segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RJ: 1° Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo acontece entre os dias 21 e 23/10

Dia Nacional contra o preconceito a pessoa com Nanismo é comemorado com palestras e caminhada em Copacabana



Para comemorar o Dia de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo (25) a Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ), irá realizar o 1º Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo, entre os dias 21 e 23 de Outubro, com atividades de entretenimento, palestras sobre saúde e conscientização. O nanismo passou a ser considerado como deficiência no ano de 2004, através do decreto 5.296.

A data 25 de Outubro ficou oficial no mundo, em homenagem ao já falecido ator norte-americano Billy Barty, que tinha nanismo e foi uma das primeiras pessoas a lutar contra o preconceito. No Brasil, o projeto de lei nacional ainda tramita em Brasília, mas nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, a Lei já está sancionada.

Liana Hones, representante da Comissão Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia  Legislativa de Santa Catarina, destacou que o estado foi pioneiro em criar a Lei n. 16.615/15 que instituiu o dia da Pessoa com Nanismo e que esse ato motivou a conquista em outros estados, “Mas apenas a lei do dia não é o suficiente; temos que desenvolver uma série de ações” destacou Liana.

O objetivo do evento é tornar a causa conhecida pela sociedade, promovendo a inclusão e a troca de experiência com a participação ativa das pessoas com nanismo, familiares e profissionais relacionados a essa deficiência. O ator com nanismo diástrofico, Gigante Léo, participa da abertura, contando o dia a dia da deficiência de um jeito descontraído. No segundo dia, uma junta médica, vai abordar os principais problemas de saúde relacionados à deficiência, tirando dúvidas dos mais de 400 tipos e subtipos de nanismo. Já no terceiro dia, uma caminhada na orla de Copacabana, encerra as atividades de comemoração da data.

O debate sobre essa patologia é essencial para tornar visível as políticas públicas e assim possivelmente melhorar na qualidade de vida dessas pessoas que lutam para ultrapassar as barreiras sociais, culturais, científicas, mas, sobretudo, as barreiras reais do preconceito”, afirmou a presidente da ANAERJ, Kenia Maria Rio.

As inscrições acontecem até o dia 10 de outubro, pelo site www.congressonanismo.com, no valor de R$65 e as camisas para a passeata de Copacabana, podem ser adquiridas via depósito, com retirada no dia do evento, através dados da conta: Banco Bradesco / Ag: 3176-3 / Conta: 445533-9 / CNPJ: 09014559/0001-45 - ANAERJ

Confira a programação completa no site www.congressonanismo.com 

Mais informações pelo e-mail: emailcongressonanismo@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário