragão 
Local: Kinoplex Shopping Nova Iguaçu  

Ingressos: Disponíveis na bilheteria do cinema 
Cortesia: Para as 10 primeiras famílias com bebês de até 18 meses 


terça-feira, 1 de julho de 2025

A Terra estará mais afastada do Sol

Se prepare, pois em breve estaremos no momento mais distante do Sol a bordo da espaçonave Terra



Na tarde de 3 de julho de 2025, especificamente às 16 horas e 55 minutos (horário de Brasília), os terráqueos estarão posicionados na maior distância possível entre o centro da Terra e o centro do Sol. Trata-se de um fenômeno astronômico conhecido como afélio. Esse evento ocorre uma única vez por ano e se repete anualmente, porém em datas e horários diferentes.

No entanto, não se engane: se levarmos em consideração o período compreendido entre os anos 2000 e 2100, a data do afélio costuma variar entre 3 e 7 de julho.

Outro ponto importantíssimo a ser destacado é que esse máximo afastamento entre a Terra e o Sol não tem qualquer correlação com o Solstício de Inverno. Neste ano, por exemplo, o primeiro dia do inverno ocorreu em 20 de junho de 2025, provando que são eventos astronômicos completamente distintos, cada um regido por suas próprias mecânicas celestes.

De qualquer forma, aproveite o dia em que estaremos mais afastados da nossa estrela, o Sol, e boa viagem a bordo da nossa incrível espaçonave chamada Terra.

Quer entender mais sobre esses eventos?
Acompanhe as lives do Urânia Planetário, todas as terças-feiras, às 19h30, no canal do YouTube Urânia Planetário - YouTube
Bons céus!