Livro da psicóloga Paula Toyneti Benalia explora por meio de metáforas os dilemas comportamentais para construção de uma existência mais significativa
Inverta este exercício: ao invés de se perguntar o que faz você feliz, pense no que traz infelicidade. A provocação é proposta pela psicóloga e escritora Paula Toyneti Benalia a partir do lançamento A lógica da infelicidade. O livro mergulha nos dilemas comportamentais e emocionais que permeiam a sociedade com um convite para explorar de forma íntima tudo o que pode ou não trazer bem-estar a cada pessoa.
Dez capítulos curtos e metafóricos aproximam o leitor do principal questionamento que permeia a obra: se hoje fosse o último dia da sua vida, o que você faria de diferente? Para guiar as reflexões, a autora explora os aspectos que pesam para a infelicidade, como ansiedade, pessimismo, estresse e depressão. Ela atravessa esses temas ao fazer uma analogia entre as etapas da vida e o planejamento de uma viagem, porque, para encontrar novos rumos na aventura da existência, é preciso preparo.
Como uma agente de turismo à disposição, Paula Toyneti Benalia entrega uma espécie de passo a passo para a organização da jornada. Seja ela uma roadtrip, um mochilão ou uma aventura a bordo de um navio, basta escolher o roteiro, pois todos levarão ao destino final: a felicidade. “No geral, as pessoas amam viajar; associei ao processo da vida, porque todos nós estamos indo para algum lugar e nos organizamos para conquistar sonhos, cumprir objetivos pessoais, profissionais”, explica.
Da programação financeira e orçamento ao checklist de organização das malas e o início da aventura. Para cumprir todas as etapas rumo à felicidade, a autora deixa espaços para que o leitor se desafie a estabelecer metas e sonhos, a partir da externalização de sentimentos bons ou ruins, e as mudanças que está disposto a fazer no percurso. Desta forma, incentiva o viajante a entender que também é preciso desfrutar do presente, afinal, o fim da vida é imprevisível e inevitável.
Lembre-se também de que se precisa de muito para ser infeliz, e de bem pouco
para ser feliz. Este é outro ensinamento que deixo para você: quanto mais coisas
você acumular dentro de si durante uma vida, mais peso sentirá nas suas costas.
Sentirá seu coração se apertar de angústia, ansiedade, porque não cabe tudo
dentro de nós. (A lógica da infelicidade, p. 50)
Convite feito, agora basta aceitar, pois ainda há a garantia de que, se depois da jornada não gostar da viagem, o leitor poderá retornar à rotina de sempre, sem qualquer prejuízo – pelo contrário, a tentativa foi feita e tudo é aprendizado. “Se souber exatamente para onde quer ir, a vida fica mais leve e fácil, pois nenhum destino é impossível”, atesta Paula.
FICHA TÉCNICA
Título: A lógica da infelicidade
Autora: Paula Toyneti Benalia
ISBN: B0CXSF1VZ3
Formato: e-book
Páginas: 68
Preço: R$ 9,99
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora: Paula Toyneti Benalia é graduada em Psicologia e sempre se dedicou a conhecer o ser humano em sua mais profunda essência. Apaixonada por livros desde a infância, começou a escrever romances em 2016 e já publicou 10 títulos. “O dia em que te amei”, obra de abertura da trilogia Deusas de Londres, foi seu primeiro romance de época. Na vontade de falar sobre temas psicológicos, grande paixão e formação, entrega agora ao público o título A lógica da infelicidade.
Instagram da autora: @paula_benalia



.jpg)




Sobre o autor: Dalvilson Donizete Policarpo, ou simplesmente Don Policarpo, é geógrafo, professor e consultor em meio ambiente com pós-graduação em História da África. Na literatura, publicou 20 livros, entre eles “Morre-se sob a cidade”, “A magia da poesia cantante”, “Dialogando com as gavetas”, “Dois Reis” e “Maçã”. É membro da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo (AILAP) e da Academia Itanhaense de Letras (AIL)..jpg)


Entrevista com a solidão: os brasileiros são os mais solitários do mundo! Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, metade da população alega sentir solidão e melancolia com frequência, contribuindo para acentuar doenças como a depressão e ansiedade. Mas como lidar positivamente com esse sentimento? Quem ensina a compreendê-lo e transformá-lo em solitude é o psicólogo Marcos Lacerda. Neste livro, o especialista em relacionamentos propõe estratégias para transformar momentos solitários em oportunidade para desenvolver o bem-estar emocional.
ZensorialMente: pensamentos acelerados, respiração descompassada, procrastinação, tensão muscular e cansaço são alguns dos sintomas que comprovam a desarmonia do corpo e mente. É o que explica o neurocientista argentino e pesquisador em biologia molecular e genética, Estanislao Bachrach. Com exercícios práticos e técnicas para conhecer os próprios sentimentos, o autor ajuda estimular a capacidade de administrar as emoções nos diferentes campos energéticos, com o intuito de alcançar uma vida mais “zen” e atingir o bem-estar físico e mental.
O efeito do riso: rir é o melhor remédio para curar as feridas internas e melhorar o bem-estar físico e mental. Baseada na Psicologia Positiva, Neurociência e Sabedoria do Humor, a autora australiana Ros Ben-Moshe oferece uma abordagem única e transformadora sobre a filosofia do Efeito do Riso. Neste livro, ela explica que uma certa dose de risada pode ser capaz de curar uma série de doenças psicológicas e emocionais dos tempos modernos, incluindo a solidão e a depressão.
A culpa não é sua: por meio de uma conversa sensível e inspiradora, com lições que aprendeu na terapia, a especialista em impactos causados por traumas, Laura K. Connell, combina a experiência pessoal com pesquisas científicas para ajudar identificar pessoas tóxicas e saber como impor limites em diferentes situações do cotidiano. Nesta obra transformadora, a autora ensina ainda desenvolver mecanismos de defesas saudáveis a fim de alcançar a liberdade e equilíbrio emocional.
Além da Ansiedade: por ser um fenômeno complexo e multifacetado, o enfrentamento da ansiedade não admite reducionismos e simplismos. Nesta obra, Davi Lago explica com clareza e objetividade quais são as principais abordagens da doença. Com uma escrita fluente, repleta de orientações práticas e reflexões instigantes, o autor auxilia a diferenciar preocupações saudáveis de doentias, explica os sintomas e os efeitos dessa condição e traz um alerta sobre como o consumismo, conversas tóxicas e agendas sobrecarregadas interferem no psicológico.
Organize sua desordem mental: pensamentos tóxicos, depressão e ansiedade são agravados por um mundo caótico e sustentados pela falta de controle de pensamentos desordenados. Respaldada por pesquisas clínicas e com base em estudos de caso de grande impacto, a Dra. Caroline Leaf apresenta um plano de cinco passos, comprovado cientificamente, para descobrir e eliminar a raiz dos pensamentos intrusivos a fim de melhorar a saúde física e mental, possibilitando seguir um caminho de plenitude, paz e felicidade. 



